Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025 | Horário: 19:32
Compartilhe:

Histórias que ganham vida: bibliotecas públicas municipais reúnem leitores em encontros e rodas literárias

Clubes de leitura, mediações e contações de histórias aproximam a comunidade do universo dos livros e incentivam novos leitores.

São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, convida a população a participar de uma programação especial dedicada à promoção da leitura e à valorização da literatura. Ao longo do mês, diferentes bibliotecas públicas municipais se tornam pontos de encontro para leitores de todas as idades, oferecendo espaços de troca de experiências, descoberta de novos autores e imersão no universo das histórias.

As bibliotecas Paulo Sérgio Duarte Milliet, Brito Broca, Lenyra Fraccaroli, Affonso Taunay, Afonso Schmidt e Menotti Del Picchia recebem atividades que unem o prazer da leitura ao convívio social, reforçando o papel desses equipamentos culturais como locais de aprendizado, imaginação e fortalecimento comunitário.

 

Serviço:

Paulo Sérgio  Duarte Milliet

Nome do evento: Clube de Leitura - Equipe da Biblioteca

Quando: Todas as terças-feiras das 10h às 11h

Classificação: 14+

Sinopse: Você gostaria de participar de um Clube de Leitura, mas não tem tempo para ler um livro previamente? Então venha ler conosco uma poesia, uma crônica ou um conto! Não é necessário inscrição prévia.

 

Brito Broca

Nome do evento: Clube de Leitura Juventude Literária

Quando: Todas as sextas-feiras - 14h30 - Presencial. Duração 60min

Classificação: 13 a 19 anos

Sinopse: Com o intuito de estimular a aproximação com as diversas formas de literatura e escrita, o projeto “Juventude Literária”, foi criado com participação de jovens em acompanhamento no CAPS IJ Pirituba/Jaraguá, com a proposta de encontros presenciais e semanais às sextas-feiras e aberto para toda comunidade. Venha participar deste Clube de Leitura em plena construção com essa juventude. Esta é uma ação do CAPS Infantojuvenil em com a parceria da Biblioteca Brito Broca.

 

Lenyra Fraccaroli

Nome do evento: Mediação de Leitura

Nome dos autores: Funcionários e Jovens Monitores Culturais

Quando: Terças às Sextas às 10h

Sinopse: Funcionários e Jovens Monitores Culturais propõem um contato lúdico entre as crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura.

Classificação indicativa: Crianças (3 a 12 anos)

Duração: 40 min.

 

Affonso Taunay

Nome do evento: Mediação de leitura - Equipe da Biblioteca

Quando: Todas as quartas-feira das 10h às 12h

Sinopse: A leitura é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência das crianças e jovens. É também uma fonte de diversão e alegria; proporciona a aquisição de cultura, conhecimentos e valores, além de ajudar a trabalhar as emoções das crianças e dos jovens.

Nome do evento: Contação de histórias e mediação de leitura com o time da Taunay

Quando: Toda sexta-feira às 14h30

Sinopse: O projeto foi desenvolvido com a proposta de incentivar a leitura. Entendemos que as crianças devem estar familiarizadas com os livros, pois a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário. Para tal a Biblioteca sempre oferece livros, presencialmente e online, como dica de leituras para favorecer essa familiaridade com os livros.

 

Afonso Schmidt

Nome do evento: Visita Monitorada e Mediação de Leitura em comemoração à “Semana Municipal pela Primeira Infância” - Equipe da Biblioteca

Quando: 20/08, 27/08 – início às 10h - Duração 1h

Classificação:Primeira Infância

Sinopse: Visita monitorada com mediação de leitura adaptada às crianças da primeira infância em comemoração à “Semana Municipal pela Primeira Infância”. Nessa visita apresentaremos e explicaremos para às crianças como é o funcionamento e quais os serviços oferecidos pela biblioteca numa linguagem adaptada para à primeira infância e após a visitação faremos uma mediação de leitura.

 

Menotti Del Picchia

Nome do evento: Contação de História - Livro Super Black

Quando: 15/08 às 9h

Sinopse: Rosangela Araujo utilizará o livro para realizar uma atividade lúdica sobre a questão do colorismo e auto-estima das crianças negras.

Nome do evento: Contação de histórias com Regina Célia

Quando: 18 e 25/08 das 9h45 às 10h15

Classificação: Livre

Sinopse: Venha se encantar com as histórias da Regina Célia todas as segundas, vamos viver momentos mágicos e cheios de imaginação!

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

 

Escrito por: Filipe Jaaziel | Editado por: Enzo Sapio

collections
Galeria de imagens