Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
III Encontro Consular reúne países para celebrar a multiculturalidade de São Paulo no Theatro Municipal
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMC) e a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI), promove o III Encontro com Representantes Consulares no dia 29 de agosto, no Theatro Municipal. O evento reunirá cerca de 36 representações consulares e o Escritório de Relações Exteriores de São Paulo (ERESP) para celebrar a multiculturalidade da cidade e fortalecer os laços culturais e econômicos com diversas nações.
A programação foi pensada para promover a interação e a valorização cultural. Inclui um café da manhã de boas-vindas, apresentações culturais como uma apresentação dos Alunos da Escola Municipal de Música da Fundação Theatro Municipal, um bate-papo com a Secretária Angela Gandra e o Secretário Totó Parente, além de uma visita guiada pelo icônico Theatro Municipal.
Angela Gandra, Secretária Municipal de Relações Internacionais, ressalta a importância do evento: "Este é o nosso terceiro Encontro Consular, uma iniciativa que visa fortalecer a integração e o intercâmbio com todos os países que possuem representação em nossa cidade. Ao estreitar os laços com os consulados, também buscamos aprimorar a qualidade de vida dos imigrantes que vivem na nossa cidade, uma São Paulo de todos os povos, que se transforma diariamente graças à contribuição cultural, social e econômica dessa multiculturalidade."
Já Totó Parente, Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, complementa: "A cultura é uma ponte poderosa entre os povos. É no diálogo e na celebração das nossas diferenças que construímos uma cidade mais forte e mais unida."
O encontro reafirma o papel de São Paulo como uma metrópole aberta ao mundo, que promove a cooperação internacional e fortalece as relações diplomáticas por meio da cultura e da colaboração entre os povos.
Visita a um ícone paulistano
A visita guiada ao Theatro Municipal será um ponto alto do evento. Os convidados terão a oportunidade de conhecer de perto este ícone cultural e arquitetônico da cidade, inspirado em teatros de ópera europeus. No tour pela Sala de Espetáculos, os cônsules poderão sentir a história do local que já foi palco para grandes nomes da música, dança e arte, como Enrico Caruso, Maria Callas, Elis Regina e Isadora Duncan.
Presenças confirmadas
Além do ERESP, o evento prevê a participação de cerca de 36 representações consulares com escritórios na capital paulista. São países que, com seus laços históricos e culturais, muito contribuem para a força de nossa metrópole.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk