Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Pretinho básico

Fonte: O Estado de S. Paulo
HOMENS ILUSTRES

Roupa de gala: conforme a etiqueta, eles usam casaca nas apresentações à noite. Traje informal: para o dia, terno preto ou azul marinho

Aryane Cararo

Eles só ficam de fora da homenagem oficial do evento: o tema principal do 38º Festival de Inverno não interfere na presença de homens ilustres que também irão compor, com seus elegantes trajes tipo casaca, o maior evento de música clássica da América Latina.

“O interessante deste Festival será a oportunidade de conhecer compositoras de agora e do passado, e levar esse trabalho adiante”, comenta Antônio Meneses, um dos maiores violoncelistas da atualidade. Membro do Trio Beaux Arts e um dos destaques da programação, o pernambucano sente um sabor especial em sua participação: 2007 é o ano em que completa 50 anos. Ele se apresenta com o pianista Gerard Wyss, no dia 13, em recital que homenageia o trabalho de Nadia Boulanger.

Outro “cartão de visitas” desta edição é o grupo London Brass, que vem pela primeira vez ao Festival com seu quinteto de metais. No trompete, Andy Crowley e Gareth Small; na trompa, Martin Owen; no trombone, Robb Tooley; e na tuba, Oren Marshall. Entre os solistas convidados do evento, o destaque de dois pianistas: Jean-Louis Steuerman e Richard Bishop. O carioca Steuerman, que ganhou reconhecimento na Europa ao conquistar o 2º lugar no Concurso Johann S. Bach, já tocou com orquestras como as de Londres e Berlim. No Festival, ele é solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo no dia 21. Já Bishop faz um show histórico com a trompetista Alison Balsom, também no dia 21.