Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Atrações por toda a Cidade no 7 de Setembro
Naiana Oscar, naiana.oscar@grupoestado.com.br
O combinado 'Cidade vazia' e tempo bom será um convite a sair de casa no feriado da Independência. Quem ficar na Capital pode deitar e rolar nos 120 teatros, 257 salas de cinema, 88 museus, 70 shoppings, 39 centros culturais, 7 casas de espetáculo, 12,5 mil restaurantes, 15 mil bares e 32 parques.
O principal evento do 7 de Setembro será o desfile Cívico e Militar, no Sambódromo do Parque Anhembi, Zona Norte. As solenidades começam às 8h com o hasteamento das bandeiras e com a revista da tropa pelas autoridades. Os alunos das escolas estaduais e municipais vão abrir o desfile às 10h. Antes, tem o hino nacional e a queima de fogos. A apresentação dos militares (serão quase 4 mil deles) será por volta das 10h30. As motos com mais de 600 cilindradas do grupo Carpe Dien encerram o evento ao meio dia.
Para quem quiser esticar o programa nas redondezas, tem a Feira mundial de Artesanato no pavilhão de exposição do Anhembi. O ingresso custa R$ 12. Crianças até 12 anos não pagam. Fique atento para as mudanças no trânsito: a partir das 5h de amanhã a Avenida Olavo Fontoura e Rua Brazelisa serão bloqueadas. O tráfego de veículos na pista local da Marginal do Tietê será proibido no sentido Castelo Branco.
Outro programa tradicional no feriado é ir ao Parque da Independência, Zona Sul. Este ano, os visitantes poderão visitar a exposição 'Da independência ao Grito', dividida em duas mostras. 'Um projeto de Monumento', no Monumento à Independência, que reúne mapas, fotografias e documentários; e 'Histórias de uma Casa de pau-a-pique na Casa do Grito', que trata da própria edificação, uma das poucas desse tipo na Cidade. Entre as 6h e 11h, tem a corrida da Independência na região do Parque - o que vai alterar o trânsito no local, com alguns desvios.
Ônibus
Amanhã, as linhas de ônibus vão funcionar no horário de domingo, com 50% da frota. A SPtrans colocará linhas especiais, tarifadas, nos Terminais Tietê e Barra Funda, para o Sambódromo. A CPTM também vai trabalhar com esquema diferenciado. Os trens devem operar com intervalos mais longos na sexta-feira e no domingo, nas linhas A, B, D, E e F.
1,3 milhão de carros devem deixar a Capital
Pelo menos 1,3 milhão de veículos devem deixar a Capital no feriado. Hoje o tráfego nas estradas já deve ser intenso entre as 16h e 22h. Para a Baixada deverão descer 330 mil veículos. A Operação Descida começa às 16h de hoje. Vão ser usadas as duas pistas da Anchieta e a Pista Sul da Imigrantes. O esquema se estenderá até 17h amanhã, com uma interrupção entre as 4h e 7h. A operação subida começa 18h de sábado.
Pelo Sistema Anhangüera-Bandeirantes devem passar 250 mil veículos em direção ao Interior, com maior movimento entre 15h e 22h de hoje e na sexta pela manhã. Já o Sistema Castelo Branco-Raposo Tavares receberá 400 mil veículos. Pela Dutra, devem passar 40 mil veículos em direção ao Rio e 90 mil do Rio para São Paulo. Pelas três rodoviárias de São Paulo (Tietê, Barra Funda e Jabaquara) devem passar 448 mil pessoas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk