Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Paraíso de pesquisadores do amanhã

Fonte: O Estado de S. Paulo
Companhias mostram em livro seus processos de criação, textos de peças e transcrição de debates sobre as artes cênicas

Beth Néspoli

No início do ano os integrantes do Teatro Kaus Cia. Experimental, dirigido por Reginaldo Nascimento, realizaram um evento tão raro quanto importante - um encontro de dramaturgos latino-americanos. O chileno Marco Antonio de la Parra, o argentino Santiago Serrano e o venezuelano Edilio Peña compartilharam as discussões com os diretores brasileiros Sérgio Carvalho (Cia. do Latão) e Marco Antonio Rodrigues (Grupo Folias) e ainda com os dramaturgos Aimar Labaki e Samir Yazbek no ciclo de debates denominado Fronteiras: O Teatro Na América Latina, Encontros e Desencontros, mediado por Sebastião Milaré.

Para quem não pôde acompanhar, o grupo oferece agora uma segunda oportunidade: publica a transcrição dos debates em Cadernos do Kaus, o Teatro na América Latina, que será lançado no dia 5. A tiragem de 1,5 mil exemplares será distribuída gratuitamente. Melhor, a edição traz ainda os textos das peças Infiéis, El Chingo e A Revolta, artigos dos dramaturgos envolvidos e análises do trabalho do Teatro Kaus.

Se por um lado perde-se em calor humano, por outro é uma delícia entrar em contato com as idéias dos debatedores por meio da escrita, no tempo de apreensão de quem lê, com a possibilidade de se ater sobre um trecho mais interessante, saltar outros. O objetivo da publicação, claro, é a criação de registros históricos e documentais que, sem dúvida, assim como os demais livros abordados nessa página (leia ao lado e abaixo), vão facilitar em muito a tarefa de pesquisadores futuros.

Não por acaso, a publicação faz parte de um projeto bem mais amplo do Teatro Kaus que começa pela montagem, em 2005, da peça Infiéis, do chileno Parra, traduzida pelo peruano Hugo Villacênzio, também participante do debate, publicada pela Escola Célia Helena. No ano seguinte, o grupo viu aprovado pelo Programa Municipal de Fomento da Cidade de São Paulo o projeto Fronteiras, com o qual compartilhavam o processo de estudo e trabalho em torno do teatro da América Latina. Assim nascem duas outras montagens, El Chingo, de Peña, e A Revolta, de Santiago, que podem ser revistas, a partir de hoje, no Instituto Cervantes. Assim como Infiéis, ambas têm direção de Reginaldo Nascimento e no elenco Amália Pereira, uma das atrizes do núcleo fixo da Cia. Kaus.

'Eu imagino a dificuldade que o grupo teve para mobilizar essas pessoas e organizar isso. Não é fácil. Temos experiência de sonhar com essas coisas e não conseguir', observou Marco Antonio Rodrigues no debate.


Serviço

Cadernos do Kaus - O Teatro na América Latina. Editora Scortecci. 200 págs. Grátis. Instituto Cervantes. Avenida Paulista, 2.439, 3897-9696. Dia 5/11, 20 h

El Chingo (hoje a domingo) e A Revolta (de 2 a 4/11). 70 min. 14 anos. Teatro União Cultural (270 lug.). Rua Mário Amaral, 209, 2148-2904. 6.ª, 21h30; sáb., 21 h; dom., 20 h. R$ 20. Até 4/11