Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 9 de Outubro de 2025 | Horário: 13:28
Compartilhe:

Longevidança Ballet 60+: CCSP recebe oficina gratuita

Mais de 2.500 idosos já participaram das aulas gratuitas que unem corpo e mente
Munícipes na aula de Ballet 60+  Foto: Carol Aguiar

São Paulo, setembro de 2025 – A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo por meio do Centro Cultural São Paulo oferece aulas gratuitas de ballet focado na terceira idade. As aulas acontecem todas as quintas, das 10h30 às 12h até o dia 25/11/2025. As inscrições devem ser feitas semanalmente através do formulário.

A dança reúne benefícios físicos e mentais como melhora no equilíbrio e na coordenação motora, além estimular a convivência e fortalecer amizades, atividade que fica mais difícil com a chegada da idade. Desde 2022, o CCSP promove o programa gratuito “Longevidança Ballet 60+”, que já recebeu mais de 2.500 alunos.

As aulas são ministradas pelas professoras Marcela Paéz e Luma Preto, especialistas em ballet para idosos, que orientam cerca de 40 alunos por turma. “É um trabalho muito especial, pois damos oportunidade a quem nunca teve contato com a dança e é gratificante ver a melhora na qualidade de vida dos alunos”, afirma Marcela Paéz.

Ivani Yara, de 73 anos, participou pela primeira vez da aula nesta quinta (02/10) e se mostrou encantada com o projeto, já que teve a oportunidade de praticar um esporte e ainda com supervisão de professoras especialistas “Participei da minha primeira aula hoje, foi maravilhoso. Ter essas atividades para a gente, da terceira idade, é muito bom, devem ter cada vez mais atividades como essa, porque ajuda a trabalhar a mente e o corpo.”

Serviço:
Longevidança Ballet 60+
Centro Cultural São Paulo (CCSP) - Sala de Ensaio 1
Todas as quintas, até novembro de 2025 | Das 10h30 às 12h
Gratuito
Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOuKnFDdoGBFjCCmO1WOVTMLbuaZ_HiNPg4_s6jBFQgPpnmQ/viewform?usp=sf_link

Escrito por: Giovanna Leite | Revisado por: Suzane Rodrigues

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

 

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens