Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
CCJ recebe festival Do It Yourself
Chuva Negra, Good Intentions, Horace Green e Days Of Sunday se apresentam no dia 1º de dezembro

Banda de hardcore melódico Chuva Negra
se prepara para lançar novo trabalho ano que vem
se prepara para lançar novo trabalho ano que vem
Por Gabriel Fabri
O coletivo Sujo de Barro organiza no dia 1º de dezembro, o DIY FEST (Festival Do It Yourself), no Centro Cultural da Juventude (CCJ), a partir das 17h. As bandas de hardcore Chuva Negra, Good Intentions, Horace Green e Days of Sunday se apresentam no evento, que terá também discotecagem do DJ Sandrox Duarte e exposição de fotografias e ilustrações. O nome do festival é inspirado no lema punk do “faça você mesmo”.
De acordo com Mateus Brandão, um dos guitarristas da banda Chuva Negra, a origem do “do it yourself” (DIY) não tem origem na cultura punk, mas a ideia foi apropriada por ela. Ele explica o princípio como “a filosofia de não esperar que as coisas caiam no seu colo” e discorre sobre sua relação com a música: “O punk rock surgiu de caras que queriam tocar suas próprias músicas e que o fizeram mesmo sem dominar os instrumentos. Punk é música boa feita por músicos ruins”, afirma, retificando que existem, sim, músicos excelentes nos variados subgêneros desse estilo musical. “A ideia aqui é aprender a tocar um instrumento, montar sua banda, escrever letras, organizar shows, fazer zines e o que mais quiser. Faça você mesmo! Apenas faça”, encoraja.
Mateus classifica a música punk como “simples, direta e despretenciosa”, e o hardcore como um estilo “ainda mais agressivo e acelerado”, vertente que permeia as quatro bandas que tocam no festival. Além da Chuva Negra, que lançará um álbum novo ano que vem, apresentam-se a banda straight edge (contra o uso de drogas) Good Intentions e os grupos Horace Green e Days of Sunday, que tocam hardcore melódico, estilo que, segundo Brandão, “acrescenta a todo aquele barulho um pouco de harmonia e sequências de notas mais melódicas”.
De acordo com o coletivo Sujo de Barro, as quatro bandas têm em comum, além do estilo musical e do fato de serem independentes, a prática do “do it yourself”. O princípio também inspira o coletivo que organiza o festival: “tentamos trazer a prática para todas as ações”, afirma.
O evento inclui também duas exposições. Wander Willian exibe suas fotografias tiradas durante apresentações de bandas da cena underground do punk/hardcore, e Italo Gabriel que expõe, pela primeira vez, suas ilustrações, voltadas para o público da cena hardcore e esportes radicais. Ambos são membros do coletivo Sujo de Barro, uma organização formada do encontro entre músicos, fotógrafos, veganos, punks e skatista que se inspiram no DIY.
Os participantes que desejarem, podem estampar o cartaz do show na camiseta, por meio da técnica da serigrafia. Para isso, devem ir vestidos com uma camiseta de cor clara.
Serviço: Centro Cultural da Juventude – anfiteatro. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Dia 1º/12, 17h. Grátis (retirar ingresso a partir das 16h na recepção do CCJ)
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk