Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
OER recebe Emicida, Toquinho e Boomwhackers
Apresentações acontecem dias 11 e 12, no Parque Ibirapuera e celebram o Mês da Criança

OER apresenta "Pedro e o lobo", de Sergei Prokofiev, “Capricho espanhol”,
de Nikolai Rimsky-Korsakov, e “Abertura 1812”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky
(Foto: Desirée Furoni)
de Nikolai Rimsky-Korsakov, e “Abertura 1812”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky
(Foto: Desirée Furoni)
Por Gilberto De Nichile
O maestro Carlos Moreno, atual regente titular da Orquestra Experimental de Repertório (OER), chegou à conclusão de que um dia não basta para homenagear as crianças. Por isso, programou dois concertos ao ar livre para o público infantil: um na véspera, dia 11, e outro no próprio dia das crianças. Ambos na plateia externa atrás do Auditório Ibirapuera.
No sábado, a atração principal é a apresentação da peça “Pedro e o lobo”, de Sergei Prokofiev, com o rapper Emicida narrando as peripécias do garoto Pedro na floresta e seus encontros com o Pato, o Gato, o Passarinho, o Avô e, naturalmente, o Lobo, cada qual interpretado por um naipe diferente de instrumentos da orquestra. Completam o concerto “Capricho espanhol”, de Nikolai Rimsky-Korsakov, e a exuberante “Abertura 1812”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.
O cantor e compositor Toquinho é o destaque de domingo. Como convidado da OER, ele canta e toca ao violão músicas suas para crianças, como “Aquarela”, “Caderno” e “A casa”, além de outras dirigidas aos pais, entre elas “Eu sei que vou te amar”, “Tarde em Itapuã”, “Samba de Orly” e “Regra três”. Ainda nesse programa, a OER volta a interpretar “Capricho espanhol” e a insólita composição “Abertura concertante para boomwhackers e orquestra”, de Rodrigo Hippolyto.
Segundo Moreno, “os boomwhackers são tubos de plástico, de diferentes comprimentos e cores, que produzem sons quando batidos uns nos outros, na palma da mão ou em qualquer outra superfície”. Como cada tubo produz no máximo duas notas, é uma atividade para ser exercida coletivamente, funcionando o grupo todo como se fosse um instrumento musical. “Quando, em um curso de pedagogia musical com Uirá Kuhlmann, tomei contato com os boomwhackers, logo pensei num programa para crianças do qual ele e seus 18 outros instrumentistas pudessem participar. Encomendei uma composição a respeito ao compositor e pianista Rodrigo Hyppolito e aí está esta delícia”. Para o maestro, tanto o programa de sábado quanto o de domingo procura aproximar as crianças, de maneira lúdica, do mundo da música de concerto. “Dessa forma, criamos novos públicos para o gênero.”
Serviço: Auditório Ibirapuera (plateia externa atrás do Auditório). Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera (portão 3), Ibirapuera. Zona Sul. Dia 11, 17h (participação de Emicida); Dia 12, 17h (participações do Boomwhackers e de Toquinho). Grátis (não é necessário retirar ingresso)
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk