Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 8 de Maio de 2015 | Horário: 11:06
Compartilhe:

PiA FraUs mescla ficção e questões ambientais na peça “Círculo das Baleias”

Renomado teatro de bonecos fica em cartaz entre os dias 16 e 31 de maio no Circuito São Paulo de Cultura

 A peça mescla a ficção de teatro de bonecos com a urgência de se preocupar
 com questões ambientais


Por Mariane Roccelo

A Cia. PiA FraUs e seu teatro de bonecos conta a história da amizade entre a jovem baleia baiana, Jujuba, e o pinguim argentino Cardel em “Círculo das Baleias”. A peça estará em cartaz nos dias 16 e 17, no Teatro Alfredo Mesquita, 23 e 24, no Flávio Império e nos dias 30 e 31, no Teatro Cacilda Becker.

Escrita por Beto Andreetta, a obra conta a história de uma jovem baleia que ficou órfã depois que a mãe foi caçada por um pesqueiro japonês. Após vagar por algum tempo no mar, ela é salva por um pinguim argentino e, juntos, partem em busca de um lugar chamado Círculo das Baleias.

Segundo o autor, o interesse em colocar questões relacionadas à natureza nas obras da CiA. Pia FraUs nasceu após observar seus dois filhos em momentos de contato com os animais. “É a partir da reação da infância com os animais que eu trabalho”, explica.

Tratar destas questões com as crianças é importante para “desenvolver carinho e respeito pelos bichos”, afirma Beto. Em suas peças, a Cia. PiA FraUs “tenta alertar que é necessário e é possível respeitar um pouco mais a natureza”, conclui.

A peça mescla a ficção do teatro de bonecos com a urgência de se preocupar com questões ambientais. O ciclo de vida da baleia jubarte – a baleia brasileira por excelência – é retratado, assim como a necessidade de proteger essa espécie.

Em 2014, a companhia completou 30 anos, grande parte deles trabalhando com questões ambientais. A peça “Círculo das Baleias” ganhou o Prêmio São Paulo 2014, de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na Categoria Sustentabilidade.

Serviço: |Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1770 - Santana. | tel. 2221-3657. Dias 16 e 17, 16h. |Teatro Flávio Império. Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba. | tel. 2621-2719. Dias 23 e 24, 16h. |Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 – Lapa. | tel. 3864-4513. Dias 30 e 31, 16h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).

collections
Galeria de imagens