Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 10 de Junho de 2015 | Horário: 15:28
Compartilhe:

Mostra Valdeck Garanhuns aborda cultura nordestina na Biblioteca Belmonte

Mamulengos, esculturas e literatura de cordel representam o trabalho de 35 anos do artista no dia 12 de junho

Um dos 30 mamulengos que serão expostos na mostra do artista (Foto: Divulgação)

Por Letícia Andrade


O pernambucano Valdeck de Garanhuns é conhecido no Brasil e no mundo pelo seu trabalho com xilogravuras, poesias, artes plásticas, contação de histórias e o teatro de mamulengos, fantoches típicos do nordeste brasileiro.  Valdeck já teve suas obras expostas nos Estados Unidos e na Alemanha onde, atualmente, parte delas estão expostas em um museu.

A versatilidade dessas obras transforma-se, agora, sob o mote “Mestre Valdeck de Garanhuns: 35 anos brincando, versando e esculpindo”, na primeira grande mostra da trajetória do artista apresentada somente no dia 12, a partir das 10h, na Biblioteca Belmonte. Com um acervo pessoal de cerca de 300 obras, Garanhuns expõe 30 mamulengos, 15 xilogravuras, 25 folhetos de literatura de cordel e algumas esculturas.

Além da exposição, o público também pode conferir o espetáculo de mamulengos “Folia brasileira”. A história é acompanhada com música ao vivo do trio “Tropeiros da Serra”, que ajuda na aproximação da cultura nordestina com ritmos tradicionais da região, tocando zabumba, sanfona e triângulo.

“O objetivo é mostrar que ainda têm artistas que se dedicam à cultura popular, além de identificar a importância dela na nossa história”, diz Garanhuns. Todas as dúvidas referentes a qualquer assunto podem ser tiradas na aula “brincante” também na programação do dia. Nela, o artista fala sobre a confecção dos bonecos, o teatro e curiosidades sobre as histórias regionais.

Serviço: | Biblioteca Pública Belmonte. R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5687-0408 e 5691-0433 Zona Sul. Dia 12, 10h. Grátis.

collections
Galeria de imagens