Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Oficina gratuita oferece aula para crianças sobre LIBRAS

São Paulo, setembro de 2025 – A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, por meio do Museus da Cidade, oferece oficina gratuita focada em crianças que desejam aprender sobre a Língua Brasileira de Sinais (libras). A ativação será no sábado (27), às 14h no Solar da Marquesa de Santos (Rua Roberto SImonsen, 136), sem inscrição prévia.
A oficina “Mãos em Movimento”, tem como objetivo introduzir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de meios lúdicos, como jogos e dinâmicas aproximando crianças com a comunidade de surdos. Ao final da atividade, os participantes devem se sentir prontos para apresentar alguns sinais básicos do cotidiano com elementos do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Dani Rocha e Ananda Castilhos, membros da equipe do Museu da Cidade, serão as responsáveis por comandar a aula que é aberta ao público infantil, basta chegar e participar. Através de um ambiente de aprendizagem coletiva, elas irão transformar o Solar da Marquesa de Santos em um espaço de transformação por meio da cultura.
A iniciativa faz parte do núcleo educativo do Museu da Cidade de São Paulo para celebrar o Setembro Azul, que foca na inclusão e em iniciativas que aproximem a população a todos os tipos de comunicação, expressões culturais e linguagens espalhadas na cidade de São Paulo.
Serviço
Atração: Oficina Mãos em Movimento
Quando: Sábado (27) às 14h
Onde: Solar da Marquesa de Santos | R. Roberto Simonsen, 136 - Centro Histórico de São Paulo
Sem inscrição prévia, reserva feita por ordem de chegada
Escrito por: Giovanna Leite | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk