Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025 | Horário: 20:49
Compartilhe:

Peças de teatro gratuitas são destaque no 5º Festival Mário de Andrade

Entre os espetáculos estão atrações infantis, leituras cênicas e o aclamado monólogo de Othon Bastos, “Não me entrego, não!”

São Paulo, outubro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, comemora os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade (BMA) com o 5º Festival Mário de Andrade. A programação conta com diversas linguagens, como teatros infantis, monólogo apresentado por Othon Bastos e leituras cênicas no sábado (25) e domingo (26).

Com 92 anos de idade, o ator Othon Bastos segue nos palcos dos teatros brasileiros e traz apresentações gratuitas do seu monólogo “Não me entrego, não!” para o 5º Festival Mário de Andrade Othon revisita suas memórias pessoais e profissionais em um espetáculo intimista que celebra sua trajetória. A peça, escrita e dirigida por Flávio Marinho, terá apresentações no sábado (25), às 20h, e domingo (26), às 18h, no Centro Cultural São Paulo, sendo necessário retirada de ingressos com duas horas de antecedência.

O espetáculo infantil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, da Cia Novelo, será apresentado no sábado (25), às 14h, no vão livre da Praça das Artes. Inspirada na fábula de Jorge Amado, a história conta de forma divertida o encontro improvável entre um gato solitário e uma andorinha sonhadora. A história causa reflexões nas crianças sobre empatia, respeito às diferenças e liberdade de escolha.

Júlio, o famoso personagem infantil da fazenda, é o protagonista de uma atividade interativa e lúdica com as crianças, que combina literatura e teatro. O personagem conduz a oficina de forma divertida, mostrando para o público que através dos livros, pode se fazer grandes descobertas. A atração “Júlio convida: vamos ler juntos?”, ocorre no domingo (26), às 15h, na Sala de Convivência da Praça das Artes.

Em homenagem ao artista Flávio de Carvalho e também a Mário de Andrade, o cortejo “O Bailado do Deus Morto”, realizado pelo Teatro Oficina Uzyna Uzona, celebra a chegada do retrato a óleo de Mário de Andrade, pintado pelo artista. O percurso acontece no sábado (25) em dois horários, às 13h30 e às 15h, com trajeto entre a BMA e a Praça das Artes.

SERVIÇO:
TEATRO E LEITURAS CÊNICAS

Sábado (25/10)

Atração:
Cortejo O Bailado do Deus Morto - Teatro Oficina homenageia Flávio de Carvalho
Local: 13h30 e 15h
Horário: Trajeto BMA - Pça das Artes - BMA.

Atração: Não me entrego, não! - com Othon Bastos
Local: Centro Cultural São Paulo - Retirada de ingressos 2h antecedência, via Sympla
Horário: Sábado (25), às 20h, e Domingo (26), às 18h

Atração: O Gato Malhado e Andorinha Sinhá
Local: Praça das Artes (Vão livre)
Horário: 15h

Atração: Leitura de fragmentos de Neca - Romance em Bajubá, de Amara Moira, com Leonarda Glück e Isabella Miranda
Local: Terraço da BMA
Horário: 19h30

Atração: Dois Perdidos Numa Noite Suja - Cia da Memória, com direção de Ruy Cortez
Local: Auditório da BMA
Horário: 20h

DOMINGO (26/10)

Atração:
Júlio convida: vamos ler juntos?
Local: Praça das Artes (Sala de Convivência)
Horário: 15h

Atração: 100 anos de Mrs. Dalloway - Linn Da Quebrada, Juliana Perdigão, Dandá Costa e Maria Isabel Iorio
Local: Auditório da BMA
Horário: 18h

Atração: Losango cáqui - Poesias Centenárias de Mário de Andrade - Cia do latão
Local:Auditório da BMA
Horário: 20h

Atração: Não me entrego, não! - com Othon Bastos
Local: Centro Cultural São Paulo - Retirada de ingressos 2h antecedência, via Sympla
Horário: 18h

Escrito por: Giovanna Leite Revisado por: Suzane Rodrigues

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens