Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025 | Horário: 12:20
Compartilhe:

Programação Biblioteca Viva da semana leva teatros, contação de histórias e bate-papo sobre o mercado de autopublicação nas bibliotecas

Entre os dias 22 e 27 de julho, 21 atividades circulam em bibliotecas de bairro e pontos e bosques de leitura, entre 9h e 15h.
Foto da atração

São Paulo, 21 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove mais uma semana de programação cultural pelo Programa Biblioteca Viva. Entre os dias 22 e 27 de julho, seis pontos e bosques de leitura e 15 bibliotecas recebem 21 atividades diferentes, como destaque sete contações de histórias, duas peças de teatro para o público infantil e jovem e bate-papo com o autor do livro "Enquanto Caço Fantasmas Escrevo Sobre Eles" e diretor da editora e produtora cultural Questione!, Junin. Toda a agenda é gratuita.

Iniciando a semana de programação cultural do Biblioteca Viva, o teatro “Inezita Barroso, A Zitinha” explora o folclore brasileiro pela vida de Inezita Barroso – cantora, atriz, instrumentista e bibliotecária brasileira – por meio de música ao vivo e brincadeiras com a platéia. Com quatro sessões extras, a peça circula nos pontos de leitura da zona leste Parque São Rafael (no dia 22 de julho, às 14h), Juscelino Kubitschek (26 de Julho às 11h) e Severino do Ramo (também no dia 26, às 14h) e finaliza no Bosque de Leitura Parque do Trote, na zona norte da capital, no dia 27 de Julho às 11h.

Outra peça que chega à programação é “Rapunzel e o Orí Mágico”, da Cia Dois Ventos. Estreante, é uma reinterpretação do conto de fadas que aborda a ancestralidade e a busca do autoconhecimento, em um conteúdo voltado ao público infantojuvenil. Acessível em Libras, o teatro chega no Centro de São Paulo, na Biblioteca Raul Bopp, no dia 23 de julho às 10h, e depois, por fim, na Biblioteca Paulo Duarte, dentro do Centro de Culturas Negras, na zona sul, no dia 25 de julho às 14h

Foto da atração "Rapunzel e o Orí Mágico". (Foto: Divulgação)
 

No dia 23 de julho, às 14h, na Biblioteca Belmonte, a apresentação musical “Carimbó Mete Ficha” chega como uma alternativa curiosa e rica sobre a musicalidade amazônica. Unindo o músico-solo e multi-instrumentista de música eletrônica Carimbódelic com o grupo de carimbó Mete Ficha, o público presente vai poder sentir o tradicionalismo do Pará contagiar a zona sul da cidade. Outro show musical é a atração “Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças”, desbravando, para crianças, a influência de Luiz Gonzaga e Dominguinhos na popularização da música nordestina no Brasil e no mundo e suas contribuições para as festas juninas. “Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças” chega nas bibliotecas Paulo Setúbal, no dia 25 de julho às 14h, e Camila Cerqueira César, no dia 26 de julho às 11h.

A programação de julho do Biblioteca Viva ainda apresenta duas atividades de circo em três sessões na zona leste: um para o público infantil – a atração “A História Não Contada das Músicas Infantis”, que mergulha no universo das músicas infantis e explora, com um outro olhar, as narrativas destas canções como histórias que quebram preconceitos e supera medos – e outro para o público adolescente – o “Temos Vagas”, estreante e que mostra uma disputa entre dois palhaços para uma única vaga em um circo de rua. A primeira chega no dia 27 de julho, às 11h no Bosque de Leitura Parque Lajeado, e às 15h no Bosque de Leitura Parque do Carmo. Enquanto a última acontece na Biblioteca Vicente Paulo Guimarães no dia 25 de julho às 14h.

 

Literatura Viva com Junin

Abordando desde caminhos que a escrita pode abrir como instrumento de aprendizado e emancipação ao mercado e bastidores da autopublicação e dicas para escritores iniciantes, a roda de conversa com o escritor Junin tem como pretexto o seu livro "Enquanto Caço Fantasmas Escrevo Sobre Eles", publicado em 2022, que conta sobre um mundo devastado pela crise climática e a mudança de chave de um não tão jovem rapaz, que revê seus conceitos e padrões de vida e abandona tudo para trás para se aventurar em novas incertezas aventuras. A dinâmica faz parte do subprograma Literatura Viva, cujo objetivo é unir autores e leitores para um bate-papo livre sobre suas publicações e o mercado literário. O Literatura Viva: Conversa com Junin” chega nas bibliotecas Anne Frank, do Centro Cultural da Diversidade, e Prestes Maia, do Centro Cultural Santo Amaro, nos dias 23 e 24 de julho, respectivamente, ambas às 10h.

 

Sete contações de histórias chegam nesta semana

Foto da atração "Pensamento Faz Barulho?". (Foto: Divulgação)
 

 

Recheando a programação cultural da Biblioteca Viva de julho, sete contações de história chegam a dez bibliotecas públicas municipais. Temáticos em festejos julinos, “Terra Julina”, da Banda Arteiros, “Pula Fogueira”, do Grupo Girasonhos, e “Contos Populares com a Cia Terezinha” chegam como opções livres para crianças entre os dias 23 e 26 de julho. Há ainda a contação “O circo da Lua”, que chega pela última vez à Biblioteca Helena Silveira no dia 23 de julho, às 10h, contando sobre os bastidores do circo.

Inéditas, “As asas de Luíza, a menina-pássaro”, “Malasartes no Céu” e “O Pensamento faz barulho?” encerram as atividades culturais da Biblioteca Viva de julho. “As asas de Luíza, a menina-pássaro” aborda o protagonismo feminino, contado de forma lúdica às crianças com o intuito de encorajá-las a se libertarem e irem em busca de seus sonhos. No dia 23 de julho, a contação chega nas bibliotecas Afonso Schmidt (às 09h) e Lenyra Fraccaroli (às 14h). “O Pensamento faz barulho?”, da Cia. Pinambeta, que chega na Biblioteca Pedro Nava no dia 24 de julho, às 14h, por sua vez, explora a linha entre pensamentos que podem ou não ser transformadores, em uma jornada que ensina sobre autocuidado. E, por falar em jornada, já pensou em como seria o céu e os santos? Pedro Malasartes, na contação “Malasartes no Céu”, da Cia. do Liquidificador, narra a aventura do personagem principal pregando suas artimanhas para tentar conhecer o céu, nas bibliotecas Hans Christian Andersen, no dia 23 de julho, e Érico Veríssimo, no dia 25 de julho, ambos às 14h.

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

 

Serviço:

Programação de Julho - Biblioteca Viva

Quando: 22 a 27 de julho

Horários e locais múltiplos

Ingressos: gratuitos

*Programação sujeita a alteração

Informações principais no link.

 

Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues

 

Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

collections
Galeria de imagens