Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 14 de Julho de 2025 | Horário: 17:00
Compartilhe:

Programação Cultural Biblioteca Viva de Julho

Confira a programação completa para o mês de julho

Em Julho de 2025, programação cultural presencial Biblioteca Viva nas Bibliotecas, Pontos e Bosques de Leituras com Contação de Histórias, Teatro, Performance, Conversa/Bate-Papo, Música, Circo, Literatura Viva e Cultura Popular.
 

CIRCO

A História Não Contada das Músicas Infantis 
Circo di SóLadies | Nem SóLadies
Neste espetáculo adentramos no universo das personagens das músicas infantis e contamos suas histórias a partir de uma nova perspectiva, onde elas enfrentam seus medos, questionam os preconceitos e propõem as mudanças de enredo. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 19 de Julho às 15h- Ponto de Leitura Chácara do Jockey (Zona Oeste)
Dia 19 de Julho às 11h - Ponto de Leitura Butantã (Zona Oeste)
Dia 20 de Julho às 11h - Ponto de Leitura Graciliano Ramos (Zona Sul)
Dia 27 de Julho às 11h - Bosque de Leitura Parque Lajeado (Zona Leste)
Dia 27 de Julho às 15h - Bosque de Leitura Parque do Carmo (Zona Leste)


Delas Circus Show
Sendero Cultural
Delas Circus Show destaca e dá protagonismo à mulher no circo, desafiando a tradicional imagem masculina ao permitir que elas liderem números de palhaçaria, malabarismo, contorcionismo, parada de mão e bambolê, rompendo barreiras da resistência feminina e permitindo que elas contêm suas próprias histórias dentro deste campo. Delas Circus Show destaca e dá protagonismo à mulher no circo, desafiando a tradicional imagem masculina ao permitir que elas liderem números de palhaçaria, malabarismo, contorcionismo, parada de mão e bambolê, rompendo barreiras da resistência feminina e permitindo que elas contêm suas próprias histórias dentro deste campo. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 17 de Julho às 14h- Biblioteca Cora Coralina (Zona Leste)
Dia 19 de Julho às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa (Zona Leste)


MCirco
Artur Faleiros
Entre rimas e truques beats e “looks”, MCirco apresenta um mundo com ritmo, poesia, malabarismo, comicidade, música e mensagem. Um mestre de cerimônias rapper-circense que transita entre a realidade e a ficção, o hip hop e o circo. Espetáculo solo com cenas de teatro físico, malabarismo, comicidade, dança e rimas. Classificação indicativa: Livre - Adolescentes. Duração: 60 minutos.
Dia 19 de Julho às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof (Zona Norte)
Dia 29 de Julho às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes (Zona Leste)
Dia 31 de Julho às 14h- Biblioteca Jamil Almansur Haddad (Zona Leste)

No varal 
Trupe Liuds
Inspirados pelas memórias vividas nos quintais da periferia e pelo desejo de comunicar as transformações diárias de nosso território, os palhaços Candango e Torradinho penduram no varal personagens e situações que fazem parte do cotidiano da sociedade. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 17 de Julho às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Zona Leste)
Dia 18 de Julho às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos (Zona Norte)


 

Temos Vagas
Cia Navega Jangada de Teatro
Um antigo circo anuncia: “TEMOS VAGAS”, a partir de então, dois palhaços (um jornaleiro e um artista) disputam essa vaga (que não se sabe ainda para qual função será), inicia-se a engraçada disputa pela vaga, tentando realizar comicamente diversos números clássicos de circo, como: O Homem mais forte do mundo”; A Mulher Barbada; O Grande Mágico; entre outros. Afinal, quem será o dono da vaga?. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 25 de Julho às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães (Zona Leste)
Dia 30 de Julho às 14h- Biblioteca Brito Broca (Zona Norte)

CULTURA POPULAR E TRADICIONAL
Festejos Juninos (Dia de São João)

 

 

Boi Bumbá do Novo Mundo  
Festa de Rei Brincadeiras Culturais
Inspirada na manifestação popular do sertão da Bahia, o espetáculo "Bumba Meu Boi do Novo Mundo" apresenta entre Cantigas, Canções, Poesias e Cordel a saga do Boi. Entre idas e vindas, o ponto alto da festividade é o baile mútuo entre o Boi e o Vaqueiro, além de outros personagens que disputam seu destino. Enquanto as partes do Boi são divididas, o público é inserido na apresentação com a alegria da roda, cantigas, poesias e brincadeiras que determinam a grande energia do espetáculo. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 70 minutos.
Dia 19 de Julho às 11h- Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi (Zona Norte)
Dia 19 de Julho às 15h - Ponto de Leitura Parque Piqueri (Zona Leste)
 


 

MÚSICA
 

Carimbó Mete Ficha
Carimbodélic convida Mete Ficha
Carimbodélic : Repertório de canções autorais retratando o cotidiano de um artista amazônico perante o mundo. Músico-solo, multi-instrumentista que performa pré-produzindo bases e atuando no palco como cantor, guitarrista, tecladista, além trazer em seu set um autêntico banjo Amazônico. O Carimbodélic traz ao público a cultura musical amazônica com a textura da música eletrônica, mistura entre o som orgânico de tambores e maracas e os beats eletrônicos, sintetizadores, a guitarra elétrica e o banjo Amazônico em uma performance dançante e que também preenche a atmosfera com a sonoridade.Mete Ficha : Quatro paraenses encontram em São Paulo um novo território para o carimbó. Inspirados pelos mestres e mestras da tradição, eles levam para as ruas e palcos o som envolvente do carimbó de pau e corda, trazendo ao público a batida marcante do curimbó, o ritmo pulsante da tradição afro-indígena e a energia contagiante da dança. Mais do que um show, cada apresentação é um convite para celebrar e manter viva essa manifestação cultural, fortalecendo a identidade paraense em meio à cena urbana. O carimbó segue ecoando, e esse grupo está pronto para fazer São Paulo dançar ao som do Pará. Classificação indicativa: Livre - Adultos. Duração: 60 minutos.
Dia 18 de Julho às 15h - Biblioteca Milton Santos (Zona Leste)
Dia 23 de Julho às 14h - Biblioteca Belmonte (Zona Sul)
Dia 30 de Julho às 14h- Biblioteca Álvares de Azevedo (Zona Norte)
 


​​Circo Rock Shorts - Especial Semana do Rock
King Rock Shorts
Imagine uma banda de rock formada por apenas dois integrantes: um guitarrista e um baterista. Agora imagine que esses integrantes usam shorts e tocam rock pesado com letras divertidas. Essa é a King Rock Shorts, a única banda que só toca de shorts. Mas isso não é tudo. O Circo Rock Shorts é também um espetáculo que une diversas linguagens artísticas e circenses como, malabares, acrobacia, palhaçaria, manipulação de bonecos. E tudo isso com um único objetivo; usar shorts... quer dizer, usar shorts e levar o rock and roll para todas as idades. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 16 de Julho às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 18 de Julho às 14h- Biblioteca Monteiro Lobato (Centro)
Dia 19 de Julho às 11h - Biblioteca Mário Schenberg (Zona Oeste)
 

Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças     
Parafuseta Produções        
Nosso show musical aborda um pouco da influência de Luiz Gonzaga e Dominguinhos na popularização da música nordestina no Brasil e no mundo. Destaca o legado de Luiz Gonzaga como fonte de inspiração para artistas nordestinos e representante do forró. O objetivo do show "Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças" é apresentar e valorizar a história desses artistas e sua contribuição para a música brasileira, com foco na cultura nordestina, além de celebrar as festas juninas. Dominguinhos foi fortemente influenciado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e essa mistura de ritmos se tornou uma marca registrada da música nordestina. Luiz Gonzaga popularizou a música nordestina no Brasil e no mundo, enquanto Dominguinhos seguiu seus passos e se tornou um dos grandes representantes do forró. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 25 de Julho às 14h- Biblioteca Paulo Setúbal (CCVF) (Zona Leste)
Dia 26 de Julho às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César (Zona Oeste)
Dia 30 de Julho às 14h - Biblioteca Malba Tahan (Zona Sul)
Dia 31 de Julho às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda (Zona Leste)
 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
 

As asas de Luíza, a menina-pássaro
Tricotando Palavras
Conheça a história de Luíza, uma menina sonhadora. Enquanto outras crianças corriam ou jogavam bola, o passatempo predileto dela era brincar de imaginar. Até que um dia, em meio aos seus sonhos, ela ouve um pedido de socorro… Uma história emocionante sobre coragem, amizade, cuidado com a natureza e a importância de seguir os próprios sonhos! O livro " As asas de Luíza, a menina-pássaro " aborda o protagonismo feminino, encorajando meninas e mulheres a se libertarem e irem em busca de seus sonhos, e que gaiolas não servem nem para passarinhos, nem para meninas sonhadoras. Um tema extremamente importante foi apresentado, encorajando meninas e mulheres, pois o Brasil infelizmente possui recorde em feminicídio e violência contra a mulher.  É uma história escrita e contada de maneira lúdica e poética, voltada para as crianças, e livre para todos os públicos com música autoral.  Após a contação da história é realizado um bate-papo com a autora Ana Paula de Souza sobre a escrita da história. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 23 de Julho às 09h - Biblioteca Afonso Schmidt (Zona Norte)
Dia 23 de Julho às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)
Dia 31 de Julho às 10h - Biblioteca Nuto Sant'anna (Zona Norte)
Dia 31 de Julho às 15h - Biblioteca José Paulo Paes (CCP) (Zona Leste)


 

Contos Populares com a Cia Terezinha!  
Cia Terezinha de Contação de Histórias
Extraído do que se conhece como folclore nacional e sobretudo da nossa Cultura Popular, os contos narrados nesta sessão de Contação de Histórias, com música ao vivo, são fábulas, contos de animais e contos de esperteza. Inspiradas nas narrativas recolhidas por Câmara Cascudo, como: O Bicho Folharal, Couro de Piolho e outros. São histórias divertidas e que fazem parte da nossa infância e que são passadas de geração para geração, através de uma cultura de oralidade. Assim, são contos tradicionais da nossa oralidade, que foram recolhidos por Câmara Cascudo em regiões diversas do nosso país. O espetáculo é recheado de fantoches e vários recursos lúdicos, como mamulengos, além de brincadeiras cantadas e muita interação com o público, ao trazer a tona diversos elementos do nosso folclore e da nossa cultura popular como: adivinhas, cantigas e brinquedos cantados. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 18 de Julho às 10h- Biblioteca Gilberto Freyre (Zona Leste)
Dia 26 de Julho às 11h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade (|Zona Oeste)
Dia 31 de Julho às 14h - Biblioteca Marcos Rey (Zona Sul)
 

 


Malasartes no Céu
Cia. do Liquidificador
Cansado de aprontar aqui pela terra, Pedro Malasartes deu um jeito de chegar ao céu procurando novas aventuras. Quando foi recebido por São Pedro na portaria, foi informado de que se entrasse, não poderia mais sair. Venha descobrir com a gente quais artimanhas Malasartes usou pra enrolar os santos e conseguir concluir seu passeio em paz! Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 23 de Julho às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Dia 25 de Julho às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo (Zona Norte)
 


O circo da Lua
Trupe Arlequinos & Colombinas
Através da menina Lua conhecemos os personagens do circo ¨Las Mágicas ¨, os palhaços, malabaristas, trapezistas e fantasmas tem sempre uma boa história para contar, as crianças são convidadas a viajar junto com o caminhão da trupe e descobrem o que acontece atrás da lona do circo; é quase como se estivéssemos todos juntos observando a roda gigante vermelha e azul piscante, saboreando um algodão doce colorido ou assistindo o palhaço no picadeiro com seu pum de talco.  Classificação indicativa: Livres - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 17 de Julho às 10h - Biblioteca Jayme Cortez (CCJ) (Zona Norte)
Dia 18 de Julho às 14h - Biblioteca Affonso Taunay (Zona Leste)
Dia 23 de Julho às 10h- Biblioteca Helena Silveira (Zona Sul)

 


 

O Pensamento faz barulho? 
Cia. Pinambeta
Às vezes não queremos ouvir nossos próprios pensamentos, e outras vezes, ouvimos demais quem não devemos. Encontros inusitados podem causar descobertas boas e outras vezes nem tanto, mas que de qualquer forma podem ser transformadoras.  Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 24 de Julho às 14h - Biblioteca Pedro Nava  (Zona Norte)
Dia 31 de Julho às 16h - Biblioteca Ricardo Ramos (Zona Sul)

 

Pássaros e Lendas: Lendas do Ar 
Cia. Clementine
No ar é onde entendemos que os pássaros vivem, e é por lá que nos encantamos com sua possibilidade de voar. E a criança tem a capacidade de fazer o mesmo, então aqui são elas que comandam a história. Entre as lendas vamos conhecer Saci-Pererê, um menino travesso que cria redemoinho por onde passa mandando tudo pelos ares. Classificação indicativa: Livre - Primeira Infância. Duração: 60 minutos.
Dia 29 de Julho às 11h - Biblioteca Clarice Lispector (Zona Oeste)
Dia 30 de Julho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa (Zona Sul)
Dia 31 de Julho às 14h- Biblioteca Arnaldo Magalhães Giácomo (Prof.) (Zona Leste)
 

 

Festejos Juninos (Dia de São João)


Pula Fogueira
Grupo Girasonhos
“A incrível história do casório de Chiquinha Dengosa com Pedrinho Foguetão”, criada pelo Grupo Girasonhos a partir do enredo do tradicional casório junino, também faz parte desse espetáculo que é recheado de humor e muita música e diversão. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 17 de Julho às 10h - Biblioteca Aureliano Leite (Zona Leste)
Dia 16 de Julho às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes (Zona Leste)
Dia 23 de Julho às 15h - Biblioteca Narbal Fontes (Zona Norte)
Dia 31 de Julho às 10h- Biblioteca Roberto Santos (Zona Sul)


 

Terra Julina 
Banda Arteiros
Um espetáculo dedicado a celebrar a alegria e a tradição das festas juninas, proporcionando uma experiência única para toda a família. O show combina música, dança, contos de cordel, brincadeiras tradicionais e um animado arrasta-pé, criando um ambiente acolhedor e festivo. Através de uma narrativa envolvente, o público será guiado por um passeio cultural pelas raízes da festa junina, relembrando histórias, símbolos e tradições que fazem dessa celebração uma das mais queridas do Brasil. É um convite para se conectar com a alegria da infância, compartilhar risos e criar memórias inesquecíveis em meio a um cenário vibrante e colorido.  Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 50 minutos.
Dia 19 de Julho às 11h- Biblioteca Álvaro Guerra (Zona Oeste)
Dia 23 de Julho às 14h- Biblioteca Padre José de Anchieta (Zona Norte)
Dia 24 de Julho às 13h30- Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Zone Oeste)
 

TEATRO

 Festejos Juninos (Dia de São João)


Inezita Barroso, A Zitinha
Renata Maciel
Do folclore brasileiro através de uma narrativa permeada por música ao vivo. A atriz e musicista Renata Maciel conduz o público por uma narrativa entrelaçando fatos da infância e juventude de Inezita com causos, brincadeiras e muita música ao vivo. A trajetória da pequena Zitinha inspira o público a valorizar suas raízes culturais, a força da mulher na música e a importância de preservar as histórias que formam nossa identidade. Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 19 de Julho às 14h - Ponto de Leitura Olido (Centro)
Dia 20 de Julho às 11h- Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares (Zona Oeste)
Dia 27 de Julho às 11h- Bosque de Leitura Parque do Trote (Zona Norte)
Dia 22 de Julho às 14h - Ponto de Leitura Parque São Rafael (Zona Leste)
Dia 26 de Julho às 14h - Ponto de Leitura Severino do Ramo (Zona Leste)
Dia 26 de Julho às 11h - Ponto de Leitura Juscelino Kubitschek (Zona Leste)


Rapunzel e o Orí Mágico
Cia Dois Ventos
Após nascer de um grande rei e de uma grande rainha, Rapunzel é sequestrada e trancada na torre do esquecimento.Ao crescer seu desejo de ouvir os tambores da floresta coloca em seu caminho Obi, um forasteiro que traz consigo todas as respostas.Ele ensina a criança a rezar para sua cabeça e usar a magia preta para reencontrar a si mesma e sua ancestralidade. A história conta com percussão ao vivo. E é bilíngue misturando português e libras. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos. 
Dia 23 de Julho às 10h - Biblioteca Raul Bopp (Centro)
Dia 25 de Julho às 14h- Biblioteca Paulo Duarte (CCN) (Zona Sul)

 

PALESTRA/DEBATE/BATE-PAPO

Dia Nacional do Escritor


 


Literatura Viva: Conversa com Junin 
Junin
"Enquanto caço fantasmas, escrevo sobre eles: escrita, cura e autopublicação". Neste encontro, o autor do livro "Enquanto Caço Fantasmas Escrevo Sobre Eles" e diretor da editora e produtora cultural Questione!propõe uma roda de conversa sobre os caminhos que a escrita pode abrir quando é usada como instrumento de aprendizado, cura e emancipação. Partindo de trechos do livro, uma obra que transita entre memória, crítica social e ficção, o bate-papo convida o público a refletir sobre como transformar vivências em palavras, dores em potência e narrativas invisibilizadas em literatura acessível. Além da obra em si, a conversa também abordará os bastidores da autopublicação como forma de independência criativa, destacando estratégias para escritores iniciantes e as possibilidades que surgem ao se ocupar dos próprios meios de produção. A atividade é voltada para pessoas a partir dos 14 anos, com interesse em leitura, escrita e formas alternativas de publicação e especialmente para quem deseja entender como a literatura pode ser uma ferramenta de reconstrução pessoal e política. Classificação indicativa: 14 anos - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 23 de Julho às 10h - Biblioteca Anne Frank (CCD) (Zona Oete)
Dia 24 de Julho às 10h - Biblioteca Prestes Maia (CCSA) (Zona Sul)
Dia 29 de Julho às 14h30- Biblioteca Menotti Del Picchia (Zona Norte)

 

Dia do Funk


 

Passinhos do Brasil: Conversa com Jô Gomes   
Passinhos do Brasil - Jô Gomes
A proposta visa realizar uma palestra sobre o Funk, a Dança Passinho, e a história de resistência preta por meio desta cultura nos diversos Passinhos pelo Brasil. Vamos conhecer a história da cultura e de cada Passinho, discutir as muitas tentativas diretas e indiretas de criminalização do Funk, e como o racismo opera para marginalizar essa cultura. A proposta é difundir a cultura Funk e contribuir para a sensibilização de adolescentes e adultos quanto à importância de valorizar e respeitar o movimento e as pessoas que o constroem cotidianamente. Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos.
Dia 29 de Julho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes (Zona Leste)
Dia 30 de Julho às 10h- Biblioteca Amadeu Amaral (Zona Sul)
 

 

 

CONFIRAM TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE JUNHO DAS BIBLIOTECAS COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE DE SMB.

Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Confiram outras atividades da programação cultural no Instagram SMBibliotecas

collections
Galeria de imagens