Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação Cultural da Biblioteca Raul Bopp - Novembro
Contos Africanos: recontados com a magia dos cenários sonoros - com Fernanda Batista Santos
06 de novembro, 14h | Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Neste espetáculo Fernanda apresenta contos de tradição oral, utilizando recursos de sonorização e música. Em seu repertório encontramos obras da literatura afrodescendente como ALAFIÁ E A PANTERA QUE TINHA OLHOS DE RUBI (Marcel Tenório) e O CASAMENTO DA PRINCESA (Celso Sisto).
Diálogos inspiradores: amizade, música e poesia - com Dan Grasso e Alessandro Ayudarte
08 de novembro, 11h | Duração: 60 min
Classificação: Livre
A Biblioteca Raul Bopp recebe o espetáculo “Diálogos inspiradores: amizade, música e poesia”, com os artistas Dan Grasso e Alessandro Ayudarte. Em uma apresentação intimista e repleta de sensibilidade, os músicos convidam o público a vivenciar a força dos encontros humanos por meio da arte.O show propõe uma conversa poética entre canções e versos, entre melodias e histórias compartilhadas. A partir da amizade que os une, Dan e Alessandro criam um diálogo sonoro que passeia por diferentes estilos e emoções, costurando reflexões sobre o cotidiano, os afetos e a potência transformadora da poesia e da música.
O papel da arte e da literatura no acolhimento das diferenças e dos diferentes - Com Sandra Morales, Perla Assunção e Charlene Lemos
08 de novembro, 11h | Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
O projeto ACOLHER COM HISTÓRIAS - A Biblioteca Pública abraçando todos os públicos apresenta uma RODA DE CONVERSA sobre o tema “O Papel da Arte e da Literatura no acolhimento das diferenças e dos diferentes”.
Sandra Morales - Mulher imigrante peruana. Psicóloga, com mestrado na Psicologia Social e especialização na Psicologia analítica
Perla Assunção - Bibliotecária da Fundação Dorina Nowil
Charlene Lemos – Mediadora, Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca Municipal Raul Bopp
“Fluxo e transição” Exposição com o artista: Marco Antonio Claro Pereira
08 de novembro, 10h30 | Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Marco C.P. é um apaixonado por comunicação e cultura. Toca alguns instrumentos como piano, saxofone e guitarra. É publicitário e gosta de pintar nas horas vagas. Teve aulas com o amigo e artista visual, Luis Cavalli.
Pinta seus quadros com fortes pinceladas e cores intensas.
Sua forte ligação com a natureza, com o mar e com as matas, transparecem em suas telas.
Clube de Leitura Delícias da Literatura: ELAS POR ELAS - PROAC com Cia Luarnoar
10/11, às 16h | Duração: 60 min
Classificação: acima de 16 anos
Uma proposta diferente, onde o público ouve os contos com os olhos vendados. Os contos são apresentados com paisagem sonora (resgatando a magia das radionovelas). Voltado ao público adulto e de terceira idade, reunirá obras que possibilitem diversos olhares sobre as mulheres que falam de mulheres, ecoam o feminino em seus versos, sonhos, desafios
Essa atividade faz parte do Projeto “A Biblioteca Pública Abraçando todos Públicos”, PROAC Modernização de Bibliotecas, contemplado pela Cia Luarnoar.
Plante Leitura: fabular é urgente em tempos de crise climática - com Thais Caramico
12 e 26 de novembro, 15h | Duração: 90 min
Classificação: a partir de 08 anos
Mediação de leitura dos livros Um dia, um rio, Fio de rio e Rio dos jacarés, além de apreciação da carriola de livros. Haverá ainda: Cine Muvuca (exibição de curtas com pipoca) e Criação de livro-fluxo coletivo Seres-rios com colagens, depoimentos e manifestos sobre rios na cidade de SP, inspirado na dissertação de mestrado de Thais Caramico.
Mala dos Saberes Deslocados (mediação de leitura) - PROAC com Cia Luarnoar
14 de novembro, 11h | Duração: 60 min | Largo Nossa Senhora da Conceição
Classificação: Livre
Intervenção itinerante que reúne obras literárias que tratam da temática do refúgio, apresentadas em formato de álbum de fotos (uma das poucas lembranças que as pessoas em situação de refúgio podem trazer consigo) e ambientadas com paisagem sonora. Essa atividade faz parte do Projeto “A Biblioteca Pública Abraçando todos Públicos”, PROAC Modernização de Bibliotecas, contemplado pela Cia Luarnoar. Em caso de chuva essa atividade será reprogramada.
BIBLIOTECA HUMANA - PROAC Com Cia Luarnoar, Jéssica Balbino e C’Aju Hernandez
18 de novembro, 10h | Duração: 60 min
Classificação: a partir de 13 anos
Uma proposta arrojada inspirada na iniciativa que ocorre na Cidade de Copenhague desde o ano 2000. O livro é substituído por pessoas e seus títulos são as histórias de vida dos personagens/protagonistas. Nossas “obras" são pessoas que têm sua história marcada pela busca de liberdade, como: público LGBTQIAPN+, migrantes internacionais, pessoas negras, indígenas, PCDs e refugiados, para contarem suas histórias. Neste encontro teremos: C’Aju Hernandez - Uma jovem colombiana que se tornou refugiada na primeira infância e Jéssica Balbino, escritora que trata da questão da gordofobia.
Plante Leitura: fabular é urgente em tempos de crise climática- com Thais Caramico
Sábado, 29 de novembro | Duração: 180 min
Classificação: crianças
A emergência climática não é mais um futuro distante, mas um tema que faz parte do nosso cotidiano e impacta a vida de muitas crianças. Além da escuta e do diálogo adequado para cada contexto, há uma outra maneira de lidar com dúvidas e angústias, promovendo assim o direito das crianças de poderem imaginar dias melhores. Fabular é buscar na infância, essa linguagem inaugural, imaginativa, presente e curiosa, outros modos e relações com todas as vidas.
Em novembro, mês da COP30 sediada em Belém do Pará, a Biblioteca de Fora e a Biblioteca Raul Bopp realizam a ação literária Plante leitura, que estaciona na biblioteca do Parque da Aclimação uma carriola de livros recheada de literatura para as infâncias a fim de aproximar crianças e adultos de histórias que despertam curiosidade, empatia, cuidado e encantamento com o mundo natural e diferentes visões e relações socioambientais.
Além da instalação artística, a iniciativa conta com mediação de leitura, ateliê de livro-rio, sessão de curtas e bate-papo sobre como as histórias podem ser um caminho para falar sobre consciência ecológica e justiça climática com as crianças.
Plante leitura é, sobretudo, uma forma de semear a escuta para registrar, a partir do que sentem e contam as crianças, com seus espantos e encantamentos, o futuro que sonhamos.
No sábado dia 29 de novembro, teremos uma programação especial:
10h - Oficina natural com coletivo miudezas
11h - Cine Muvuca
13h - Convite pro mato
Encontro com a escritora: Liniane Haag Brum
27 de novembro, 10h
A escritora Liniane Haag Brum lança seu novo livro, A hóspede — uma história intensa e delicada sobre pertencimento, memória e os silêncios que moram dentro de nós. Durante o encontro, Liniane vai falar sobre o processo de criação da obra, trocar ideias com o público e autografar exemplares. Uma oportunidade imperdível para quem ama literatura contemporânea e boas histórias. ❤️
Liniane Haag Brum, nascida em Porto Alegre, é escritora, jornalista, pesquisadora e docente. É doutora em Teoria e Crítica Literária (Unicamp), mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP) e graduada em Comunicação Social (PUC/RS). Foi jurada dos Prêmios Jabuti e Fundação Conrado Wessel de Cultura, edição 2024.
Encontro com a autora: Ana Lúcia Marcondes
28 de novembro, 10h
A Biblioteca Raul Bopp recebe a escritora Ana Lúcia Marcondes para um bate-papo e lançamento de seu novo livro, VER.ME.LHO — uma obra que convida o leitor a mergulhar em um mosaico literário distópico ambientado na cidade de São Paulo.
Em VER.ME.LHO, seis mulheres, distintas em suas trajetórias e vivências, revelam fragmentos de suas existências em meio à rotina pulsante e desigual da metrópole. Através de uma escrita intensa e sensorial, Ana Lúcia Marcondes costura narrativas que dialogam com temas como identidade, corpo, violência e resistência, compondo um retrato poético e inquietante da condição feminina contemporânea. Durante o encontro, a autora falará sobre o processo de criação do livro, suas referências literárias e o desafio de dar voz a personagens que se cruzam no caos urbano e emocional de uma São Paulo distópica, mas profundamente real.
Anna Lúcia Marcondes, mulher, mãe e multiartista, produtora cultural e gestora com sólida trajetória nas artes visuais e na cultura. Criadora de possibilidades, facilita e promove mediação de conhecimentos. Formada em Artes Plásticas pela FAAP (1986), com especializações em Comunicação Visual, Publicidade e Marketing e Letras USP, trabalhou para a Secretaria do Bem-Estar Social, a Secretaria de Cultura, Fundo Social e SESC. Desenvolve projetos artísticos com viés sociocultural desde os anos 80. Com diversos cursos e formação na área do patrimônio, atua de forma transversal com inclusão e educação. Marcondes é fundadora e diretora-presidente do Instituto Via Cultural, ponto de cultura e Oscip, atuando na elaboração de programas culturais, educação patrimonial e projetos de arte.
PROGRAMAÇÃO DA RAUL BOPP NO PROGRAMA BIBLIOTECA VIVA NOVEMBRO
Sustentável Público - Circo do Céu Aberto
Dia 19 de novembro às 14h | Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Um palhaço que perde seu circo numa tempestade de ventos, algo muito comum na vida dos artistas de circo, assim como outros donos de circo que também não perderam a esperança de levar a alegria, esse palhaço se torna coletor de reciclagem.
Pequenas Notáveis - Carolina de Jesus - Cia. Núcleo
Dia 25 de novembro às 14h | Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre - Crianças
Toda grande personalidade um dia já foi criança, e é neste período da vida que a Cia. Núcleo aborda o ciclo de contações Pequenas Notáveis. Carolina de Jesus é uma das cinco mulheres escolhidas para representar esta pesquisa sobre o feminino, a identidade de gênero e os papeis sociais.Enquanto trabalhava como catadora, Carolina Maria de Jesus registrava o cotidiano da favela do Canindé em cadernos que encontrava no lixo, e depois se tornou uma das principais escritoras negras do Brasil
* Veja mais programações das bibliotecas em: PROGRAMAÇÃO CULTURAL BIBLIOTECA VIVA DE NOVEMBRO
Serviço:
Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp
Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação
CEP - 01534-001, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3208-1895
E-mail: bcsp.rbopp@prefeitura.sp.gov.br
Horário: 2ª a 6ª das 9h às 18h, sábado das 10h às 14h
Veja mais informações da Biblioteca na página
Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas
Confiram outras atividades da programação cultural no Instagram SMBibliotecas
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
