Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025 | Horário: 13:54
Compartilhe:

Programação dedicada aos povos originários e a cultura do Hip Hop faz parte das Casas de Cultura Municipais

Com destaques em atrações de circo, festa, dança, literatura, teatro e música; a pluralidade de linguagens toma conta das Casas de Culturas Municipais

LÝRYCA é destaque com show de rap trilingue na Casa de Cultura Hip Hop Leste, às 18h

São Paulo, 20 de agosto de 2025 – As Casas de Cultura Municipais recebem nesta semana de quarta (20) a domingo (24) mais de 30 atrações que variam de picadeiros circenses, saraus literários, apresentações musicais e teatros. Entre os destaques está a programação de sábado (23) da Casa de Cultura Hip Hop Leste que tem shows da DJ Bia Sankofa, Lady Chris (Minas da Rima) e LÝRYCA e de domingo (24) na Casa de Cultura Hip Hop Sul que traz Cia folia do picadeiro, Coletivo Cafuzas e Lítero Poético Musical para atrações artísticas.

Na quarta (20), às 14h, acontece a festa Patifaria Popular na Casa de Cultura Butantã. A celebração une pagode, forró, axé, rap e mais, numa roda de samba. Em volta de uma mesa, se unem os músicos Fabra, Nunez, Dida e Cellinho Seu Pretão, que levam consigo tambores, microfones, violão e até mesa de DJ.

Já na Casa de Cultura Manoel Mendonça, o espetáculo “Dançando por alguns cantos…” da Cia. Diversidança traz dança para a zona sul. O público pode ver os dançarinos de perto, na sexta, às 17h. Logo em seguida, às 18h, no mesmo local, o Coletivo Sarau da Retomada promove a cultura indígena no meio da selva de pedra por meio da música e outras manifestações artísticas.

No sábado (23), a partir das 15h, tem programação tripla na Casa de Cultura Hip Hop Leste. Primeiro, a DJ Bia Sankofa apresenta seu show com músicas de Afrobeats, Amapiano, Kizomba, Samba, MPB e Hip Hop. O setlist que celebra a periferia é fruto da pesquisa e vivência da cultura preta. Um pouco depois, às 17h, Lady Chris, conhecida pelo seu trabalho em Minas da Rima sobe no palco para cantar músicas de sua carreira e representar na música a juventude negra.

A programação do dia acaba com o show da LÝRYCA, às 18h. A multiartista é indígena, mãe, MC e mistura nas suas composições o tupi guarani, japonês e português. Seu espetáculo "RYZOMA HYPHOP" traz a presença indígena no hip hop contemporâneo.

Coletivo Cafuzas apresenta “Menina Japinim” na Casa de Cultura Hip Hop Sul, às 15h

No dia seguinte (24), a Cia Folia do Picadeiro, com mais de 20 anos de atuação, apresenta um espetáculo de circo tradicional na Casa de Cultura Hip Hop Sul, às 13h. Logo depois, às 15h, o Coletivo Cafuzas convida o público para “Menina Japinim”, uma contação de histórias indígenas, que surgiu da pesquisa da narrativa oral e escrita das culturas indígenas.

A agenda cultural do equipamento no domingo acaba com “UM OLHO SOL”, um projeto lítero poético-musical, às 17h. Com a participação do público e por meio da música e poesia, a obra teatral revela a beleza da periferia.

Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais informações sobre a programação das Casas de Culturas, Centros Culturais, Teatros e Bibliotecas da Prefeitura.

 

Serviço:

 

Quarta (20)

 

Atração: Palestra Helo Class - Tranças

Palestra

Quando: Quarta (20) às 14h

Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: A palestra aborda a ancestralidade e a importância do autoconhecimento por meio das tranças, ressaltando o empreendedorismo como forma de gerar renda com as próprias mãos. Destaca que essa atividade é acessível, pois não exige investimentos além do trabalho manual. Também serão ensinados cuidados essenciais com os cabelos, como o desembaraço correto, lavagem adequada, uso de pentes apropriados e hidratação dos fios, promovendo saúde capilar e valorização da técnica.

 

Atração: Patifaria

Música

Quando: Quarta (20) às 14h

Local: Casa de Cultura Butantã | Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Patifaria Popular é uma festa de música brasileira que une samba, pagode, forró, axé, rap e mais, numa roda de samba vibrante. Com DJs fazendo scratches ao vivo, o projeto mistura tradição e modernidade. Liderada por Fabra, Nunez, Dida e Cellinho Seu Pretão, oferece uma experiência sonora autêntica e pulsante.

 

Atração: Cia Terezinha de Contação de Histórias

Contação de histórias

Quando: Quarta (20) às 14h

Local: Casa de Cultura São Mateus - R. Curumatim, 201 - Parque Boa Esperança, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: A Casa de Cultura Casa de Cultura São Mateus recebe a Cia Terezinha de Contação de Histórias, fundada em 2013 por Patrícia Pires e Paulo Souza. A dupla une literatura, música e teatro de bonecos em apresentações lúdicas e educativas. As ações culturais serão voltadas a estudantes do território, promovendo identidade local e protagonismo juvenil.

 

Atração: Siriema Spuleta Arte e Cultura

Teatro

Quando: Quarta (20) às 15h

Local: Casa de Cultura Guaianases - R. Castelo de Leça, s/n - Jardim Soares, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Há muito tempo, São Paulo era conhecida como Campos de Piratininga, parte da Grande Muralha Verde liderada pelo morubixaba Tupiniquim Tibiriçá. A pedra Itaecerá, marcada por um raio, era local sagrado para rituais ao Deus Tupã. SP Indígena: Histórias Quinhentistas traz, de forma lúdica, relatos da invasão e colonização do território indígena, valorizando as raízes e memória dos povos nativos.

 

Atração: TURMA DO ANDREZINHO

Artes Cênicas

Quando: Quarta (20) às 15h

Local: Casa de Cultura M'boi Mirim - Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Prepare-se para uma tarde de muita alegria e imaginação! A Turminha do Andrezinho reúne personagens divertidos, inteligentes e cheios de criatividade que cantam, dançam e brincam, conquistando crianças e adultos. Com músicas envolventes e canções inéditas que abordam temas como higiene, educação e preservação do meio ambiente, o espetáculo mistura aprendizado e diversão de forma única.

 

Atração: Rosemar

Literatura

Quando: Quarta (20) às 9h e às 14h

Local: Casa de Cultura São Rafael - R. Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: A história narra a amizade, a etnia e os desafios na infância de um curumim indígena que busca um pássaro que canta e traz a chuva. Entre tecidos, bonecos e muita magia, as crianças interagem e brincam nessa aventura cheia de descobertas. Rosemar Patricia, contadora de histórias com quase 20 anos de experiência, traz essa narrativa que celebra a alegria, a natureza e a liberdade da infância.

 

Atração: Sereiando contos

Literatura

Quando: Sexta (22) às 10h

Local: Casa de Cultura Itaim Paulista - R. Monte Camberela, n°490 - Vila Silva Teles, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Na contação “Maradopin e assim se fez Brasil!”, as palhaças Brotinha Juvena, CaiSara e Eugêmia apresentam, com humor e sensibilidade, a visão de três crianças tupinambás sobre a construção do Brasil. Através de Aira, Jaci e Toriba, o público escolar é convidado a conhecer a riqueza da cultura indígena e refletir sobre nossa história de forma lúdica e crítica.

 

Atração: Sarau Museu do Inusitado

Literatura

Quando: Sexta (22) às 14h

Local: Casa de Cultura Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: O Museu do Inusitado promove encontros artísticos de música, poesia, arte e inter-linguagem, valorizando tradições, conhecimento ancestral e oralidade. Celebrando 10 anos, apresenta um sarau com músicas autorais, poesia, grafite e falas sobre nutrição e povos originários. Fundado entre Capão Redondo e Jardim São Luís em 2015, realiza desde 2018 o Encontro Musical semanal, conectando artistas periféricos. Entre 2022 e 2023, promoveu 104 encontros com diversas apresentações e produções culturais. Em 2024, seus vídeos circularam por espaços públicos, consolidando-se como polo de arte e cultura nas bordas da cidade.

 

Atração: Vicentini Gomez

Literatura

Quando: Sexta (22) às 15h

Local: Casa de Cultura Freguesia do ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: “Era Uma Vez o Medo” é um guia que provoca o leitor a enfrentar a página em branco com coragem, misturando crônicas e reflexões da experiência do autor em teatro, cinema e literatura. Com leveza e humor, incentiva a escrever livremente, desafiando regras e abraçando o caos. Indicado para quem quer escrever, professores e apaixonados por narrativas.

 

Atração: Exposição alvarenga

Audio Visual

Quando: Sexta (22) às 17h

Local: Casa de Cultura Júlio Guerra - praraça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Exposição de fotos e vídeos celebra os 10 anos da Alvarenga TV, multiplataforma idealizada por Pedro Henrique Baratelli, com foco na Zona Sul de São Paulo. A mostra reúne entrevistas com lideranças comunitárias e registros de histórias locais que ajudam a construir o imaginário das periferias. A iniciativa valoriza a memória coletiva, destacando aspectos sociais, culturais e identitários da região. Através de imagens e relatos, o público é convidado a refletir sobre o território em que vive. Trata-se de um resgate audiovisual que fortalece a voz das comunidades.

 

Atração: Cia. Diversidança - Dançando por alguns cantos...

Dança

Quando: Sexta (22) às 17h

Local: Casa de Cultura Manoel Mendonça - Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, n°434 - Santo Amaro

Duração: 180 min

Classificação: Livre

Sinopse: Dançando por alguns cantos... é uma intervenção da Cia Diversidança que convida o público a refletir sobre o papel da dança na sociedade por meio de perguntas e relatos. A obra propõe uma imersão interativa, onde o espectador participa ativamente do espetáculo. A pesquisa da companhia é guiada pela Dramaturgia da Memória e pela Estética Relacional, abordando a dança como ofício e instrumento de transformação. Criada a partir de processos iniciados em 2015, a performance valoriza o artista e sua relação com a comunidade. A estrutura técnica é simples e adaptável a espaços públicos e de passagem.

 

Atração: Sarau da Retomada

Literatura

Quando: Sexta (22) às 18h

Local: Casa de Cultura Manoel Mendonça - Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, n°434 - Santo Amaro

Duração: 120 min

Classificação: Livre

Sinopse: O Coletivo Sarau da Retomada é uma proposta itinerante que enxerga o corpo como território, promovendo a cultura indígena em contextos urbanos. Surgiu da vivência de Gustavo Maria como Jovem Monitor Cultural, diante da ausência de expressões originárias. O sarau é espaço de acolhimento, arte e identidade, fortalecendo a retomada indígena na cidade de São Paulo. Conecta povos originários e periferias em manifestações artísticas e políticas.

 

Atração: Mangangá Capoeira

Culturas Populares

Quando: Sábado (23) às 10h

Local: Casa de Cultura Manoel Mendonça - Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, n°434 - Santo Amaro

Duração: 120 min

Classificação: Livre

Sinopse: Fundada em 03/02/2003 pelos professores Alex (Formiguinha) e Anderson (Besouro), a Escola Cultural Mangangá Capoeira resgata os verdadeiros valores da capoeira, atuando em escolas, universidades, ONGs e empresas. Com cerca de 200 membros de todas as idades e habilidades, o grupo está presente em SP, PR e SC. Descendente dos mestres Limão e Bimba, conta com o apoio do Mestre Djamir Pinatti. A filosofia da Mangangá valoriza técnica, cultura, respeito, disciplina e a formação do capoeirista como cidadão.

 

Atração: Núcleo Damala

Culturas Populares

Quando: Sábado (23) às 11h

Local: Casa de Cultura Júlio Guerra - Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: A Caravana Fuscalhaço é um cortejo artístico com palhaços que tocam instrumentos, cantam, fazem malabares, andam de perna de pau e monociclo. Durante o percurso, músicas da cultura popular, brincadeiras e poesias compõem as intervenções em paradas especiais. O Fuscalhaço, um Fusca preto estilizado de 1972, e a Kombalhaço, uma Kombi grafitada de 1996, funcionam como transporte, carro de som e cenário. As apresentações incluem histórias, músicas e poesias contadas por palhaços, bonecos e máscaras feitas com materiais reutilizados. Trata-se de um espaço artístico democrático, muitas vezes estruturado como sarau popular.

 

Atração: Mizael Alves

Circo

Quando: Sábado (23) às 14h

Local: Casa de Cultura Itaim Paulista - R. Monte Camberela, n°490 - Vila Silva Teles, São Paulo

Duração: 120 min

Classificação: Livre

Sinopse: Na apresentação circense de Tóin-Tóin, a roda se forma como espaço de afeto, troca e pertencimento. O palhaço convida o público a participar ativamente do espetáculo, criando um ambiente coletivo. Entre cantigas, poemas, mágica e acrobacias, a apresentação valoriza o encantamento e a interação. A relação com quem assiste é central para o desenvolvimento das cenas. Tudo acontece em frente à Casa de Cultura, em clima de festa popular.

 

Atração: CIA TATY DE TEATRO

Teatro

Quando: Sábado (23) às 14h

Local: Casa de Cultura Raul Seixas - R. Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Em um reino encantado, o príncipe Leonardo e a princesa Charlote vivem em harmonia até a chegada de uma bruxa que polui a natureza e ameaça separar o casal. Com a ajuda de Zezinho, servo da bruxa, e da plateia, começa uma aventura divertida e educativa sobre amizade, respeito e preservação do meio ambiente.

 

Atração: Ding Don

Circo

Quando: Sábado (23) às 14h

Local: Casa de Cultura São Miguel - R. Irineu Bonardi, n°169 - Vila Pedroso, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Em “Ding Dom e a Voz da Consciência”, o palhaço vive um dia de férias nada comum. Ao acordar, percebe que sua consciência ganhou voz e começa a interagir com ele, gerando situações inusitadas e engraçadas. Com a ajuda do divertido macaco Choquito, Ding Dom se envolve em confusões, como trocar a fralda de um misterioso bebê. É uma comédia leve, cheia de bagunça, diversão e cenas hilárias para toda a família.

 

Atração: Cia David Roberto

Artes Cênicas

Quando: Sábado (23) às 15h

Local: Casa de Cultura Brasilândia - Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia do Ó

Duração: 120 min

Classificação: Livre

Sinopse: A Cia Gospel David Roberto traz ao Festival uma performance coreográfica intensa que une dança, teatro e espiritualidade. Com movimentos expressivos e emocionantes, a apresentação conduz o público por uma jornada de fé e adoração. A arte se torna instrumento de louvor, cura e reflexão, exaltando o amor de Deus com beleza e propósito.

 

Atração: Dj Bia Sankofa

Música

Quando: Sábado (23) às 15h

Local: Casa de Cultura Hip Hop Leste - R. Sara Kubitscheck, 202 - Cidade Tiradentes, São Paulo

Duração: 45 min

Classificação: Livre

Sinopse: DJ Bia Sankofa, residente em Cidade Tiradentes (zona leste de São Paulo), apresenta um show vibrante que mistura ritmos africanos e brasileiros como Afrobeats, Amapiano, Kizomba, Samba, MPB e Hip Hop. Desde 2013, ela se destaca por divulgar uma música engajada, valorizando as raízes africanas e criando uma experiência sonora de celebração, reflexão e conexão cultural com o público.

 

Atração: NadaLeviano

Artes Cênicas

Quando: Sábado (23) às 16h

Local: Casa de Cultura Chico Science - Rua Abagiba, 20, Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho - Ipiranga, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: O SLAMCOMX é a primeira batalha de poesia falada mensal de São Bernardo do Campo-SP, realizada desde agosto de 2024. Inspirado no mensageiro revolucionário Malcolm X, o projeto celebra a poesia marginal e fortalece artistas independentes do ABC Paulista. Em 2025, contou com apoio da Lei Aldir Blanc, tendo uma de suas edições com uma das maiores premiações do Estado. O SLAMCOMX inspira e impulsiona novos movimentos de arte de rua na região.

 

Atração: Belmiro Persan

Música

Quando: Sábado (23) às 16h

Local: Casa de Cultura Parelheiros - R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Natural de Nossa Senhora das Dores, Sergipe, Persan começou na música aos 13 anos, descobrindo seu talento para compor e cantar. Aos 16, lançou suas primeiras músicas e participou de eventos populares da região. Em 1992, mudou-se para São Paulo, onde construiu carreira profissional, formando parcerias com grandes nomes do Forró e Sertanejo, como Waldir Luz, Beto Barbosa e Ronaldo Monteiro. Persan & Banda contagia o público com carisma, alegria e shows eletrizantes, com repertório recheado de sucessos atuais, clássicos do Forró, Sertanejo e Piseiro.

 

Atração: Inara mel

Música

Quando: Sábado (23) às 16h

Local: Casa de Cultura São Mateus - R. Curumatim, 201 - Parque Boa Esperança, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Inara Mel apresenta um show vibrante, com repertório de música popular e regional brasileira. Suas composições autorais abordam temas como empoderamento feminino e inclusão, mesclando Forró, Axé e outros ritmos nordestinos. Com 28 anos de trajetória em São Paulo, foi vocalista da Banda Forrófiado e hoje trabalha em seu CD autoral Histórias Que Eu Cantei. Venceu o Festival de Marchinhas de Itaquera com a canção “Fotinha no Whatsapp”.

 

Atração: Lady Chris (Minas da Rima)

Música

Quando: Sábado (23) às 17h

Local: Casa de Cultura Hip Hop Leste - R. Sara Kubitscheck, 202 - Cidade Tiradentes, São Paulo

Duração: 120 min

Classificação: Livre

Sinopse: Lady Rap iniciou no Hip Hop aos 15 anos em São Bernardo do Campo, reconhecendo o potencial da música para emancipar jovens negras. Aos 17, já conquistava palcos pelo Brasil, mostrando talento e paixão por promover mudanças sociais. Coordenadora geral do coletivo “Minas da Rima” e ex-líder da CUFA e da Frente Brasileira de Hip Hop, dedica-se há mais de 22 anos à capacitação e fortalecimento do movimento, sendo uma líder inspiradora na cena nacional.

 

Atração: Adelson Barros

Música

Quando: Sábado (23) às 17h30

Local: Casa de Cultura Parelheiros - R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: As apresentações musicais de Adelson Barros levam cultura, arte e entretenimento para a população, especialmente moradores da região de R. Nazle Mauad Lutfi, n°169 - Parque Tamari. Seu trabalho promove o bem-estar comunitário, com música sertaneja que celebra as raízes culturais e fortalece a socialização. Além de divertir, desenvolve musicalidade, canto, instrumentação e expressão corporal, contribuindo para o desenvolvimento humano de adolescentes, jovens e adultos.

 

Atração: LÝRYCA

Culturas Populares

Quando: Sábado (23) às 18h

Local: Casa de Cultura Hip Hop Leste - R. Sara Kubitscheck, 202 - Cidade Tiradentes, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: LÝRYCA, indígena, mãe, MC e multiartista, explora novas possibilidades no RAP, unindo português, tupi guarani e japonês em composições que expressam espiritualidade, resistência e ancestralidade. Com 10 anos de carreira, seu espetáculo "RYZOMA HYPHOP" traz sonoridades experimentais e celebra a presença indígena no hip hop contemporâneo, conectando público e memórias ancestrais numa profunda imersão cultural.

 

Atração: Nouvelle Vie

Música

Quando: Sábado (23) às 18h

Local: Casa de Cultura São Mateus - R. Curumatim, 201 - Parque Boa Esperança, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: A banda paulistana Nouvelle Vie apresenta o show de lançamento do single New Life, marcando a nova fase do duo Carll Lament e Edu Krummen. A proposta traz uma atmosfera dançante, inclusiva e diversa, voltada para o público livre. O projeto musical aposta no inusitado e na leveza, despertando a imaginação de quem mergulha em sua sonoridade.

 

Atração: Alma - Ana Luddin

Música

Quando: Sábado (23) às 18h

Local: Casa de Cultura São Rafael - R. Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: A cantora e compositora Ana Luddin tem sido uma presença marcante no cenário musical , encantando os amantes do rock ANOS 70,80,90 min nostálgico. Com sua voz poderosa e letras profundas também com músicas de sua autoria - Ana Luddin traz uma mistura única de energia e sensibilidade em suas composições, criando uma conexão autêntica com seu público.

 

Atração: Do Nordeste ao Sudeste Seu Zé

Música

Quando: Sábado (23) às 18h

Local: Casa de Cultura Vila Guilherme - Praça Óscar da Silva, n°110 - Santo Amaro, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: O grupo Vozes da Luz é uma formação musical dedicada ao resgate e à celebração da espiritualidade por meio do canto de pontos religiosos. Com raízes nas tradições afro-brasileiras e espiritualistas, suas apresentações unem fé, ancestralidade e música em uma jornada sonora profunda e emocionante. Cada canto evoca orixás, guias e entidades de luz, criando um ambiente vibrante, sagrado e acolhedor.

 

Atração: Cia folia do picadeiro

Circo

Quando: Domingo (24) às 13h

Local: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: A Cia. Folias de Picadeiro, criada em 2002 por Camilo Torres (Palhaço Pirulitus), valoriza a linguagem raiz do circo tradicional de lona itinerante. Com presença em festivais, prêmios como ProaC e Funarte, e temporadas em espaços culturais, a companhia destaca produções como "Circo, Alegria e Cidadania" e "Circo, Muito Além do Picadeiro". Seu pocket show une palhaços, MCs e malabaristas para dialogar sobre temas atuais como sustentabilidade e inclusão social, promovendo uma interação vibrante e ressignificando a arte circense.

 

Atração: Coletivo Cafuzas

Literatura

Quando: Domingo (24) às 15h

Local: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: O Coletivo Cafuzas apresenta “Menina Japinim”, uma narrativa baseada no livro de Ana Miranda que convida o público a acompanhar as aventuras de uma criança indígena que sai da aldeia para explorar paisagens desconhecidas. Fundado em 2014, o coletivo pesquisa narrativas orais e escritas das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, fortalecendo a ancestralidade e valorizando histórias de liberdade, memória e resistência. Com as narradoras Aline Oliveira e Rosana Borges Silva, promovem encontros de afeto, reflexão e aprendizado mútuo.

 

Atração: R.MC

Música

Quando: Domingo (24) às 15h

Local: Casa de Cultura Itaim Paulista - R. Monte Camberela, n°490 - Vila Silva Teles, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Direto da Casa de Cultura Itaim Paulista, o duo Os Ilegais Rap — formado por Rogério e Fabiana — traz ao palco rimas afiadas e batidas potentes que retratam a realidade periférica. Suas letras abordam desafios, resistência e esperança, com autenticidade e força. A sintonia entre os dois artistas dá vida a apresentações impactantes, que nesta edição contará também com convidados especiais.

 

Atração: Nova atividade

Música

Quando: Domingo (24) às 16h

Local: Casa de Cultura Vila Guilherme - Praça Óscar da Silva, n°110 - Santo Amaro, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Com energia renovada e respeito às raízes, o grupo Nova Atividade chega para reafirmar o poder do pagode como expressão cultural viva e pulsante.

 

Atração: Lítero Poético Musical - UM OLHO SOL

Artes Cênicas

Quando: Domingo (24) às 17h

Local: Casa de Cultura Hip Hop Sul - Rua Sant'Ana, 201 - Vila São Pedro, São Paulo

Duração: 120 min

Classificação: Livre

Sinopse: O projeto lítero poético-musical “Um Olho Sol”, de Daniel Alexandrino e Sidnei Ferreira, une poesia, música e artes visuais para explorar identidade, memória e experiência humana. Com ênfase na oralidade e na interação com o público, a obra transcende formatos, trazendo performances, oficinas e outras linguagens. Inspirado pela resiliência de Alexandrino, que enfrentou perda parcial da visão, o espetáculo revela a beleza da periferia através de múltiplas expressões artísticas. “Um Olho Sol” é uma celebração da poesia periférica e da criatividade inovadora.

 

Atração: Kafú e Banda - O Melhor do Samba Rock

Música

Quando: Domingo (24) às 18h30

Local: Casa de Cultura Freguesia do ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó, São Paulo

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Sinopse: Cafu e banda, formada em 2018 em São Paulo, promove a diversidade musical com foco no Samba Rock. Com três integrantes — Edison Isaías (percussão), Fábio Lima (voz e violão) e Lucas Isaías (contrabaixo) — o grupo mescla influências de reggae, samba e black music. O show “O Melhor do Samba Rock” apresenta canções inéditas, unindo originalidade e romantismo com alta qualidade musical.

 

Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens