Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025 | Horário: 18:30
Compartilhe:

Programa Biblioteca Viva leva 22 programações culturais em bibliotecas, pontos e bosques de leitura nesta semana

A programação conta com circo, teatro, contação de histórias, cultura popular, atividade especial ao Dia do Rock e mais; confira toda a agenda
Foto da atração

São Paulo, 16 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, anuncia a programação cultural de julho pelo programa Biblioteca Viva, com esta semana recebendo 22 atividades culturais gratuitas em diferentes bibliotecas públicas municipais e pontos e bosques de leitura administradas pela pasta. Com agenda tendo começado na quarta-feira (16), as atividades culturais englobam comemorações de festa julina e do dia do rock, com teatro, contação de histórias, circo, bate-papo com escritores e música e são todas gratuitas. A programação completa está no site e estão sujeitas a alteração.

As atrações da programação de julho da Biblioteca Viva com mais sessões ao público são o espetáculo “Boi Bumbá do Novo Mundo” – que adapta uma das maiores manifestações populares nordestinas para o viés infantil, uma série de Cantigas, Canções, Poesias e Cordel sobre a saga do Boi – e o circo “A História Não Contada das Músicas Infantis”, do coletivo Circo di SóLadies | Nem SóLadies – neste espetáculo, o coletivo adentra ao universo das personagens das músicas infantis e contam suas histórias a partir de uma nova perspectiva, onde elas enfrentam seus medos, questionam os preconceitos e propõem as mudanças de enredo.

“Boi Bumbá do Novo Mundo” tem suporte a pessoas neuro diversas e estará no Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi e no Ponto de Leitura Parque Piqueri no dia 19 de julho, no bosque às 11h e no ponto às 14h, e também no dia 20 de julho às 11h no Bosque de Leitura Parque Ibirapuera. Enquanto “A História Não Contada das Músicas Infantis” chega nos pontos de leitura Butantã e Chácara do Jockey no dia 19 de julho, no Butantã às 11h e na Chácara às 15h, e no Ponto de Leitura Graciliano Ramos no dia 20 de julho às 14h.

Como opção de música, “Carimbó Mete Ficha”, da Carimbodélic com Mete Ficha como convidado, traz o repertório do cantor amazonense totalmente autoral aliado ao grupo Mete Ficha, de carimbó, gênero musical tradicional na Amazônia e com uma forte ligação da herança afro-indígena. O show acontece na Biblioteca Milton Santos na sexta (18) às 15h.

E para os fãs da quinta arte, “Inezita Barroso, A Zitinha”, da atriz e musicista Renata Maciel, chega no Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares no domingo (20) às 11h. A peça de teatro conta a trajetória da grande voz da música caipira e do folclore brasileiro, com muita música ao vivo e brincadeiras com o público.

 

Programação do Biblioteca Viva leva protagonismo circense

Foto da Atração Delas Circus Show. (Foto: Divulgação)
 

 

Mais três atividades culturais de circo chegam com tudo na programação de julho do Biblioteca Viva. Além dos já citados “A História Não Contada das Músicas Infantis” e a veia parceira do “Circo Rock Shorts”, a programação conta com “Delas Circus Show”, “No varal” e “MCirco” nas bibliotecas públicas municipais.

Em “Delas Circus Show”, a atração chega somente nesta semana nas bibliotecas Cora Coralina – no dia 17 de julho às 14h – e Jovina Rocha Álvares Pessoa – no dia 19 de julho às 10h –, destacando o protagonismo à mulher no circo, desafiando a tradicional imagem masculina ao permitir que elas liderem números de palhaçaria e malabarismo e rompendo barreiras e estigmas da resistência feminina.

No varal” é uma apresentação que alude às memórias vividas nos quintais da periferia e imaginados por sonhadores periféricos. Já tendo rodado em cidades do Estado de São Paulo, no espetáculo, a dupla de palhaços Candango e Torradinho resolve lavar toda a roupa suja e pendurar no varal, sejam elas personagens e situações que fazem parte do cotidiano da sociedade, com muita brincadeira lúdica que se passa no universo daquele quintal. A atividade roda nos dias 17 às 10h e no dia 18 às 14h, nas bibliotecas Paulo Sérgio Duarte Milliet e José Mauro Vasconcelos, respectivamente.

E tendo uma apresentação única nesta semana, na Biblioteca Sylvia Orthof, no dia 19 de julho às 11h, a atividade “MCirco” propõe a brincadeira que consta em seu nome: uma mistura de palhaçaria e malabarismo com cenas do hip-hop e rap. Entre rimas e truques beats e “looks”, o mestre de cerimônias rapper-circense MCirco apresenta ao público infantil do Tucuruvi, zona norte da cidade, um espetáculo solo com cenas de teatro físico, malabarismo, comicidade, dança e rimas.

 

Contação de Histórias diversas enriquecem a agenda

Atração Circo da Lua. (Foto: Divulgação)
 

 

Por fim, para quem gosta de contação de histórias, a programação de julho do Biblioteca Viva oferece quatro atividades gratuitas para a criançada.

Com duas sessões – no dia 17 de julho às 10h, na Biblioteca Jayme Cortez, dentro do Centro Cultural da Juventude, e no dia 18 de julho às 14h, na Biblioteca Affonso Taunay – a atração “O circo da Lua” é bilíngue em Português e Libras, cuja proposta unifica uma contação de histórias com a leitura mediada, mostrando o poder da imaginação sem limites. Elaborada pela Trupe Arlequinos & Colombinas, através da menina Lua, as crianças conhecem as personagens do circo “Las Mágicas” e são convidadas a viajar junto com o caminhão da trupe e descobrem o que acontece atrás da lona do circo.

Ainda nos embalos das comemorações de Dia de São João, a contação “Terra Julina”, que estará na Biblioteca Álvaro Guerra no sábado (19) às 11h, o público será guiado por um passeio cultural pelas raízes da festa junina, relembrando histórias, símbolos e tradições que fazem dessa celebração uma das mais queridas do Brasil, com muitas brincadeiras típicas, contos de cordel, música e até um arrasta-pé.

Há ainda a contação “Contos Populares com a Cia Terezinha!”, também temática, explorando o folclore nacional e a Cultura Popular do Brasil. Os contos selecionados pela contação são inspiradas nas narrativas recolhidas pelo historiador e sociólogo Câmara Cascudo, que dedicou a sua vida estudando o folclore e a cultura brasileira. Espera-se muita música ao vivo, fábulas das mais diversas, fantoches e recursos lúdicos, como mamulengos, além de brincadeiras cantadas e muita interação com o público. A contação chega na Biblioteca Gilberto Freyre na sexta (18), às 10h.

 

Atrações que já estrearam ainda estão disponíveis

Atração Circo Rock Shorts. (Foto: Divulgação)
 

 

As atrações que já inauguraram a programação de julho do Biblioteca Viva são o “Pula Fogueira” e o “Circo Rock Shorts”.

A primeira, enquadrada como uma atividade especial de festa julina e voltada para o público infantil, é uma contação de história do Grupo Girasonhos que mergulha na memória afetiva e cultural do público a partir de histórias, causos e canções de festa junina e da cultura popular brasileira. “Pula Fogueira” estreou na quarta (16), às 10h, na Biblioteca Raimundo de Menezes e segue ainda na biblioteca Aureliano Leite, recém-inaugurada, no dia 17 de julho, no mesmo horário.

Já a “Circo Rock Shorts” é uma mistura de linguagens circenses com música, mais especificamente no rock’n roll, mostrando a primeira banda de rock com dois integrantes – e que usam shorts. O seu “rock pesado” é acompanhado por letras divertidas e números de malabares, acrobacia, palhaçaria e manipulação de bonecos. A atração chegou na Cassiano Ricardo e tem agenda na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato no dia 18 de julho às 14h e na Biblioteca Mário Schenberg no dia 19 de julho às 11h.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.

 

Serviço:

Programação de Julho - Biblioteca Viva

Quando: 16 a 20 de julho

Horários e locais múltiplos

Ingressos: gratuitos

*Programação sujeita a alteração

Informações principais no link.

 

Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

 

Escrito por: Enzo Sapio

collections
Galeria de imagens