Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 3 de Novembro de 2025 | Horário: 14:00
Compartilhe:

São Paulo é oficialmente consagrada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria Cinema

O título reconhece a capital paulista como um dos principais polos audiovisuais da América Latina e garante sua inserção na Rede de Cidades Criativas da Unesco, fortalecendo sua inserção no cenário internacional da economia criativa  

A cidade de São Paulo foi oficialmente consagrada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria “Cinema”. A inclusão da cidade aconteceu a partir da candidatura da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC), Spcine (Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo) e Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), que realizaram a inscrição do município no projeto.  

Em 2025, o anúncio feito pela UNESCO no Dia Mundial das Cidades confirmou a entrada de 58 novas cidades na Rede de Cidades Criativas. São Paulo agora se junta a um seleto grupo de centros urbanos reconhecidos por seu compromisso com a cultura e o desenvolvimento sustentável. Segundo Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO “As Cidades Criativas da UNESCO demonstram que a cultura e as indústrias criativas podem ser motores concretos do desenvolvimento. Ao receber 58 novas cidades, estamos fortalecendo uma Rede em que a criatividade apoia iniciativas locais, atrai investimentos e promove a coesão social.” 

A inclusão na rede internacional é o reconhecimento do vibrante ecossistema audiovisual da metrópole e de suas políticas públicas bem-sucedidas para o setor, o que impulsiona a capacidade de cooperação internacional na área do audiovisual com outras cidades do mundo, posicionando São Paulo como referência. A indicação da cidade havia sido aprovada pelo Comitê Nacional da UNESCO em fevereiro deste ano e seguiu para a avaliação internacional por outras cidades membro, que agora confirma a vitória. 

A candidatura destacou São Paulo como um dos maiores polos audiovisuais da América Latina, alinhando-se à estratégia da cidade de reforçar a economia criativa como pilar para o desenvolvimento sustentável.

“Estamos ampliando as ações para que São Paulo se consolide como referência mundial no audiovisual. Temos investido em fomentos relevantes de atração de filmagens, de formação, produção e economia criativa. Este reconhecimento nos motiva ainda mais a ir além”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Totó Parente.

A participação de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO impulsiona a capacidade de cooperação internacional na área do audiovisual com outras cidades do mundo, posicionando a cidade como referência, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social, o turismo e os investimentos na economia criativa.  

No Brasil, além de São Paulo, as cidades de Santos (SP) e Penedo (AL) também integram a rede na categoria Cinema. Internacionalmente, São Paulo integra a Rede ao lado de Bristol (Reino Unido), Cannes (França), Busan (Coreia do Sul), Potsdam (Alemanha) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), todas reconhecidas por sua excelência em políticas públicas no setor audiovisual. 

Sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO  

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades que identificam a cultura e a criatividade como estratégias centrais para o desenvolvimento urbano sustentável. A rede abrange sete áreas criativas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. 

Atualmente, a rede conta com 246 cidades no mundo, das quais 14 são brasileiras. Com esse resultado São Paulo passa a integrar o grupo, compartilhando boas práticas e desenvolvendo parcerias para impulsionar ainda mais sua indústria cinematográfica. "A inserção de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO coloca a nossa metrópole em um seleto grupo de cidades que são referência global em inovação e cultura. Esta é uma ferramenta poderosa para a diplomacia municipal, que permitirá trocas de experiências, atração de investimentos e a projeção da nossa riqueza cultural no exterior", completou a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra. 

Iniciativas que fundamentaram a conquista 

A candidatura de São Paulo foi embasada por um conjunto robusto de políticas públicas e investimentos voltados ao fortalecimento do audiovisual, conduzidos pela Spcine ao longo de seus 10 anos de atuação. A empresa pública, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, desempenha papel estratégico no desenvolvimento, financiamento e implementação de políticas para cinema, TV, games e novas mídias, consolidando um ecossistema dinâmico, criativo e sustentável na capital. 

Entre as principais iniciativas estão os editais de fomento — que já somam mais de R$ 106 milhões em recursos aplicados e 718 projetos apoiados — e o programa de internacionalização, que conecta produtoras e profissionais paulistanos ao mercado global, com missões e editais que já beneficiaram cerca de 50 produtoras e 60 profissionais. 

A São Paulo Film Commission também se destaca por impulsionar a cidade como destino de filmagens, com mais de 7,6 mil produções atendidas desde 2016, enquanto o programa de Cash Rebate, pioneiro no país, atrai produções nacionais e estrangeiras, ampliando investimentos e gerando empregos locais. 

Na difusão, iniciativas como o Circuito Spcine — com 32 salas, sendo 28 gratuitas, e mais de 2,2 milhões de espectadores — e a Spcine Play, primeira plataforma pública de streaming do Brasil, garantem acesso democrático ao cinema. Já o Cineclube Spcine promove sessões e debates em diversos territórios, formando novos públicos e agentes culturais. 

A área de formação soma mais de 800 atividades e 41 mil pessoas impactadas, estimulando a qualificação de profissionais e estudantes, enquanto o Observatório Spcine e o Fórum Spcine fortalecem o planejamento estratégico e o diálogo com o setor. 

A prefeitura também realiza oficinas de capacitação para orientar artistas e produtores sobre como acessar editais, apoia e patrocina eventos, sendo um dos destaques, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. 

Com o título de Cidade Criativa da UNESCO, São Paulo fortalece sua posição como um centro de inovação e criatividade, projetando sua produção audiovisual para o mundo e reafirmando o cinema como uma força vital de sua identidade cultural e econômica. 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa 

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e ProgramaVocacional. 

Sobre a Secretaria de Relações Internacionais 

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), foi fundada em 2001 com o propósito de trazer visibilidade a São Paulo no cenário mundial e coordenar a estratégia de atuação internacional da Prefeitura. Seu trabalho consiste em estabelecer parcerias com organismos internacionais, estreitar as relações bilaterais com outros países por meio dos consulados e embaixadas, captar investimentos e recursos para a cidade, além de apoiar a promoção e o estabelecimento de projetos de cooperação internacional. Como secretaria transversal, busca ser plataforma para que outras secretarias, como a de Cultura e Economia Criativa, possam desenvolvimento projetos e receber premiações que beneficiem a população e posicionem a cidade em lugar de destaque no cenário internacional. 

Sobre a Spcine 

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Prefeitura de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulistano e seu impacto em âmbito cultural e social. 

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens