Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
São Paulo recebe Workshop Internacional aberto ao público na Biblioteca Mário de Andrade
São Paulo, outubro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, recebe dentro da programação do 5º Festival Mário de Andrade o Workshop Internacional: “Um Patrimônio Comum: Arte no Espaço Público das Cidades Ibero-Americanas”, no dia 24 de outubro, com entrada gratuita.
Idealizado pela Câmara Municipal de Lisboa, com apoio da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI,) e colaboração dos municípios de Bogotá e São Paulo, a iniciativa propõe uma reflexão sobre o papel dos monumentos e do patrimônio nas cidades ibero-americanas, a partir da intervenção da arte contemporânea.
O projeto reúne artistas, curadores, representantes de instituições culturais e pesquisadores em um diálogo sobre memória, linguagem, arte e pertencimento.
A primeira etapa ocorreu em Bogotá, em setembro de 2025, e agora São Paulo dá continuidade ao projeto. A programação será aberta ao público na sexta-feira (24), às 9h30, com uma apresentação sobre o projeto “Um Patrimônio Comum”, às 10h, a programação continua com um debate sobre patrimônios comuns materiais e imateriais, memória, linguagem e mesa de reflexão.
A mesa “Linguagem, memória e patrimônios comuns”, às 10h, terá mediação de Laura Zarta, especialista na área concepção, produção e gestão de exposições e projetos culturais de alto impacto, que recebe Jean Pierre Chauvin, professor associado da Escola de Comunicações e Artes da USP, o Dr. Paulo César Garcez Marins historiador, doutor em história social e livre-docente pela Universidade de São Paulo, e Aly Orellana, Amazônida do povo Ava-Guarani e pesquisador em Educação Escolar Indígena. A inscrição pode ser feita via Sympla.
O workshop busca ampliar o debate sobre o conceito de patrimônio comum, promover o intercâmbio entre as cidades participantes e fortalecer os vínculos entre arte, memória e identidade coletiva.
Serviço
Workshop Internacional Um Patrimônio Comum: Arte no Espaço Público das Cidades Ibero-Americanas
Data: 24 de outubro (sexta-feira), a partir das 9h
Local:Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – Centro, São Paulo
Entrada gratuita, com reserva de ingressos pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/linguagem-memoria-e-patrimonios-comuns/3176621
Escrito por: Giovanna Leite | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk