Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2025 | Horário: 19:15
Compartilhe:

Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo e Instituto Poiesis realizam apresentações artísticas gratuitas em diferentes regiões da Capital

Equipamentos públicos da cidade de São Paulo recebem o projeto Fluxo SP, que conta com dança, música, contação de história, teatro e circo
Espetáculo de Dança ATO, com Cia Fragmento de Dança. Crédito: divulgação Fluxo SP

São Paulo, agosto de 2025 - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, em parceria com o Instituto Poiesis, dá continuidade às apresentações artísticas gratuitas do projeto Fluxo SP - Expressões em Movimento, projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A programação inclui atrações de dança, teatro, circo, literatura e música em equipamentos culturais públicos espalhados pela cidade de São Paulo.

Entre os dias 04 e 07 de setembro, os grupos selecionados por meio de edital marcam presença nas regiões Norte, Leste, Oeste e Centro da capital paulista. Na quinta (4), a Zona Leste recebe espetáculo de circo para crianças e o centro da cidade conta com música que mistura dança e poesia, com IYÁLÓDES, já a sexta (5) começa o dia com contação de histórias com trilha sonora ao vivo. O sábado (6) conta com diferentes apresentações: o grupo Samba de Moça Só leva a representação das mulheres no samba para o Centro, que também conta com um espetáculo musical que valorizam a cultura de pessoas refugiadas no país, Sarau-show e mistura de Rap e Jazz na Zona Leste, Cantora Clara e apresentação de dança na Zona Oeste, e teatro infantil com história ancestral na Zona Norte.

O projeto Fluxo SP é uma iniciativa do Instituto Poiesis, por meio Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e abriu inscrições em junho de 2025 para selecionar artistas e coletivos que farão cerca de 700 apresentações artísticas gratuitas em Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas e Teatros Municipais da capital até o final de 2025. O volume de inscrições artísticas foi expressivo - houve 2.492 inscrições para 700 vagas. As ações vão incluir múltiplas manifestações artísticas, ocupando equipamentos públicos, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade.

Confira a programação do período entre 04 e 07/09

CIRCO
De Férias com Omar
Quinta, 04/8, às 14h

Casa de CulturaSão Rafael (Zona Leste)
Federica e Turipi trabalham há muito tempo nas ruas, vivendo da cultura do chapéu com a Kombi Cremosa. Em meio a reviravoltas, os dois decidem tirar férias na praia, mudando o rumo desta história divertida e inspiradora, cheia de aventuras e desventuras à beira-mar.

 

MÚSICA
IYÁLÓDES
Quinta, 04/8, às 19h
Centro Cultural Olido (Centro)

Um espetáculo com multilinguagens que usa a música como linha condutora entre o corpo, o canto, a dança, a poesia e a oralidade. O repertório que apresenta um discurso ativista em prol do feminismo negro e cria diálogos com um público diverso.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Contos do Baú Esquecido
Sexta, 05/09, às 10h
Casa de Cultura Guaianases (Zona Leste)

A atividade convida o público a mergulhar em contos autorais inspirados na cultura popular brasileira, em uma contação sensorial com trilha sonora ao vivo, objetos naturais e uma ambientação poética.

MÚSICA
Samba de Moça Só
Sábado, 06/9, às 15h
Centro Cultural Olido (Centro)

Samba de Moça Só é um projeto de visibilização de mulheres LGBTQIAPN+, com trajetórias a partir do encontro entre musicistas da cidade de São Paulo. Bruna Piccazio convida outras integrantes e a intenção é mostrar para o mundo que o samba também é feito por muitas mulheres

MÚSICA
Criolla - Viva La Música!
Sábado, 06/9, às 16h
Polo Cultural Chácara do Jockey (Centro)

O projeto Criolla tem a proposta de unificar culturalmente as nações representadas pela população criolla que hoje se encontram refugiadas aqui no Brasil, resgatando e mantendo viva uma cultura que foi desaparecendo desde as grandes diásporas. O projeto convida pessoas vindas de diversos países como Cuba, Chile, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Puerto Rico, entre outros.

MÚSICA
Bodega Multicultural
Sábado, 06/9, às 17h
Casa de Cultura Itaim Paulista (Zona Leste)

Vivência artística do Sarau Bodega do Brasil, que há 15 anos promove encontros de múltiplas linguagens da cultura popular, com destaque para o Nordeste. Em formato de sarau-show, reúne cordel, repente, música, poesia, dança, humor e oralidade em diálogo com saberes periféricos e tradicionais, convidando o público a partilhar arte, memória e pertencimento.

 

DANÇA
ATO, com Cia Fragmento de Dança
Sábado, 06/9, às 19h
Casa de Cultura Butantã (Zona Oeste)

A Cia constrói uma estrutura coreográfica que convoca o movimento em uníssono para fortalecer a imagem de grupo. São muitas vozes juntas criando tensões polifônicas. A pesquisa surgiu inspirada na forma como as pessoas se organizam em atos e manifestações políticas. Os gestos são os disparadores de uma construção que se complexifica na insistência, na repetição, no ritmo e nos corpos que se organizam como se fossem um quadro vivo.

TEATRO
A Cabaça e o Canto Ancestral
Sábado, 06/9, às 19h
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Zona Norte)

Neste trabalho, a cabaça se torna meio de expressão e comunicação, através de uma arte narrativa e musical. A cabaça detém vínculo a um mundo mágico e imaginário, podendo servir como possibilidade de aproximação ao criar um elo entre a natureza e a cultura.

MÚSICA
Engrenagem Urbana
Sábado, 06/9, às 20h
Casa de Cultura Hip Hop Leste (Zona Leste)

Com mais de uma década de história, a banda mistura Rap e Jazz. Fundada em Itaquera, a formação conta com o produtor musical e tecladista Kiko de Sousa, o baterista Wopper Black, o guitarrista/Baixista Matheus MxM e o vocalista e MC Samuel Porfírio.

MÚSICA
Música com Consciência, com Cantora Clara
Domingo, 07/9, às 16h
Casa de Cultura Butantã (Zona Oeste)

Cantora Clara apresenta um show com sonoridade que une MPB, pop, trap e rock. Propõe uma experiência sensível e potente, com canções autorais que abordam temas como empatia, resiliência, afro estima e saúde mental.

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Sobre FLUXO SP - EXPRESSÕES EM MOVIMENTO
Fluxo SP, projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), é realizado por Instituto Poiesis, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal. Até o final de 2025, o projeto promoverá 700 (setecentas) apresentações artísticas gratuitas, distribuídas por todas as regiões da cidade de São Paulo, com uma atuação consistente nos territórios periféricos e nas áreas com menor oferta cultural. As ações ocuparão equipamentos públicos como casas de cultura, centros culturais, teatros, bibliotecas e CEUs, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade. O Fluxo SP reúne uma ampla diversidade de expressões culturais e artísticas, contemplando as linguagens de Artes Visuais, Circo, Culturas Tradicionais, Dança, Literatura, Música e Teatro.

 

Redes Sociais

Instagram: https://www.instagram.com/fluxosp.oficial/

YouTube: youtube.com/@Fluxosp.oficial

X: https://x.com/fluxosp_oficial

 

Sobre o Instituto Poiesis
Poiesis é uma Organização  da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação do público em geral. A instituição tem  o propósito de oferecer espaços de acesso democrático ao conhecimento, fomentar a criação artística e intelectual, e promover difusão da língua e da literatura.

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

 

Assessoria de imprensa Fluxo SP

Agência Galo | fluxosp@agenciagalo.com

Thiago Rebouças 11 98562 3094

collections
Galeria de imagens