Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo e Instituto Poiesis realizam apresentações artísticas gratuitas em todas regiões da Capital

Apresentação musical de Lino Krizz. Crédito: divulgação Fluxo SP
São Paulo, outubro de 2025 - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, em parceria com o Instituto Poiesis, dá continuidade às apresentações artísticas gratuitas do projeto Fluxo SP - Expressões em Movimento, projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Atrações de dança, teatro, circo, literatura e música acontecem em equipamentos culturais públicos espalhados pela cidade de São Paulo. Entre os dias 21 e 26 de outubro, os grupos selecionados por meio de edital marcam presença em todas as regiões da capital paulista com atividades acompanhadas de tradução simultânea em Libras. Na terça (21) tem contação de histórias e teatro para crianças, na quarta (22), espetáculo sobre heroínas da história, a dramatização da sobre a história da água e história yorubá sobre Iemanjá. Na quinta (23), dança e sarau para todas as idades. Já na sexta (24), tem forró e show do Lino Krizz. O fim de semana (25 e 26), fica por conta dos ritmos dos forró e do pagode.
O projeto Fluxo SP é uma iniciativa do Instituto Poiesis, por meio Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e abriu inscrições em junho de 2025 para selecionar artistas e coletivos que farão cerca de 700 apresentações artísticas gratuitas em Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas e Teatros Municipais da capital até o final de 2025. O volume de inscrições artísticas foi expressivo - houve 2.492 inscrições para 700 vagas. As ações vão incluir múltiplas manifestações artísticas, ocupando equipamentos públicos, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade.
Confira a programação completa do período entre 21 e 26/10
LITERATURA INFANTIL
Música de brincar
Terça, 21/10, às 10h
Casa de Cultura Brasilândia (Zona Norte)
Por meio de cantigas populares, composições autorais e brincadeiras como roda, dança e pega-pega, o espetáculo valoriza a cultura oral, a imaginação e o brincar como forma de escuta, cooperação, diversidade e cuidado com o meio ambiente.
LITERATURA INFANTOJUVENIL
Pergaminhos de História
Terça, 21/10, às 14h
Biblioteca Pública Jayme Cortez (Zona Norte)
"Pergaminhos de Histórias" é uma intervenção artística, itinerante ou fixa, em que viajantes carregam uma bolsa repleta de pergaminhos ilustrados e outra cheia de instrumentos musicais.
TEATRO INFANTIL
Chá da Alice
Terça, 21/10, às 15h
Centro Cultural Santo Amaro (Zona Sul)
Um espetáculo lúdico e educativo inspirado em “Alice no País das Maravilhas”, voltado ao público infantojuvenil e familiar. A peça propõe uma aventura encantada sobre amizade, diversidade e consciência ambiental.
TEATRO
Heroínas na História
Quarta, 22/10, às 13h30
Centro Cultural Vila Itororó (Centro)
Tudo começa quando Lí, uma menina curiosa e apaixonada por narrativas, encontra um livro gigante em branco. Movida pelo desejo de preenchê-lo com histórias que merecem ser lembradas, ela usa sua linha do tempo mágica para registrar as trajetórias de heroínas brasileiras esquecidas pela historiografia tradicional.
DANÇA
Gota
Quarta, 22/10, às 19h
Centro de Referência da Dança (Centro)
Gota é um solo que surge através da visão da água como motor principal que move todas as coisas. O intérprete busca traduzir essa representação da água como engrenagem crucial para o funcionamento de tudo por meio do movimento. O solo objetiva explorar essas questões, abordando o corpo como água transparente, respondendo e conscientizando questões sobre a água.
TEATRO INFANTOJUVENIL
Sambada de Reis
Quarta, 22/10, às 14h
Casa de Cultura Tremembé (Zona Norte)
Ao som de instrumentos como a rabeca, cavaco, bombos de corda, bages e mineiro, um cortejo guiado por mulheres oferece um grande baile ao público. O ritmo pulsante da música é acompanhado por diferentes formações coreográficas e passos denominados de “trupés”.
LITERATURA INFANTOJUVENIL
Ela tem olhos de céu
Quarta, 22/10, às 14h
Biblioteca Pública Jose Mauro Vasconcelos (Zona Norte)
Com a chegada ao mundo de Sebastiana, nada mais será como antes em Santa Rita do Norte, cidade de povo aguerrido, valente e forte. Uma constatação pega todos de surpresa: a menina tem olhos de céu. Será dom ou maldição?
LITERATURA INFANTOJUVENIL
Histórias de Princesas Yorubanas: IEMANJÁ
Quarta, 22/10, às 14h
Biblioteca Pública Álvares de Azevedo (Zona Norte)
Trata-se de uma atividade interativa com uso de cenário, manipulação de boneca abayomi, canções e a contação de um itan (lenda) da orixá Iemanjá.
LITERATURA
Sarau dos Conversadores
Quarta, 22/10, às 10h
Biblioteca Pública Arnaldo Magalhães Giácomo (Zona Leste)
O Sarau trata-se de uma apresentação de artes integradas, especialmente de poesia e música de artistas não consagrados, incluindo participações do público através do “microfone aberto”, que permite a qualquer pessoa da plateia também se apresentar.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
A benção, vovó Maria Conga
Quarta, 22/10, às 14h
Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nininha e Nininho são duas crianças pretas que ao brincarem no quintal com acesso à terra, grama e ervas em seu jardim, descobrem um portal mágico que dá acesso às memórias de seus ancestrais.
DANÇA
A evolução da dança
Quinta, 23/10, às 19h
Centro de Referência da Dança (Centro)
Apresentação que conta a história da dança afro-americana atrás de um túnel do tempo, contando a variedade de estilos musicais desenvolvidos pelas comunidades afro-americanas durante os anos 50, 60, 70 e 80.
TEATRO INFANTIL
Viktor e Brutus
Quinta, 23/10, às 10h
Centro Cultural Olido (Centro)
Um showman em decadência, que depois de conquistar o mundo com seus atos com animais selvagens, dedica seus dias a adestrar uma arara rebelde.
TEATRO INFANTOJUVENIL
Mala Pout Pourri
Quinta, 23/10, às 15h
Centro Cultural da Juventude (Zona Norte)
Nesse encontro apresentamos a “Mala Pout Pourri”, que carrega um pouco de cada uma das cinco malas da companhia. Dessa maneira, o público terá contato com várias histórias do repertório do grupo, escolhidas de acordo com o perfil da plateia, que será convidada a viajar por contos, trava-línguas, parlendas, cantigas populares, e também histórias e músicas de autoria da Cia. Malas Portam
SARAU
Sarau dos Conversadores
Quinta, 23/10, às 17h
Casa de Cultura de São Miguel (Zona Leste)
O Sarau trata-se de uma apresentação de artes integradas, especialmente de poesia e música de artistas não consagrados, incluindo participações do público através do “microfone aberto”, que permite a qualquer pessoa da plateia também se apresentar.
DANÇA
Estupendo Circo di Sóladies
Quinta, 23/10, às 14h
Casa de Cultura de São Rafael (Leste)
A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de Estupendo Circo di SóLadies, levando o universo feminino em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos.
MÚSICA
Lino Krizz
Sexta, 24/10, às 18h
Centro Cultural Olido (Centro)
Neste show, Lino interpreta clássicos da Black Music Old School, passeando entre hits nacionais de Tim Maia, Carlos Dafé e Hildon, e sucessos internacionais de lendas como James Brown, Marvin Gaye e Earth, Wind & Fire.
MÚSICA
Festejo de tambor!
Sexta, 24/10, às 20h
Casa de Cultura Butantã (Zona Oeste)
O coletivo Mucambos de Raiz Nagô apresenta o Maracatu de Baque virado, ritmo afro-brasileiro pernambucano, em que o som dos tambores ecoa vibrantemente em um ritmo forte, alegre e contagiante ,entoando músicas de composições próprias e de domínio público.
MÚSICA
Forró Trombonado Zabumba mundi
Sábado, 25/10, às 20h
Casa de Cultura Freguesia do Ó (Zona Norte)
Sanfona, zabumba e triângulo, criam uma sonoridade única. O grupo é formado por músicos experientes, graduados em música, artes e educadores.
CIRCO
O Incrível Número Final
Sábado, 25/10, 17h
Centro de Cultura Cidade Ademar (Zona Sul)
Vindo diretamente de qualquer lugar, em direção a toda e qualquer terra, o Bando Golíardis apresenta um número de 4 palhaças e 12 claves, que promete arrancar palmas e até lágrimas do público.
LITERATURA INFANTOJUVENIL
Histórias de Princesas Yorubanas: IEMANJÁ
Domingo, 26/10, às 11h
Chácara do Jockey (Zona Oeste)
Trata-se de uma atividade interativa com uso de cenário, manipulação de boneca abayomi, canções e a contação de um itan (lenda) da orixá Iemanjá.
TEATRO
O Extraordinário Baile de Figuras
Domingo, 26/10, às 15h
Centro Cultural Penha (Zona Leste)
O palco se transforma num espaço de encontro de bonecos gigantes e figuras mascaradas, onde o ritmo pulsante da música conduz as histórias dessas figuras extraordinárias. Nessa festa de máscaras brasileiras e peruanas as figuras compõem variados jogos ritmados com o público.
MÚSICA
Pagode do Tocão
Domingo, 26/10, às 18h
Casa de Cultura Hip-Hop Leste (Zona Leste)
Um convite a uma roda de samba e pagode que envolve clássicos e hits das décadas de 90 e 2000. Acompanhado do banjo, apresenta canções autorais e parcerias com grandes nomes da música brasileira como Almir Guineto, Everson Pessoa, entre outros.
TEATRO
Os Labaxos e a Chuva
Domingo, 26/10, às 16h
Casa de Cultura Cidade Ademar (Zona Sul)
A lenda conta a história de Olívia, uma labaxinha que mora ao lado de um monte que após uma chuva começa a desmoronar. A família dela encontra abrigo em uma escola, mas ao chegar lá, ela percebe que esqueceu seu melhor amigo, o Peixe Pibo. Será que ela vai conseguir voltar para casa e salvá-lo?
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
