Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa estreia projeto que valoriza o samba tradicional paulistano na Vila Itororó
São Paulo, 23 de julho de 2025 – A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo lança, no próximo dia 9 de agosto, o projeto “Saudosa Maloca”, um festival de samba mensal na histórica Vila Itororó, no bairro da Bela Vista — conhecido como o tradicional “Bixiga” de Adoniran Barbosa, homenageado no título do projeto.
Inspirado no clássico samba composto por Adoniran em 1951, o projeto busca celebrar a tradição do samba paulistano e suas diversas expressões, conectando artistas da nova geração com nomes consagrados da chamada “Velha Guarda”. A programação ocupará a Vila Itororó sempre aos segundos sábados do mês, com seis horas de música e confraternização.
Na estreia, o público poderá conferir a participação de Luiz Ayrão como convidado especial da “Roda Saudosa”, conjunto anfitrião que traz músicos de diferentes territórios da cidade e que se apresenta às 17h. Antes, às 16h, o samba fica por conta do Pagode da 27, tradicional roda de samba do bairro do Grajaú, na zona Sul da capital. Além disso, a programação inclui a DJ Carol Selecta na abertura e intervalos.
O núcleo artístico que se apresentará em todas as edições, a “Roda Saudosa” reúne grandes nomes da cena do samba paulistano, como Raquel Tobias, Maíra da Rosa, Rodrigo Campos, Thiago França, Matheus Crippa, além de percussionistas de grupos como Batuqueiros e Sua Gente, Tirambaço, Samba da Revoada e Samba de Dandara, além do próprio Pagode da 27.
O projeto pretende, ao longo dos meses, receber convidados em encontros que reafirmam São Paulo como um dos grandes centros do samba no Brasil.
“Saudosa Maloca" é uma celebração da riqueza musical da pauliceia. E a Vila Itororó, com sua memória viva e arquitetura preservada, se transforma agora em um novo ponto de encontro para quem vive e ama o samba”, conta o Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.
O projeto integra o edital de Festivais promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Serviço:
Festival de Samba Saudosa Maloca
Vila Itororó – Rua Pedroso, 238 – Bela Vista
Estreia: 9 de agosto (sábado) | das 14h às 20h
Gratuito
Programação mensal: sempre no segundo sábado do mês
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk