Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Sesc Galeria leva experiências literárias e artísticas ao V Festival Mário de Andrade
Circuito cênico “São Paulo pelos Modernistas”
O Sesc Galeria participa do V Festival Mário de Andrade, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, com uma programação voltada ao público infantil e às famílias, que une literatura, artes visuais e mediação cultural em atividades gratuitas na Praça das Artes, no Centro de São Paulo. Entre os dias 25 e 26 de outubro, sábado e domingo, das 10h às 13h, o espaço recebe o Casulo Viajante e o Ateliê Aberto para Famílias, além de promover o circuito cênico “São Paulo pelos Modernistas”, que percorre pontos emblemáticos da capital sob o olhar de Mário de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Pagu.
No projeto O Casulo Viajante, a pedagoga e contadora de histórias Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro transformam uma Kombi em biblioteca itinerante e cenário de narrativas. Desde 2017, o veículo percorre cidades levando livros, instrumentos musicais e performances de contação de histórias que transitam entre contos populares, literatura de cordel, mitologia e narrativas contemporâneas. Criada em Santos, a iniciativa tem como foco levar experiências de leitura a regiões periféricas e comunidades com pouco acesso a espaços culturais.
Casulo Viajante
Já o Ateliê Aberto para Famílias, conduzido pelo grupo Quiosco Cultural, propõe um espaço coletivo de criação inspirado na obra e no pensamento de Mário de Andrade. Com três estruturas de ateliê, o público é convidado a experimentar técnicas de estamparia, gravura, poesia e outras linguagens artísticas. Idealizado pelo multiartista e educador André Fernandes, o Quiosco Cultural atua com arte como ferramenta de inclusão social e empreendedorismo criativo, promovendo o encontro entre diferentes gerações e contextos sociais.
Foto: Acervo Quiosco Cultura
Completando a programação, o circuito cênico “São Paulo pelos Modernistas” convida o público a revisitar o centro histórico da capital pelas inquietações e afetos dos artistas modernistas. A caminhada parte da Biblioteca Mário de Andrade, às 10h, e passa por locais como o Theatro Municipal, Viaduto do Chá, Edifício Martinelli, Mosteiro de São Bento, Pateo do Collegio e a Praça das Artes, em uma experiência que mistura fatos históricos e obras literárias e visuais do grupo.
As atividades são gratuitas e integram o V Festival Mário de Andrade, evento que celebra o centenário da Biblioteca Mário de Andrade com uma ampla programação artística em diferentes pontos do centro da cidade.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
