Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 21 de Outubro de 2025 | Horário: 20:51
Compartilhe:

Sesc Galeria leva experiências literárias e artísticas ao V Festival Mário de Andrade

Atividades gratuitas para famílias ocupam a Praça das Artes com literatura, artes visuais e performances inspiradas no modernismo

Circuito cênico “São Paulo pelos Modernistas”

 

O Sesc Galeria participa do V Festival Mário de Andrade, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, com uma programação voltada ao público infantil e às famílias, que une literatura, artes visuais e mediação cultural em atividades gratuitas na Praça das Artes, no Centro de São Paulo. Entre os dias 25 e 26 de outubro, sábado e domingo, das 10h às 13h, o espaço recebe o Casulo Viajante e o Ateliê Aberto para Famílias, além de promover o circuito cênico “São Paulo pelos Modernistas”, que percorre pontos emblemáticos da capital sob o olhar de Mário de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Pagu.

No projeto O Casulo Viajante, a pedagoga e contadora de histórias Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro transformam uma Kombi em biblioteca itinerante e cenário de narrativas. Desde 2017, o veículo percorre cidades levando livros, instrumentos musicais e performances de contação de histórias que transitam entre contos populares, literatura de cordel, mitologia e narrativas contemporâneas. Criada em Santos, a iniciativa tem como foco levar experiências de leitura a regiões periféricas e comunidades com pouco acesso a espaços culturais.

Casulo Viajante

 

Já o Ateliê Aberto para Famílias, conduzido pelo grupo Quiosco Cultural, propõe um espaço coletivo de criação inspirado na obra e no pensamento de Mário de Andrade. Com três estruturas de ateliê, o público é convidado a experimentar técnicas de estamparia, gravura, poesia e outras linguagens artísticas. Idealizado pelo multiartista e educador André Fernandes, o Quiosco Cultural atua com arte como ferramenta de inclusão social e empreendedorismo criativo, promovendo o encontro entre diferentes gerações e contextos sociais.

Foto: Acervo Quiosco Cultura

 

Completando a programação, o circuito cênico “São Paulo pelos Modernistas” convida o público a revisitar o centro histórico da capital pelas inquietações e afetos dos artistas modernistas. A caminhada parte da Biblioteca Mário de Andrade, às 10h, e passa por locais como o Theatro Municipal, Viaduto do Chá, Edifício Martinelli, Mosteiro de São Bento, Pateo do Collegio e a Praça das Artes, em uma experiência que mistura fatos históricos e obras literárias e visuais do grupo.

As atividades são gratuitas e integram o V Festival Mário de Andrade, evento que celebra o centenário da Biblioteca Mário de Andrade com uma ampla programação artística em diferentes pontos do centro da cidade.

collections
Galeria de imagens