Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Seis exposições gratuitas em São Paulo para visitar na última semana de junho

Altar da exposição “Fios que Tramam” com público visitando (Foto/Divulgação @marcos_silva1967)
São Paulo, 26 de junho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove seis exposições gratuitas nesta semana: “Fios que Tramam”, no Centro Cultural Penha, “Ancestralidade Feminina”, no Centro Cultural da Juventude, “DA LESTE PRO MUNDO - Dreygoon”, na Casa de Cultura Hip Hop Leste, “Centenário Malcolm X”, na Biblioteca Mário de Andrade, “Acervo e Conservação” e “Atas da Câmara”, no Arquivo Histórico Municipal.
No Centro Cultural Penha está exposta até o último dia do mês a exposição “Fios que Tramam”, que revive a memória do bairro da Penha por meio de uma pesquisa sobre as roupas do século XVIII usadas por mulheres da Irmandade do Rosário. Cada segmento da comunidade tinha um tipo de vestimenta diferente que classificava a classe, devoção e identidade do indivíduo. O projeto destaca a importância das irmandades negras no bairro, para que os moradores de hoje possam se reconectar com suas ancestralidades.
Obra Mão II (Foto/Divulgação: Isabelle Zacarias)
“Ancestralidade feminina: reconhecendo e honrando nossas raízes” é a exposição que acontece no Centro Cultural da Juventude, inaugurada na última semana, ela permanece até 15/08. Idealizadora do projeto, Isabelle Zacarias, montou a exposição como parte do PIAC (Plano de Intervenção Artístico Cultural). As 32 obras concebidas por artistas independentes buscam trazer ao público uma visão plural do que é a ancestralidade e a importância dela para sua jornada.
Com abertura para visitação até o final do mês, a exposição “Centenário Malcolm X” reúne obras visuais dos artistas independentes Eric Reis Dingos Del Barco, Jamil Santos, João do Belmonte e Tauany IFE. A atração expõe, também, publicações do acervo da Biblioteca Mário de Andrade que homenageiam Malcolm X.
Entre os destaques nas obras estão “A Autobiografia de Malcolm X”, “Uma Vida de Reinvenções”, “O Jovem Malcolm X”, “The Last Year of Malcolm X: The Evolution of a Revolutionary”, “Malcolm X Talks to Young People: Speeches in the U.S”. Além disso, são mostradas entrevistas, discursos e textos marcantes relevantes para a população preta em todo o mundo. A curadoria é assinada por Makunge, jovem monitor da Biblioteca.
Na Casa de Cultura Hip Hop Leste, está exposta a primeira exposição individual do artista Dreygoon, que tem como maior referência o graffiti, hip hop e a cultura underground. “DA LESTE PRO MUNDO” traz, entre suas obras, placas de trânsito, que ao invés dos sinais típicos, trazem mensagens de resistência e de valorização da cidade como um espaço aberto à criação e sonhos. As artes permanecem até dia 14 de julho.
Exposições fixas do Arquivo Histórico Municipal
No Arquivo Histórico Municipal estão abertas para visitação duas exposições fixas: “Atas da Câmara” e “Acervo e Conservação”. Às terças, quintas e sábados às 10h30 ou 14h30. A visita é guiada e é preciso retirar ingresso previamente pelo Sympla.
A exposição “Acervo e Conservação”, apresenta as mudanças que aconteceram na cidade de São Paulo a partir do século 19, como no projeto de ajardinamento da Praça da República, de 1901, para modernizar a sua configuração urbana, executado entre 1902 e 1904, pelo engenheiro-arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi.
Outro documento, é o protótipo do Mário de Andrade para a adaptação de um veículo para servir de biblioteca sobre rodas. O modelo de caminhonete foi construído pela Ford, circulou pelo Jardim da Luz, Praça da República e o Largo da Concórdia e funcionou até 1942.
“Em vez de esperar em casa, vá em busca do seu público onde este estiver”, disse Mário de Andrade, diretor fundador do Departamento de Cultura, em 1935, sobre o projeto.
Na exposição “Atas da Câmara”, oito atas foram cuidadosamente selecionadas de 1555 a 1899, momento de criação do primeiro cargo de prefeito da cidade de São Paulo. As reproduções das atas são expostas em ordem cronológica, mas os textos de mediação trazem explicações com contexto atual.
Há Atas administrativas do reino de Portugal que atestam o estado da língua que originou o português brasileiro e caligrafias que contam a história social da escrita na América Latina colonial.
O conjunto de Atas foi recentemente reconhecida pela UNESCO, no programa Memória do Mundo, por apresentar um relato original da sociedade colonial portuguesa a partir do século 16, responsável pela maior parte do território colonizado da América Latina e Caribe.
Serviço:
Exposição Equipamentos
Centros Culturais
Atração: Exposição - Fios que Tramam
Exposição
Quando: de 01/06 a 30/06, das 10h às 21h30
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 Penha
Classificação: Livre
Sinopse: A exposição "Fios que Tramam" envolve a memória, história e identidade da Penha, trazendo uma pesquisa histórica acerca das roupas usadas por mulheres da Irmandade do Rosário como importante elemento da sociedade no século XVIII. Será explorada a vestimenta, as estampas e o fio como um símbolo de distinção social, devoção e identidade dentro da Comunidade do Rosário. O projeto reforça a conexão dos moradores com sua história e ancestralidade, permitindo que a comunidade reconheça a importância das irmandades negras no território da Penha, a partir da relação entre indumentária, poder, devoção e resistência cultural.
Atração: Inauguração Exposição Ancestralidade Feminina
Exposição
Quando: Dia 21/06 a 15/08.
Horário: 10h às 18h
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 V. Nova Cachoeirinha
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Nós juntas: antes, agora e depois” que retrata a trajetória das mulheres da família Zacarias, residentes da zona Noroeste de SP. O Elemento principal da PIAC acontece a exposição artística e coletiva intitulada “Ancestralidade feminina: reconhecendo e honrando nossas raízes”, composta por obras de artistas convidadas a colaborar com o projeto, contribuindo para uma narrativa plural da ancestralidade. O média-metragem faz parte da exposição como obra, sendo exibido em primeira mão junto com a inauguração da expo.
Casas de Cultura
Atração: Exposição “DA LESTE PRO MUNDO” - Dreygoon
Artes Visuais
Horário: Sábado (14), às 15h - (30 dias de duração)
Local: Casa de Cultura Hip Hop Leste - R. Sarah Kubitscheck, 165A - Cidade Tiradentes
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A Casa de Cultura Hip Hop Leste recebe a primeira exposição do artista Dreygoon. Inspirada na expressão “Da Leste pro Mundo”, a mostra mistura realidade urbana e imaginação, trazendo cenas, personagens e elementos da cultura de rua. Com referências ao graffiti, hip hop e cultura underground, o artista convida o público a enxergar a cidade como um espaço de criação, resistência e sonhos.
Biblioteca Mário de Andrade
Atração: Centenário Malcolm X
Horário: De sábado, 17 de maio, a domingo, 29 de junho
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A exposição conta com artes visuais e livros em sua homenagem, além de alguns de seus textos, entrevistas e discursos mais impactantes sobre acontecimentos relevantes para a população preta do mundo todo.
Arquivo Histórico Municipal
Atração: Exposição Acervo e Conservação
Horário: terças, quintas e sábados às 10h30 ou 14h30
Local: Arquivo Histórico Municipal
Ingresso: Grátis - Retire pelo link do Sympla!
Classificação: Livre
Sinopse: Com documentos originais do acervo que percorrem a construção da cidade de São Paulo e suas transformações até os tempos atuais
Atração: Exposição Atas da Câmara (1555-1899)
Horário: Terças (14h30), quintas (10h30) e sábados (10h30 e 14h)
Local: Arquivo Histórico Municipal
Ingresso: Gratuito - Agende clicando aqui!
Classificação: Livre
Sinopse: Exposição onde os visitantes poderão conferir, em painéis de grande escala, reproduções dos documentos mais antigos da América Latina.
Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk