Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 3
Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025 | Horário: 16:55
Compartilhe:

Setembro verde: confira atrações especiais em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa Com Deficiência

Descubra também acessibilidade presente nos Centros Culturais e Bibliotecas Municipais

Banda Libidos do Forró. Foto: divulgação.

São Paulo, 19 de setembro de 2025 – Você sabia que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa tem acessibilidade nos principais equipamentos, como Centros Culturais, Casas de Cultura e Bibliotecas, chegando até grandes periferias da cidade de São Paulo?

Neste domingo (21), é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, para celebrar, separamos um guia com todas as atrações especiais voltadas para este público-alvo e algumas curiosidades sobre acessibilidade nos Centros Culturais e Bibliotecas.

A programação especial das Casas de Cultura começam no sábado, na Júlio Guerra com “O Samba Inclui!”, por BiroAue e banda, às 16h, com músicas autorais de pagode e samba que contam um pouco da história de um portador de deficiência que é cantor, compositor, músico e percussionista. Na Casa de Cultura Parelheiros, também às 16h, o Sarau Colibri se apresenta e traz um documentário sobre os mestres Xondaros e seus ensinamentos, além da abertura e encerramento com artistas do Museu do Inusitado.

No domingo (21), a Casa de Cultura Butantã traz uma palestra com a jornalista Manoella Back a partir das 14h30 sobre acessibilidade comunicacional e audiodescrição com foco em artistas, espaços culturais e pessoas com deficiência. Logo em seguida, às 16h, será formada uma roda de conversa anticapacitista com a com a autora do livro "Tá Todo Mundo Rindo?", Desiree Helissa Casale, que conversa sobre as leis brasileiras e o capacitismo estrutual até chegar nos artistas com deficiência e as dificuldades que enfrentam.

E as atrações continuam no próximo fim de semana, com a Banda Libidos do Forró, às 16h, no sábado (27), na Casa de Cultura Itaim Paulista, e também no domingo (28), às 19h, na Casa de Cultura Freguesia do Ó. O grupo é formado por cinco músicos apaixonados pela música nordestina que trazem na música influência do forró eletrônico, pisadinha, arrocha e brega romântico.

 

Acessibilidade nos Centros Culturais e Bibliotecas Municipais

Todos os Centros Culturais tem banheiros adaptados e, os que precisam, tem rampas de acesso ou elevador. Nos equipamentos que tem estacionamento, há vagas acessíveis e em todos os teatros tem assentos reservados para pessoas com deficiência, assim como nos centros culturais Penha, Santo Amaro e Vila Formosa.

Todas as bibliotecas do município tem os óculos que escaneiam e transformam textos em voz alta, sem precisar de conexão com a internet, chamados de Orcam MyEye2, totalizando 107 aparelhos na cidade. Estes equipamentos também possuem acervo acessível, com livros em braile ou com audiolivros, também disponíveis no site e aplicativo de celular BiblioSP. Além disso, a biblioteca Mário Schenberg tem um Núcleo de atendimento para pessoas com deficiência.

 

Serviço

 

SÁBADO (20)

 

Atração: “O Samba inclui”, com BiroAue e banda

Quando: sábado (20), às 16h

Onde: Casa de Cultura Júlio Guerra | Praça Floriano Peixoto, 131 - Santo Amaro

Classificação: Livre

Sinopse: No show “O Samba Inclui!” mostraremos uma roupagem diferente do samba e pagode com músicas autorais que contam um pouco da história de um portador de deficiência que é cantor, compositor, músico e percussionista.

 

Atração: Sarau Colibri

Quando: sábado (20), às 16h

Onde: Casa de Cultura Parelheiros | R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

Classificação: Livre

Sinopse: Sarau + Documentário “O Inusitado Encantamento Xondaro”. O projeto inclui a passagem de um documentário sobre os mestres Xondaros e seus ensinamentos, com uma abertura e fechamento poético dos artistas do Museu do Inusitado. Encontro multi artístico e cultural em formato de sarau, com foco em integração de linguagens, trocas artísticas plásticas, arte corporal, música, instrumento e poesia.

 

DOMINGO (21)

 

Atração: Acessibilidade Comunicacional e Audiodescrição, com jornalista Manoella Back

Quando: domingo (21), às 14h30

Onde: Casa de Cultura Butantã | Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri

Classificação: Livre

Sinopse: Nesta Palestra, a Jornalista Manoella Back fala sobre Acessibilidade Comunicacional e Audiodescrição com foco em corpos artísticos, espaços culturais e Pessoas com Deficiência, artistas ou não.

 

Atração: Roda de Conversa: Tá Todo Mundo Rindo? - Um Letramento Anticapacitista - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Quando: domingo (21), às 14h30

Onde: Casa de Cultura Butantã | Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri

Classificação: Livre

Sinopse: A Editora QUESTIONE! e o grupo Comédia Sentada fazem uma Roda de Conversa com a autora do livro "Tá Todo Mundo Rindo?", Desiree Helissa Casale, que traz na obra um paralelo da história da arte ao longo dos séculos com a história do protagonismo das Pessoas com Deficiência durante esse período. Temas debatidos serão: Marcos Regulatórios: Lei Brasileira de Inclusão e Lei de Acesso a Informação; Capacitismo Estrutural; E quais são suas referências, onde estão e como sobrevivem os artistas com deficiência?

 

SÁBADO (27)

 

Atração: Banda Libidos do Forró

Quando: Sábado (27), às 16h

Onde: Casa de Cultura Itaim Paulista | R. Monte Camberela, 490

Classificação: Livre

Sinopse: Fundada em 2018 na cidade de São Paulo, a Banda Libidos do Forró é formada por cinco músicos apaixonados pela música nordestina e suas novas roupagens. Com influências diretas do forró eletrônico, pisadinha, arrocha e brega romântico, a banda propõe um som dançante, irreverente e inclusivo, sempre com alto astral e mensagens que falam de desejo, alegria, festa e amor.

 

DOMINGO (28)

 

Atração: Banda Libidos do Forró

Quando: Domngo (28), às 19h

Onde: Casa de Cultura Freguesia do Ó | Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó

Classificação: Livre

Sinopse: Fundada em 2018, na cidade de São Paulo, a Banda Libidos do Forró é formada por cinco músicos apaixonados pela música nordestina e suas novas roupagens. Com influências diretas do forró eletrônico, pisadinha, arrocha e brega romântico, a banda propõe um som dançante, irreverente e inclusivo, sempre com alto astral e mensagens que falam de desejo, alegria, festa e amor.

 

Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens