Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Spcine patrocina a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e a 2ª Mostrinha levando mais de 170 sessões em suas salas de cinema
São Paulo, outubro de 2025 – Em meio aos 10 anos da Spcine, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, participa da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e da 2ª Mostrinha entre os dias 16 a 30 de outubro, ampliando o alcance das exibições do evento por meio do Circuito Spcine, com sessões gratuitas e a preços populares em diversas regiões da cidade, com cerca de 172 sessões de filmes nacionais e internacionais, entre títulos restaurados, relançados e principalmente novos longas que fazem o seu lançamento no circuito comercial cinematográfico.
Além disso, 11 longas apoiados pela São Paulo Film Commission (SPFilm) integram a programação oficial da Mostra, reforçando o papel da instituição no fortalecimento do audiovisual paulistano. A presença da Spcine também se estende ao ambiente digital, com uma seleção especial de filmes disponíveis gratuitamente na plataforma Spcine Play, acessível em todo o Brasil.
Para acessar todo o cronograma de filmes que circulam pelas salas Spcine, consulte o site oficial da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ou o aplicativo do festival.
Sessões no Circuito Spcine
Presente em todas as regiões da cidade, o Circuito Spcine será um dos principais pontos de difusão da Mostra e da Mostrinha neste ano. As sessões da Mostra acontecem na Biblioteca Roberto Santos, Centro Cultural Olido, Centro Cultural São Paulo (salas Paulo Emílio e Lima Barreto) e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com ingressos gratuitos ou a preços populares (R$ 4 e R$ 2). Já a Mostrinha, voltada ao público infantil e juvenil, ocupará o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e 26 CEUs espalhados pela capital, com sessões gratuitas. A iniciativa amplia o alcance dos eventos e fortalece a política pública de exibição da Spcine, que busca formar novos públicos, garantir diversidade na programação e aproximar o cinema de regiões fora do circuito comercial.
Cinco filmes da Mostra estarão disponíveis gratuitamente na Spcine Play
A Spcine Play, plataforma pública e gratuita de streaming, também integra a programação da Mostra com uma seleção especial de cinco filmes disponíveis em todo o país. Os títulos são: R. Roussil - A Liberdade da Imaginação (R. Roussil, From the Ground Up), de Maxime-Claude L'Écuyer (Canadá); O Último Beat (The Beat Bomb), de Ferdinando Vicentini Orgnani (Argentina, Itália); Nova '78 (Nova '78), de Aaron Brookner e Rodrigo Areias (Reino Unido, Portugal); A Memória do Cheiro das Coisas (The Scent of Things Remembered), de António Ferreira (Portugal, Brasil); e Madre Vera (Mother Vera), de Cécile Embleton e Alys Tomlinson. Os filmes ficam disponíveis até atingir 800 visualizações.
11 longas-metragens da programação oficial contaram com o apoio da SPFilm
Entre as produções exibidas na Mostra, 11 longas-metragens contaram com o apoio da São Paulo Film Commission (SPFilm) para suas filmagens na capital paulista — evidenciando o fortalecimento do setor e o impacto das políticas públicas da Spcine na cidade. Os títulos são:
Mauricio de Sousa – O Filme (Pedro Vasconcelos e Rafael Salgado), destaque da programação e obra que homenageará o autor com o Prêmio Leon Cakoff; Amelia Toledo – Lembrar de Não Esquecer (Hélio Goldsztejn); As Vitrines (Flávia Castro); Assalto à Brasileira (José Eduardo Belmonte); Cartas para... (Vânia Lima); Criadas (Carol Rodrigues); Cyclone (Flávia Castro); Dolores (Marcelo Gomes e Maria Clara Escobar); Eclipse (Djin Sganzerla); Love Kills (Luiza Shelling Tubaldini); e O Agente Secreto (Kleber Mendonça Filho).
Sobre a Spcine
A Spcine é a empresa pública de cinema e audiovisual da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Laís Nascimento
Spcine
comunicacao@spcine.com.br / lais.silva@spcine.com.br
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk