Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Temporada do musical Memórias Póstumas de Brás Cubas chega à Biblioteca Mário de Andrade

São Paulo, 31 de julho de 2025 – “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas” - que atire a primeira pedra quem nunca leu a fúnebre dedicatória em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. A novidade é que, neste mês, através da programação da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, o público poderá conhecer o clássico sob nova perspectiva - o teatro musical Memórias Póstumas de Brás Cubas chega à Biblioteca Mário de Andrade nas próximas segundas-feiras de agosto.
Baseado na obra de Machado de Assis, o musical cômico-fantástico dirigido e adaptado por Regina Galdino e interpretado por Marcos Damigo, narra a história do icônico defunto autor - Brás Cubas - um homem fútil e interesseiro que conquista a simpatia do público pela liberdade com que narra os episódios de sua vida. A temporada chega à Biblioteca Mário de Andrade nos dias 4, 11, 18 e 25 de agosto, todas as segundas-feiras do mês , às 19h.
Com músicas originalmente compostas por Mário Manga e direção musical e arranjos de Pedro Paulo Bogossian, o monólogo traz à tona um olhar irônico e agudo sobre a sociedade brasileira do século XIX. Brás Cubas pode contar sua história livre das convenções e hipocrisias de sua classe social, já que não faz mais parte deste mundo.
A adaptação teatral promete conquistar o público a partir do diálogo entre as diferentes artes - dança, música e literatura. Próximo de completar 30 anos, o espetáculo, em 1998, foi considerado uma das 100 melhores peças teatrais da década pela crítica especializada. Galdino, até hoje, procura manter a estrutura carnavalizada da obra, misturando gêneros, músicas e cenas curtas que contam a história de um personagem tão complexo (e tão conhecido pelos brasileiros).
Essa também é uma boa oportunidade para os vestibulandos se aprofundarem na obra machadiana, que é leitura obrigatória em algumas provas do país. Estudar o clássico fora da sala de aula pode ser uma boa pedida na programação da semana!
Confira a programação cultural completa através das nossas redes e site oficial.
Serviço:
Atração: Teatro musical - Memórias Póstumas de Brás Cubas
Quando: Segundas-feiras de agosto (4, 11, 18 e 25.08), às 19h
Local: Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 - República
Entrada: Grátis
Classificação indicativa : +14
Escrito por: Gabriella Capuano | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk