Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Terceira edição do Ocupa PIAPI chega ao Teatro Flávio Império com muitas atrações para a primeiríssima Infância

Teatro infantil “A Onça e o Bode”, baseado em cordel, acontece na sexta (03) às 10h
São Paulo, 01 de outubro de 2025 – A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa promove o III Ocupa PIAPI nesta quinta (02), sexta (03) e sábado (04) no Teatro Flávio Império. O Festival da Primeiríssima Infância busca promover atrações artísticas de teatro, contação de história e músicas para crianças de até 3 anos, mas abrange, também, os pequenos de até 6 anos.
Além da programação dedicada, os adultos poderão aprender mais sobre os cuidados com as crianças e os desafios da criação de seus filhos com palestras e uma apresentação teatral. Na quinta, às 15h, por exemplo, acontece a palestra “Primeiros Socorros Para a Infância” que prepara os país para socorrer filhos em casos de emergência.
Na sexta (03), às 10h, a atração infantil “A Onça e o Bode” traz ao teatro uma história em cordel de José Costa Leite. A história é uma retratação do modo de vida sertanejo em que a onça e o bode são forçados a viver juntos e resolver suas diferenças.
O último dia, sábado (04), sobe ao palco “Musicalizando por aqui” que fecha a programação do festival, às 11h. A banda com voz, violão, contrabaixo, bateria e sopro traz cantigas brasileiras e outras músicas infantis para alegrar os pequenos.
Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais informações sobre a programação das Casas de Culturas, Centros Culturais, Teatros e Bibliotecas da Prefeitura.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO GRATUITA - sem necessidade de retirar ingresso
TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO - III Ocupa PIAPI
III Ocupa PIAPI
Teatro e Música Infantil
Data: De 02 a 04/10
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Classificação: Livre
Sinopse: “Quando nasce uma criança, nasce um futuro” - O III Festival da Primeira Infância é uma iniciativa do Teatro Flávio Império em parceria com o PIAPI - programa para a primeiríssima Infância, para promover um encontro que envolva uma programação de atividades voltadas à reflexão do fazer e a atuações que abrangem a Primeira Infância. Com esse objetivo em mente, construiremos juntos com profissionais da gestão, educação infantil e artistas, três dias de programação artísticas, rodas de conversa que envolvam famílias, e público em geral, no pensar sobre as necessidade e objetivos do PIAPI e o envolvimento de seus participantes.
O evento será composto por apresentações, rodas de conversas e vivências organizada pelas artistas educadoras, agente de formação e coordenadoria do PIAPI
Atração: III Ocupa Piapi - Olhar Brincante
Palestra
Data: Quinta (02/10) às 10h
Local: Palco do Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Duração: 60 min
Sinopse: Um olhar brincante ao alcance da nossa rotina. Em uma vida que os minutos são contados em ação, chegamos a perder horas de diversão. Ter um olhar brincante para atividades que já estão na nossa rotina pode ser uma chance incrível de estarmos presentes e fazermos dos 6 primeiros anos de vida um período memorável.
Atração: III Ocupa PIAPI - Cadê o Zero?
Contação de história
Data: Quinta (02/10) às 14h
Local: Teatro do Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Duração: 60 min
Classificação: livre
Sinopse: “Cadê o Zero?” é uma contação de história que surgiu a partir do contato do artista Marcelo Palmares, ator e cofundador do grupo Pombas Urbanas, Pedagogo formado pela UNIP – Universidade Paulista e Mestrando em Artes Cênicas pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, com crianças nas oficinas de teatro que ministra. Elas contavam situações de bullying, exclusão social e racismo ocorridas na rede escolar. Tem como objetivo elevar a autoestima de crianças, principalmente negras e afrodescendentes, e sensibilizar o público para temas como racismo, bullying, preconceito e violência, de forma lúdica e reflexiva, para buscar soluções coletivas para as questões da vida desde a infância.
Atração: III Ocupa Piapi - Primeiros Socorros Para a Infância
Palestra
Data: Quinta (02/10) às 15h
Local: Palco do Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Duração: 60 min
Sinopse: Palestra com conteúdo teórico básico de Primeiros Socorros visando à preparação para emergências, conforme previsto na legislação: item 1.5.6 da Portaria SEPRT nº 6.730, de 09/03/2020 (NR01), especificação de primeiros socorros contida no Anexo B da ABNT NBR 14276/2020, item 5.6.3 da Instrução Técnica nº. 17/2019 do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Lei D.E.A. (Municipal/SP 14.621/07), Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018, Lei Estadual nº 16.802/2018 e Lei Municipal nº 18.084/2024), diretrizes da American Heart Association (AHA), National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT) e Health and Safety Institute (HSI).
Atração: III Ocupa PIAPI - A Onça e o Bode
Teatro
Data: Sexta (03/10) às 10h
Local: Teatro do Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Duração: 60 min
Classificação: livre
Sinopse: Elementos do circo, música e cordel são usados para retratar a vida do sertanejo em diálogo com as crianças. O espetáculo é baseado no folheto de cordel de José Costa Leite e relata o curioso caso de uma onça e um bode que tiveram que viver juntos. Sem saber, ambos trabalham simultaneamente na construção de uma casinha à beira do rio. Quando a casa fica pronta, nenhum dos dois quer renunciar ao novo lar, e decidem morar juntos. No entanto, por não saberem conviver em harmonia, ambos vão fazer de tudo para tentar expulsar o morador indesejado.
Atração: III OCUPA PIAPI - Escuta com as mãos
Palestra
Data: Sexta (03/10) às 14h
Local: Teatro do Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Duração: 1h30
Sinopse: É extraordinariamente importante para todos o contato, o toque, a proximidade, a carícia. Verdade para o adulto, verdade verdadeiramente vital para todas as crias, filhotes e filhos. O Toque é a principal linguagem entre mãe e filho, muito antes das palavras. Mãos que ajudam a nascer, nos protegem, embalam e alimento, que nos apoiam nos primeiros passos e permanecem próximos durante nossos voos. Mas para cuidar é preciso aprender a se cuidar. O que buscamos nesta oficina é a pausa, sem culpa, o encontro com nós mesmas, um momento de autoconhecimento e autocuidado, cuidar de quem cuida.
Atração: III OCUPA PIAPI - Até Quando você cabe em Mim?
Teatro Adulto
Data: Sexta (03/10) às 20h
Local: Teatro do Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Duração: 1h
Sinopse: Em uma atmosfera que transita entre o real e o imaginário, quatro mulheres refletem sobre as angústias e os desafios da maternidade. Afinal, o que está por trás do ser mãe? Será que a sociedade está preparada para receber as mulheres e seus filhos? Amor e insegurança, humor e solidão, alegria e desamparo são apenas alguns dos sentimentos que permeiam o espetáculo Até Quando Você Cabe em Mim?.
Atração: III OCUPA PIAPI - Ouvindo Histórias, Pintando Memórias
Intervenção Artística
Data: Sábado (04/10) às 10h
Local: OCA Pukuixê do Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Duração: 1h30
Sinopse: História de Mel, uma garota que morava na pequena cidade de Pamonhas e vivia rodeada de borboletas, sendo, por isso, motivo de brincadeiras por parte dos habitantes 'normais' da cidade. Um dia, de tanto segurar o choro e a mágoa, Mel acabou com o corpo cheio de nós, um mais apertado que o outro. Diante disso, resolveu ir embora de Pamonhas. Ela andou, cruzou montanhas e rios, até que encontrou alguém que ganhou sua confiança e ajudou-a a desatar seus nós.
Atração: III Ocupa PIAPI - Musicalizando por aqui
Música
Data: Sábado (04/10) às 11h
Local: Palco do Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Duração: 60 min
Classificação: livre
Sinopse: Uma banda com 5 músicos, sendo voz, violão, contrabaixo, bateria e sopro fará um show infantil, com duração de 60 minutos para crianças de 6 meses até 6 anos, trazendo um repertório popular de cantigas brasileiras, além de novos compositores, com o objetivo de fazer as crianças "vivenciarem" todos os conceitos da musicalização de forma lúdica e divertida, aprendendo altura do som (o grave do elefante e agudo do passarinho), intensidade, (forte do leão e fraco da abelhinha), duração do som o longo da girafa, o curto da pulguinha), timbre as vozes dos diferentes animais e instrumentos, além de outros elementos como andamento (o devagar da tartaruga e o rápido do coelhinho), pausa (estátua), as 7 notas musicais, experimentando melodias com harmonias em diferentes ritmos brasileiros
Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk