Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 4 de Dezembro de 2025 | Horário: 13:00
Compartilhe:

Velha Guarda da Vai Vai e Comunidade Samba de Vela se apresentam de graça na Vila Itororó

Mês do Samba é comemorado com três edições do Festival Saudosa Maloca aos sábados
Última edição da Saudosa Maloca enche Galpão da Vila Itororó (Foto: Divulgação)

Última edição da Saudosa Maloca enche Galpão da Vila Itororó (Foto: Divulgação)

São Paulo, 04 de dezembro de 2025 - Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza três edições do Festival Saudosa Maloca, com entrada gratuita nos sábados 6, 13 e 20 de dezembro. A Vila Itororó é o Centro Cultural que recebe as celebrações do Mês do Samba em seu galpão localizado na Bela Vista. Neste primeiro sábado (6), o evento começa às 14h com a apresentação da Velha Guarda Musical do Vai-Vai, seguida pela Comunidade Samba da Vela.

Além dos dois grupos de samba consagrados, a quinta edição do festival traz a anfitriã, Roda da Saudosa, que recebe a cantora e compositora Verônica Ferriani e Jônatas Petróleo como convidados especiais. Durante os intervalos, a DJ Carol Selecta discoteca. O Festival de Samba Saudosa Maloca é um projeto que integra o edital de Festivais promovido por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

Totó Parente, Secretário da Secretaria Municipal de Cultura, esteve presente em diversas edições e comentou: “A Vila cheia de famílias, amigos e amantes do samba é a prova de que estamos no caminho certo, a cultura paulistana é viva, diversa e de todos nós.” De acordo com ele, “o samba é raiz, cultura, resistência e identidade do povo brasileiro e devemos homenagear essa expressão popular no Mês do Samba”

Responsável por abrir a celebração na Vila Itororó, a Velha Guarda Musical do Vai-Vai volta a se apresentar no local, após brilhar na edição de outubro, quando foi celebrado o aniversário de 147 anos do Bixiga. O grupo é formado por Penteado, Amauri, Chicão, Teleu, Ademir, Paulo Valentim, Guinão, Jorginho Saracura, Sahra e Claudete e interpreta, em suas apresentações, sambas de quadra e sambas-enredos clássicos da escola de samba, que completou em janeiro 95 anos de história.

Em seguida, apresenta-se a Comunidade Samba da Vela, um dos mais tradicionais movimentos de samba de São Paulo, criado há 25 anos no bairro de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. Fundada por Chapinha, Paquera, Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira e batizada pela “eterna madrinha do samba” Beth Carvalho, a roda tem por tradição executar apenas composições próprias, revelando grandes talentos e belos sambas.

Já a Roda Saudosa, grupo “da casa”, é formado por sambistas de diferentes rodas, conjuntos e comunidades de São Paulo, além da presença de Verônica Ferriani, cantora que integrou a Gafieira São Paulo e tem quatro álbuns individuais lançados, contará com outras participações inéditas nesta edição. Estreiam na roda, neste samba, Caê Rolfsen (violão), Jônatas Petróleo (cavaco), Allan Abbadia (trombone), Roberto Qualidade (pandeiro) e Victória dos Santos (percussão geral).

Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site oficial para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.

 

Serviço:

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Não é necessário retirar ingresso

 

Festival de Samba Saudosa Maloca

Data: 06 de dezembro

Horário: 14h às 20h

Linguagem: Musical

Formato: Presencial

Local: Galpão da Vila Itororó (Rua Pedroso 238, Bela Vista - São Paulo/SP)

Duração: 6 horas

Classificação: Livre

Programação:

14H Abertura da casa com a Velha Guarda da Vai-Vai

15H Carol Selecta

16H Comunidade Samba da Vela

17H Carol Selecta

18H Roda Saudosa

 

Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues

collections
Galeria de imagens