Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 26 de Agosto de 2025 | Horário: 20:00
Compartilhe:

Zona Norte recebe feira de doação de livros, rodas de conversa e oficinas de lutas e saúde nesta semana

A Biblioteca Menotti Del Picchia, no Limão, é destaque, oferecendo desde encontros de terapia comunitária até atividades de RPG.

São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, apresenta a programação diversificada das bibliotecas da zona norte nesta semana, totalmente gratuita. As unidades oferecem ao público atividades que estimulam o aprendizado, visitas monitoradas e mediações de leitura, exposições multissensoriais de elementos naturais, clubes de leitura, oficinas de pandeiro e até feira de doação de livros do Pegue, Leve e Leia.

Como destaque, a Biblioteca Menotti Del Picchia, no bairro do Limão, reúne atividades que integram cultura, bem-estar e imaginação. Às segundas e quartas-feiras, acontecem as aulas de capoeira para crianças com o Instituto Mestre Piaba, enquanto às terças e quintas o projeto “Viver Melhor", do Instituto Teko Porã, promove saúde e movimento. Também às quintas, a terapia comunitária oferece acolhimento, assim como o “Grupo Corpo & Mente", que ocorre às sextas pela manhã. Terminando a agenda regular da Menotti, aos sábados, o RPG “Mutirão Imaginário” estimula a criatividade e a socialização. Como programação exclusiva que chega na Menotti Del Picchia, no dia 28 de agosto, às 20h, o clube de leitura secreto da biblioteca debate “Kindred”, de Octavia Butler..

Com foco em cultura popular e convivência, a Biblioteca Érico Veríssimo oferece nas segundas-feiras, às 8h30, o “Danças de Pindorama”, com Eri Sá; nas quintas, às 14h, acontece a arteterapia para todos, em parceria com a UBS Elísio Teixeira Leite, estimula bordado, pintura e outras formas de expressão; já às sextas, às 14h, o “Encontro das Amigas da Biblioteca” fortalece laços comunitários e discute iniciativas de leitura e pertencimento da Biblioteca Érico Veríssimo com o seu público; e terminando aos sábados, às 11h, com aulas de capoeira com os mestres Menegueti e Vagalume, celebrando a cultura afro-brasileira.

A Biblioteca Afonso Schmidt, na Freguesia do Ó, recebe, nesta quarta (27), às 10h, crianças para uma visita monitorada junto com uma mediação de leitura especial. A iniciativa, temática e especial pela “Semana Municipal pela Primeira Infância”, apresenta às crianças o funcionamento e os serviços da biblioteca de forma adaptada à primeira infância, seguida por uma mediação de leitura que incentiva o contato com o livro desde cedo.

Buscando integrar movimento, música e bem-estar, a Biblioteca Álvares de Azevedo oferece atividades semanais para diferentes públicos. Às quartas-feiras, das 15h às 16h, a oficina de Tai Chi Pai Lin, com Solange Martinis, promove práticas suaves que estimulam a mente, espírito e coordenação motora. Aos sábados, das 14h às 16h, a oficina de pandeiro com o professor Well Martins integra música e dança, enquanto, no dia 29, às 14h30, o “Fórum da Pessoa Idosa” abre espaço para debate sobre direitos e qualidade de vida, fortalecendo a inclusão e o protagonismo da comunidade.

Voltada à sensibilização ecológica e à troca de experiências, a Biblioteca Nuto Sant’Anna realiza, no dia 27, às 13h, a “Exposição Multissensorial de Elementos Naturais”, em parceria com o Instituto Árvores Vivas, que desperta a consciência ambiental. Já no dia 30, das 10h30 às 12h, a roda de conversa “Como Estabelecer Novas Conexões”, com Salete Pilastro e Camilo Oliveira, promove reflexão e diálogo entre os participantes.

Com foco em bem-estar e literatura, a Biblioteca Brito Broca proporciona atividades semanais para diferentes públicos. Às quintas-feiras às 9h, o Tai Chi Pai Lin e a Dança Circular, em parceria com o CECCO São Domingos, oferecem momentos de relaxamento e conexão corporal. Já às sextas, o Clube de Leitura  “Juventude Literária”, às 14h30, aproxima jovens da literatura e da escrita, promovendo encontros presenciais e fortalecendo o protagonismo juvenil, com participação ativa da comunidade e do CAPS Infantojuvenil.

Por fim, a Biblioteca Pedro Nava  realiza, no dia 29/08, das 11h30 às 16h, a ação “Pegue, Leve e Leia + Poesia Nava”. Nesta atividade, os participantes podem retirar até três livros, com a novidade de ganhar uma leitura extra ao declamar uma poesia, autoral ou de outro autor. Com microfone aberto e mesa de sugestões de obras poéticas, a iniciativa combina incentivo à leitura e expressão artística, transformando a biblioteca em um espaço de criatividade e troca cultural.

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

 

Escrito por: Filipe Jaaziel | Revisado por: Enzo Sapio

collections
Galeria de imagens