Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias

Sexta-feira, 4 de Julho de 2025 | Horário: 12:51
Compartilhe:

CEU Papa Francisco é entregue e confirma eficácia das parcerias público-privadas 

Localizada na região do Sapopemba e com capacidade para atender 7 mil pessoas, trata-se da segunda unidade construída no modelo de concessão administrativa

Moradores de Sapopemba, na zona leste, acompanharam a concretização de mais uma Parceria Público-Privada (PPP), nesta sexta-feira (4), com a entrega da segunda unidade do CEU – Centro Educacional Unificado no modelo de concessão administrativa. A Prefeitura de São Paulo avança na iniciativa de levar equipamentos com qualidade de infraestrutura e melhor prestação de serviços para os bairros. 

Denominado como CEU Papa Francisco, em homenagem ao primeiro papa latino-americano na história, Jorge Mario Bergoglio, o equipamento tem capacidade para receber diariamente cerca de 7 mil pessoas em diversas atividades educacionais, culturais e esportivas. 

O prefeito explicou que o novo CEU tem mais de 18 mil m² e inclui teatro, quadras, piscina coberta aquecida, pistas de skate e outros espaços de uso coletivo. “Estamos quebrando o tabu de modelos antigos, trazendo inovação, economia e eficiência", disse. Ele também destacou a segurança da unidade, que conta com mais de 160 câmeras integradas ao sistema Smart Sampa.

O CEU Papa Francisco faz parte do primeiro lote da PPP dos CEUs, entre a Prefeitura, através da Secretaria de Desestatização e Parcerias (SEDP), e a Concessionária Integra. A iniciativa estima uma economia de R$ 45,2 milhões para os cofres públicos, durante o período de 25 anos – vigência do contrato. 

"É um projeto transformador para a capital paulista. Esse é o segundo CEU entregue nesse modelo e temos outros três em construção no primeiro lote, além da licitação de mais 10 unidades, em outro lote", explicou o secretário de Parcerias, Luiz Fernando Machado. “Esse modelo nos permite atuar no sentido de o setor privado fornecer a melhor infraestrutura para que a comunidade escolar possa fazer o que realmente importa:  ensinar e aprender", afirmou ele.

Neste modelo, o parceiro privado fica responsável pela gestão dos serviços para manutenção do espaço, com economia e qualidade significativa. Já as demandas de natureza pedagógica e o fornecimento de alimentação escolar são mantidos pela Secretaria Municipal da Educação (SME). 

Também estiveram presentes à cerimônia de inauguração o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e outras autoridades.


Agilidade e inovação 

A PPP dos CEUs - Centros Educacionais Unificados - é considerada um projeto inovador, já que o seu diferencial começa desde a etapa de construção, com ganho de eficiência, tendo prazo máximo de entrega em 18 meses, contados do licenciamento das obras.  Antes da parceria, a execução de uma obra do mesmo porte demorava em média cinco anos. 

De acordo com a Secretaria de Educação, São Paulo atinge agora a marca de 60 CEUs espalhados por todas as regiões da cidade, com o objetivo de oferecer educação, cultura, esporte, cidadania, inclusão e valorização do território.
 
O CEU Papa Francisco é a segunda entrega do primeiro lote do modelo de PPP. A primeira foi o CEU Rei Pelé, inaugurado em abril, na Cidade Líder. A Prefeitura ainda prevê a entrega de mais unidades ainda este ano com a nova modelagem.

collections
Galeria de imagens