Secretaria Municipal de Habitação

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025 | Horário: 19:00
Compartilhe:

Prefeitura entrega 306 títulos de propriedade em Cidade Ademar e ultrapassa 57 mil registros concedidos desde 2021

Ação marca mais uma etapa da maior política de regularização fundiária da história da capital e aconteceu durante o Encontro Prefeitura Presente
Mulher recebendo seu título de propriedade enquanto aperta a mão do prefeito Ricardo Nunes com o secretario Sidney Cruz ao fundo.

A Prefeitura de São Paulo concedeu nesta quarta-feira (10) 306 títulos de regularização fundiária a famílias de três áreas de Cidade Ademar: Estrada do Jataí/Av. da Pedreira, AC Rua Salvador Dalí e Jardim Maiara. A cerimônia de entrega foi realizada durante o Encontro Prefeitura Presente, que aconteceu no recém inaugurado CEU Silvio Santos, na Zona Sul da capital. 

O prefeito Ricardo Nunes ressaltou a importância da iniciativa: “Mais do que a escritura, trata-se do registro em cartório de imóveis, da propriedade de uma residência que já era de vocês e que agora ninguém mais pode tirar. Para fazer essa documentação, o custo é R$ 2,8 mil, mas a Prefeitura não está cobrando nada. Com isso, os contemplados poderão vender o imóvel, transferi-lo para filhos ou netos. É motivo de muita alegria poder entregar esse documento e, ao mesmo tempo, avançar nas políticas públicas da região".

Com esta ação, o município atinge a marca de mais de 57 mil títulos concedidos desde 2021, sendo mais de 7 mil apenas em 2025, consolidando a maior política de regularização fundiária da história de São Paulo. A iniciativa garante aos beneficiários o direito legal de propriedade sobre seus imóveis, encerrando décadas de insegurança e possibilitando o acesso pleno a serviços e benefícios vinculados ao registro formal da moradia.

“Hoje é um dia muito especial. Esses títulos simbolizam a realização de um sonho antigo e a conquista da dignidade para centenas de famílias. A regularização fundiária é um dos pilares da nossa política habitacional, que está mudando vidas em todas as regiões da cidade”, afirmou Sidney Cruz, secretário municipal de Habitação.

Quem recebeu os títulos comemorou a conquista, O autônomo Hernani Lima Eliseu esperou 25 anos pela documentação. “Estou feliz da vida. É, com certeza, um sonho realizado".

A babá Simone Maria da Silva Ferreira, 49 anos, se emocionou ao receber o documento. "Eu nem consigo expressar minha gratidão após tantos anos de luta. Enfim eu conquistei o que sempre quis. É alegria, felicidade, emoção, muita satisfação, orgulho! Demorou, mas conseguimos e no final, valeu a pena todo o sacrifício."

Infraestrutura para a região
Essas áreas já haviam recebido obras de infraestrutura há décadas, com a implantação de redes básicas de água, esgoto, energia e pavimentação. Após um trabalho técnico e jurídico minucioso conduzido pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), as famílias podem receber a titulação definitiva de suas residências, uma conquista histórica para a região.

A entrega faz parte de um conjunto de ações contínuas da Prefeitura de São Paulo para avançar na transformação urbana e na garantia do direito à moradia. Com a titulação, os moradores passam a contar com segurança jurídica, valorização do imóvel e acesso a linhas de crédito e programas habitacionais, além de maior tranquilidade para investir na melhoria de suas casas.

A região de Cidade Ademar ainda conta com cerca de 8 mil títulos em cartório com processos em andamento, em áreas como Eduardo Amigo, Salim Antônio Curiati, Jardim Nova Pantanal, Vila Olívia/Karel Burian, Cidade Júlia/Favela Guacuri I, Sítio Buraco, Jardim Primavera e Bairro do Castelo. A previsão é que esses processos sejam concretizados em 2026.

collections
Galeria de imagens