Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Segunda-feira, 28 de Julho de 2025 | Horário: 16:00
Compartilhe:

1º Semestre de 2025 é marcado por entregas e marcos importantes na SMIT

Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia impulsiona programas e viabiliza novidades para população nos primeiros seis meses do ano

Com seis meses de intenso trabalho em prol dos paulistanos, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) vem intensificando, em 2025, sua função de melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Com foco na modernização e na maior eficiência dos serviços da Prefeitura de São Paulo, o primeiro semestre do ano foi marcado por marcos, entregas e dados importantes para a Pasta. 

O SP156, maior Central de atendimento de uma Prefeitura na América Latina, alcançou mais de 6 milhões de acessos e 1,3 milhão de solicitações entre janeiro e junho de 2025, um aumento de 18% no comparativo do ano passado. Atualmente são 1.217 serviços digitais, entre informativos e solicitáveis. 

Investindo na acessibilidade e celeridade do atendimento, o SP156 lançou em abril deste ano a funcionalidade Solicitação Inteligente. Com uso de Inteligência Artificial (IA) na leitura de imagens enviadas pelos munícipes, a tecnologia facilita o processo de identificação do serviço desejado e o encaminhamento para o órgão responsável. 

Até o momento já foram recebidas mais de 11 mil solicitações inteligentes nos seis serviços mapeados. A previsão é de que, até o fim do ano, mais de 40 cartas de serviço poderão ser identificadas com uso de IA. 

As parcerias com outras pastas também estão sendo exploradas. Junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a SMIT lançou em abril, através do SP156, o serviço de confirmação de agendamentos e consultas de exames no SUS via WhatsApp, pelo número (11) 98889-0156. A ferramenta otimiza o processo de atendimento e as filas para quem utiliza o Sistema Único de Saúde. 

Na linha da modernização do serviço público, as unidades do Descomplica SP se consolidaram como exemplos de eficiência, sendo reconhecidas pelos paulistanos como equipamentos de qualidade, com 99% de aprovação. O programa oferece diversos serviços em um só lugar, com acessibilidade para públicos diversos, como idosos e PCDs. 

Com 33 unidades (uma em cada Subprefeitura e a unidade 24h no Centro de Monitoramento do Smart Sampa), o Descomplica SP realizou mais de 1,4 milhões de atendimentos nos primeiros seis meses do ano. Desde sua inauguração em março de 2018, o programa soma mais de 8,7 milhões de atendimentos. 

Ampliando ainda mais o acesso da Prefeitura de São Paulo a locais não centrais da cidade, em janeiro deste ano foram lançadas quatro vans do Descomplica Móvel, levando os serviços para regiões diversas da capital. Desde então, já foram realizadas 65 ações com as vans, resultando em mais de 2,5 mil atendimentos, especialmente em comunidades e locais de vulnerabilidade. 

A presença da SMIT na 6ª edição do Mutirão POP - Rua Jud Sampa, foi exemplo deste papel fundamental do Descomplica Móvel. A ação ocorreu em maio deste ano na Praça da Sé, e levou serviços gratuitos diretamente à população em situação de rua, em um esforço conjunto com outras secretarias e órgãos. 

Mais oportunidades com Cidadania Digital

Outro grande foco da gestão da Secretaria é a democratização do acesso à internet. Com cerca de 8 mil pontos de Wi-Fi Livre SP instalados por São Paulo, o programa já levou conectividade para 3,2 mil locais em comunidades e favelas da capital, investindo cerca de R$ 60 milhões na implementação destes pontos em áreas de maior vulnerabilidade social. 

Entre janeiro e junho de 2025, o Wi-Fi Livre SP ganhou mais de 1,9 mil pontos de acesso na cidade, garantindo oportunidades de estudo e empreendedorismo em um mundo cada vez mais integrado e digital. O programa está em constante expansão e, além de endereços em periferias, também está presente em praças, bibliotecas, centros culturais, unidades de saúde e de educação. 

Incentivar e facilitar o empreendedorismo é um grande foco da Prefeitura, e a SMIT possui iniciativas que colaboram para esse objetivo. O programa Empreenda Fácil simplificou a abertura de empresas de 100 dias para, em média, menos de 2 dias. Antes, eram cerca de 16 órgãos nos quais o empreendedor precisava ir presencialmente, agora é uma entrada única pela internet. 

Desde 2017 foram cerca de 800 mil ações de abertura de empresas, com 4 milhões de pedidos analisados, mais de 1,2 milhão de inscrições no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) e mais de 340 mil licenciamentos ativos. 

Educação para o futuro 

O primeiro semestre de 2025 também foi marcado pela inauguração de importantes equipamentos para São Paulo. Na linha das capacitações gratuitas promovidas pela Prefeitura, a SMIT inaugurou em abril a unidade do Telecentro no CEU Rei Pelé.  

Este é um Programa de Inclusão Digital com o objetivo de fornecer cursos e acesso à internet para a população de São Paulo, por meio de plataformas digitais de aprendizagem EAD, além de cursos presenciais e oficinais de curto prazo. 

Com 141 unidades, o Telecentro já realizou este ano mais de 750 mil atendimentos e 23 mil capacitações. Houve ainda a reinauguração da unidade no CEU Artur Alvim e mais quatro unidades serão inauguradas até dezembro. 

Voltado para a capacitação de jovens e com ações de inserção no mercado de trabalho, os FAB LABs são laboratórios de ponta presentes em todas as regiões de São Paulo. Com 17 laboratórios, em abril deste ano, foram inauguradas três unidades, sendo elas no CEU Jardim Paulistano, CEU Paz e CEU Perus. 

Desde 2021, mais de 63 mil pessoas já foram capacitadas em oficinas de fabricação digital aprendendo sobre impressoras 3D, cortadora a laser, programação, robótica, marcenaria, entre outras áreas. Nos primeiros seis meses de 2025, o FAB LAB capacitou 12 mil pessoas e impactou cerca de 14 mil. 

Em junho, houve a formatura de mais de 160 jovens no Programa Bolsa Trabalho, curso realizado nos laboratórios do FAB LAB e voltado para a inclusão de jovens no mercado de trabalho. Este ano o investimento no projeto foi de R$ 2 milhões e durou seis meses. 

No início de junho, a SMIT também lançou a Escola Metaverso SP, iniciativa que une educação pública, tecnologia e inovação digital. O projeto educativo aproxima crianças e jovens dos espaços públicos e dos serviços da cidade de forma interativa, acessível por celular, computador e por óculos de realidade virtual. 

Conexões e Protagonismo

Com os avanços para tornar a capital paulista uma referência em inovação, comitivas dos estados de Alagoas e Mato Grosso vieram acompanhar de perto as iniciativas implantadas pela SMIT, como a Central de Atendimento do SP156, tida como referência por sua inovação tecnológica e eficiência no atendimento dos cidadãos paulistanos. 

Divulgando o Wi-Fi Livre, o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Milton Vieira, participou no mês de março um evento no bairro de Guaianazes voltado à comunidade, com o objetivo de unir a cultura e a conectividade. 

Buscando sempre as últimas tendências para a capital, no primeiro semestre de 2025, o Secretário marcou presença em eventos estratégicos buscando impulsionar e destacar a cidade de São Paulo no cenário tecnológico brasileiro. Algumas das principais participações foram no evento ‘’Smart City Expo Curitiba’’ e no encontro no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, com a temática “Clima do Futuro”, acompanhando iniciativas de inovação e sustentabilidade. 

Representando o Prefeito Ricardo Nunes, a SMIT participou em maio da abertura do evento Estadão Summit Tecnologia e Inovação. Na ocasião foram debatidos os principais pontos sobre transformação digital, IA, mercado do futuro e mais, com destaque para as ferramentas e tecnologias do SP156. 

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o Secretário Milton abordou sobre a implementação da Solicitação Inteligente no aplicativo do SP156, informando sobre a maior agilidade esperada nos atendimentos e serviços da Prefeitura. 

Estas ações de comunicação fazem parte do trabalho da SMIT de ampliar o alcance e divulgação de seus programas e políticas públicas, investindo em conexões e parcerias importantes em prol da população paulistana. 

O primeiro semestre de 2025 trouxe desta forma entregas e marcos importantes da SMIT para com a cidade de São Paulo e o dia a dia dos seus cidadãos. Seguindo com a missão de modernizar os serviços públicos e investir cada vez mais na inovação e tecnologia, os próximos seis meses continuarão sendo de trabalho intenso e digno, voltados sempre para melhorar o presente com a visão do futuro.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens