Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Integração entre dados, segurança e inovação colocam São Paulo na vanguarda digital
A Prefeitura de São Paulo consolidou em 2025 um modelo de transformação digital que alia inovação tecnológica, governança de dados, segurança digital e com foco no cidadão. A experiência foi apresentada no 67º Congresso Estadual de Municípios, em painel que reuniu representantes da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), da Controladoria Geral do Município (CGM), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) e da Prodam, mostrando avanços que fazem da capital referência nacional em governo digital.
A inovação voltada diretamente ao cidadão foi detalhada pelo secretário adjunto da SMIT, Humberto de Alencar, que ressaltou a centralidade do SP156. “O 156 é o maior marketplace de cidadania da América Latina, com mais de 6 milhões de usuários, integrando solicitações e serviços em uma única plataforma”, disse. No primeiro semestre de 2025, o canal registrou 1,3 milhão de solicitações e lançou a funcionalidade de Solicitação Inteligente com IA, além de integrar novos serviços da área da saúde. O Descomplica SP e o Descomplica Móvel também somaram mais de 1,4 milhão de atendimentos no período, ampliando o acesso da população aos serviços municipais.
A política de inclusão digital também foi destacada com os números dos Telecentros, que somam 141 unidades em toda a capital. Somente neste ano, mais de 30 mil pessoas foram capacitadas em educação digital, com foco especial no público 60+, mais vulnerável a crimes virtuais. As unidades ofereceram 911 mil atendimentos até julho e cursos de cibersegurança, idiomas e informática básica, fortalecendo a estratégia de proteção e autonomia digital da população.
A secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda, trouxe a perspectiva da modernização administrativa e do investimento em capacitação dos servidores. “O governo digital não é só desmaterializar o papel, ele precisa estar próximo do cidadão — mas primeiro, precisa ser compreendido pelos servidores que trabalham na Prefeitura”, afirmou. Entre as entregas recentes estão o painel de licitações integrado ao ComprasGov, o Almoxarifado Virtual, que agiliza compras públicas, e a capacitação de quase 6 mil servidores em inteligência artificial somente em 2025. Além do Simplifica AI, mencionado anteriormente, a inovação digital implementada pela Gestão também resultou em Portais de Compras, de Gestão de Pessoas, Documentos e além do investimento em Capacitações totalmente digitais e acessíveis.
O controlador geral do Município, Daniel Falcão, destacou o papel institucional da CGM na aplicação da LGPD e no suporte à credibilidade do Smart Sampa: “A Controladoria Geral do Município vem dar credibilidade, segurança jurídica junto com a Procuradoria para que o Smart Sampa possa funcionar e todos os nossos projetos tenham respaldo”.
Em 2025, a CGM reformulou sua metodologia de avaliação do desempenho dos órgãos da Prefeitura, que agora inclui temas como proteção de dados pessoais, dados abertos e tratamento de denúncias, reforçando o compromisso da Prefeitura com a transparência e a credibilidade das políticas digitais.
Na área de segurança, o secretário adjunto Alcides Fagotti Júnior destacou que o diferencial do Smart Sampa está no planejamento e na responsabilidade com que foi implantado. “Antes de ligar a chavinha do Smart Sampa, nós tivemos todo um treinamento prévio, criamos protocolos prévios para garantir privacidade e que cada ação fosse pensada com responsabilidade” afirmou. Apenas em 2025, o sistema auxiliou na captura de 1.395 pessoas, incluindo 136 prisões em agosto e 85 desaparecidos localizados neste ano, com mais de 3.100 flagrantes registrados
O presidente da Prodam, Francisco Forbes, reforçou a importância da inovação responsável no setor público. “A inovação requer coragem para enfrentar riscos, mas precisa ser feita de maneira alinhada com a proteção de dados e segurança da informação”, destacou. A empresa pública foi responsável pela implementação do Simplifica AI, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão, que usa inteligência artificial generativa para simplificar documentos administrativos. A solução conquistou o 2º lugar no Prêmio Gov. Digital 2025, na categoria Melhor Solução Baseada em Inteligência Artificial.
Com ações que vão da segurança pública à gestão interna, passando pela inclusão digital e pela simplificação da linguagem, São Paulo demonstra que a transformação digital é resultado de governança sólida, integração institucional e inovação tecnológica. O painel reforçou que a cidade se tornou referência nacional ao investir em políticas que unem eficiência, transparência e serviços de qualidade, sempre com o cidadão no centro das decisões.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk