Subprefeitura Jaçanã Tremembé

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025 | Horário: 07:41
Compartilhe:

Integração entre dados, segurança e inovação colocam São Paulo na vanguarda digital

Experiências foram apresentadas durante o 67º Congresso Estadual de Municípios, reunindo representantes da Prefeitura de São Paulo e empresas públicas de tecnologia

A Prefeitura de São Paulo consolidou em 2025 um modelo de transformação digital que alia inovação tecnológica, governança de dados, segurança digital e com foco no cidadão. A experiência foi apresentada no 67º Congresso Estadual de Municípios, em painel que reuniu representantes da Controladoria Geral do Município (CGM), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), da Prodam, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES), mostrando avanços que fazem da capital referência nacional em governo digital.

O controlador geral do Município, Daniel Falcão, destacou o papel institucional da CGM na aplicação da LGPD e no suporte à credibilidade do Smart Sampa: “A Controladoria Geral do Município vem dar credibilidade, segurança jurídica junto com a Procuradoria para que o Smart Sampa possa funcionar e todos os nossos projetos tenham respaldo”. 

Em 2025, a CGM reformulou sua metodologia de avaliação do desempenho dos órgãos da Prefeitura, que agora inclui temas como proteção de dados pessoais, dados abertos e tratamento de denúncias, reforçando o compromisso da Prefeitura com a transparência e a credibilidade das políticas digitais.

Na área de segurança, o secretário adjunto Alcides Fagotti Júnior destacou que o diferencial do Smart Sampa está no planejamento e na responsabilidade com que foi implantado. “Antes de ligar a chavinha do Smart Sampa, nós tivemos todo um treinamento prévio, criamos protocolos prévios para garantir privacidade e que cada ação fosse pensada com responsabilidade” afirmou. Apenas em 2025, o sistema auxiliou na captura de 1.395 pessoas, incluindo 136 prisões em agosto e 85 desaparecidos localizados neste ano, com mais de 3.100 flagrantes registrados

O presidente da Prodam, Francisco Forbes, reforçou a importância da inovação responsável no setor público. “A inovação requer coragem para enfrentar riscos, mas precisa ser feita de maneira alinhada com a proteção de dados e segurança da informação”, destacou. A empresa pública foi responsável pela implementação do Simplifica AI, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão, que usa inteligência artificial generativa para simplificar documentos administrativos. A solução conquistou o 2º lugar no Prêmio Gov.Digital 2025, na categoria Melhor Solução Baseada em Inteligência Artificial.

A inovação voltada diretamente ao cidadão foi detalhada pelo secretário adjunto da SMIT, Humberto de Alencar, que ressaltou a centralidade do SP156. “O 156 é o maior marketplace de cidadania da América Latina, com mais de 6 milhões de usuários, integrando solicitações e serviços em uma única plataforma”, disse. No primeiro semestre de 2025, o canal registrou 1,3 milhão de solicitações e lançou a funcionalidade de Solicitação Inteligente com IA, além de integrar novos serviços da área da saúde. O Descomplica SP e o Descomplica Móvel também somaram mais de 1,4 milhão de atendimentos no período, ampliando o acesso da população aos serviços municipais.

A secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda, trouxe a perspectiva da modernização administrativa e do investimento em capacitação dos servidores. “O governo digital não é só desmaterializar o papel, ele precisa estar próximo do cidadão — mas primeiro precisa ser compreendido pelos servidores que trabalham na Prefeitura”, afirmou. Entre as entregas recentes estão o painel de licitações integrado ao ComprasGov, o Almoxarifado Virtual, que agiliza compras públicas, e a capacitação de quase 6 mil servidores em inteligência artificial somente em 2025. Além do Simplifica AI, mencionado anteriormente, a inovação digital implementada pela Gestão tambem resultou em Portais de Compras, de Gestão de Pessoas, Documentos e além do investimento em Capacitações totalmente digitais e acessíveis.

A política de inclusão digital também foi destacada com os números dos Telecentros, que somam 141 unidades em toda a capital. Somente neste ano, mais de 30 mil pessoas foram capacitadas em educação digital, com foco especial no público 60+, mais vulnerável a crimes virtuais. As unidades ofereceram 911 mil atendimentos até julho e cursos de cibersegurança, idiomas e informática básica, fortalecendo a estratégia de proteção e autonomia digital da população.

Com ações que vão da segurança pública à gestão interna, passando pela inclusão digital e pela simplificação da linguagem, São Paulo demonstra que a transformação digital é resultado de governança sólida, integração institucional e inovação tecnológica. O painel reforçou que a cidade se tornou referência nacional ao investir em políticas que unem eficiência, transparência e serviços de qualidade, sempre com o cidadão no centro das decisões.

collections
Galeria de imagens