Subprefeitura Jaçanã Tremembé

Segunda-feira, 18 de Abril de 2022 | Horário: 11:03
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Saiba quando solicitar o atendimento do Samu 192

Utilizar o canal para passar trotes prejudica o trabalho dos atendentes e dificulta o atendimento de pessoas que realmente precisam do serviço

 Nesta quinta-feira (14), foi celebrado o Dia do Técnico Auxiliar de Regulação Médica (Tarm), profissional especializado que atua de maneira estratégica no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ele é o responsável por fazer o primeiro atendimento telefônico ao cidadão solicitante, além de auxiliar no despacho das ambulâncias e motolâncias para atender aos chamados recebidos pelo canal 192 na Central de Regulação Médica do Samu.

Na rede municipal de saúde, cerca de 197 profissionais se dedicam diariamente nesta categoria.

A solicitação pelo canal telefônico do Samu só deve ser feita nos casos de urgência ou emergência.

 

Veja exemplos de quando chamar o serviço:

-Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
-Intoxicação exógena e envenenamento;
-Queimaduras graves;
-Na ocorrência de maus-tratos;
-Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
-Em tentativas de suicídio;
-Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
-Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
-Afogamentos;
-Choque elétrico;
-Acidentes com produtos perigosos;
-Suspeita de infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), como alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio do ponto de união dos lábios no canto da boca;
-Agressão por arma de fogo ou arma branca;
-Soterramento ou desabamento;
-Crises convulsivas;
-Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
-Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.


Exemplos de quando não chamar o Samu:

-Febre prolongada;
-Dores crônicas;
-Vômito e diarreia;
-Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
-Transporte de óbito;
-Dor de dente;
-Transferência sem regulação médica prévia;
-Trocas de sonda;
-Corte com pouco sangramento;
-Cólicas renais;
-Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
-Todas as demais situações em que não se caracterize urgência ou emergência médica.
-Em casos não considerados urgência ou emergência, o paciente pode ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Os endereços estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.

Utilizar o canal 192 para passar trotes prejudica o trabalho dos atendentes do Samu e dificulta o atendimento de pessoas que realmente precisam do serviço. Além disso, essa prática é crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com possibilidade de até seis meses de detenção. Só em 2021, o Samu atendeu mais de 54 mil trotes, uma média de quase cinco mil ligações falsas por mês.

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