Subprefeitura Jaçanã Tremembé

Quinta-feira, 2 de Abril de 2009 | Horário: 17:32
Compartilhe:

Voltando a História pelos Trilhos

Voltando a História pelos Trilhos - Recordando o Tramway da Cantareira

Com esse título a artista plástica Herminda Tavela Abrantes apresenta uma mostra com 22 obras em óleo sobre tela, relacionadas à história da “Tramway da Cantareira”, que abriu os caminhos dos paulistanos até o meio do século passado.

O objetivo da mostra é resgatar algumas imagens comuns para os paulistanos e relembrar o dia em que o “Trem das Onze” apitou pela última vez.

O trabalho da artista mostra estações dessa ferrovia desde a região do Tamanduateí, em São Paulo até Cumbica, no município de Guarulhos. Há obras, por exemplo, que mostram a última vez que o trem passou pela Vila Galvão em Guarulhos e a estrutura da antiga estação de Jaçanã, na zona norte da capital, tema da famosa canção de Adoniran Barbosa. Música que marcou tanto o cotidiano do paulistano, que foi eleita como símbolo da cidade de São Paulo.

Esse resgate histórico sobre a extinta ferrovia nos dá a dimensão do que ela representou para a formação dos bairros da capital paulista.

A maioria das estações desapareceu. A estação Invernada desapareceu, “como por encanto”, há poucos meses. Essa estação era uma das últimas que permaneciam de pé, passados já mais de 40 anos do encerramento da ferrovia.
Para fazer as obras, a artista pesquisou em jornais e documentos da época, tentou reconstituir as estações e puxou da memória os vagões que a levavam até a Serra da Cantareira, quando criança, e, mais tarde, de onde morava, em Guarulhos, até seu local de trabalho.

A artista , cujo trem é parte muito importante da história de sua vida, além do trabalho artístico, transformou a pesquisa em livro.

O livro, com o título “Recordando o Tramway da Cantareira”, está pronto e a espera de um patrocinador para publicá-lo. Através do livro, Herminda quer lembrar, aos de sua época, as emoções vividas sobre os trilhos e passar, aos mais jovens, uma herança cultural sobre a importância da ferrovia “Tramway da Cantareira” para o progresso das cidades de São Paulo e de Guarulhos.

Período da mostra: 6 de abril a 6 de maio       

Horário de visita:  

De segunda a sexta-feira das 8 h às 18 h
Local: CASA  DE  CULTURA TREMEMBÉ
Avenida Maria Amália Lopes de Azevedo, 190
Telefone: (11) 2991-4291
ENTRADA FRANCA


(Texto: Sergio S Takahashi)
 

collections
Galeria de imagens