Subprefeitura Jaçanã Tremembé
Política de acessibilidade em parques municipais de São Paulo é destaque em congresso Ibero-americano
A política de acessibilidade implantada em áreas de lazer na capital pela Prefeitura de São Paulo foi destaque durante o Congresso Ibero-americano de Parques e Espaços Públicos, realizado na cidade de San Salvador, em El Salvador, nos dias 5 e 6 de agosto. O evento, promovido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), reuniu gestores para debater e compartilhar boas práticas na gestão de espaços públicos, como os playgrounds e passarelas dos parques municipais.
Os projetos seguem as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e da NBR 9050, que estabelecem critérios e parâmetros técnicos para garantir o uso seguro e autônomo dos espaços por todas as pessoas.
Entre as ações apresentadas estão a implantação de brinquedos adaptados em parquinhos infantis, pisos táteis e rampas de acesso e adequação de rotas acessíveis nos parques. Os projetos visam não apenas atender à legislação, mas promover a inclusão integral nos espaços, permitindo que crianças, idosos e pessoas com deficiência usufruam igualmente das áreas verdes e equipamentos públicos.
Além do foco na acessibilidade, a coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade (CGPABI) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Juliana Laurito Summa, que representou a Prefeitura, destacou a integração dessas iniciativas a outras ações estratégicas, como o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) e o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA). A coordenadora ressaltou que “a acessibilidade é parte essencial da sustentabilidade urbana, porque uma cidade só é verdadeiramente verde quando é também inclusiva”.
A apresentação reforçou a posição de São Paulo como referência internacional na criação de políticas ambientais e na gestão de espaços públicos acessíveis, sustentáveis e voltados à convivência democrática.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk