Subprefeitura Jaçanã Tremembé
Programa da Prefeitura capacita pessoas em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho
Para 23 homens e mulheres em situação de vulnerabilidade atendidos pela rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo, o mês começou com uma chance de recomeçar. Nesta segunda-feira (11), foi iniciada a 3ª edição do Programa Qualifica Já!, que oferece curso gratuito de pintor de obras, unindo capacitação profissional, prática no setor da construção civil e impacto direto na comunidade.
Com 100 horas de formação — 20 teóricas e 80 práticas —, os alunos vão aprender técnicas de pintura enquanto restauram o Núcleo de Convivência “Rodrigo Silva”, no centro da cidade, beneficiando cerca de 200 pessoas atendidas diariamente pelo espaço. A ação faz parte do Programa Operação Trabalho (POT).
A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Sindicato SINCOMACO. Nas edições anteriores, mais de 40 participantes concluíram a formação e conquistaram novas oportunidades no mercado de trabalho, transformando qualificação em independência e dignidade.
“Muita alegria e satisfação em estar com essa parceria pela terceira vez e espero que todos aproveitem a oportunidade que estamos tendo neste momento”, afirmou a coordenadora de Proteção Social Especial da SMADS, Camila Sakai.
Acolhido do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Prates, o aluno Claus de Oliveira ressaltou a chance que está tendo com o programa. “Eu acho interessante que é uma oportunidade dada às pessoas para se reerguer na vida, se ressocializar. É uma porta aberta.”
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk