Subprefeitura Jaçanã Tremembé
Tendas do Baixas Temperaturas já distribuíram mais de 2 milhões de itens essenciais em 500 mil atendimentos
Desde o início da Operação Baixas Temperaturas (OBT), em 14 de maio, a Prefeitura de São Paulo já realizou 500 mil atendimentos e distribuiu mais de 2 milhões de itens essenciais, como sopas, pães, bebidas quentes, cobertores e água. As ações emergenciais visam proteger a população em situação de rua nos dias de frio intenso, com atendimento direto em dez tendas espalhadas por pontos estratégicos da capital.
Ao todo, foram distribuídos 193.959 sopas, 211.900 pães, 137.580 chocolates quentes, 83.766 cobertores e 83.662 chás, além de mais de 1,3 milhão de garrafas de água. Paralelamente, 12.206 pessoas aceitaram acolhimento na rede socioassistencial, onde é possível tomar banho, fazer refeições e ter um pernoite seguro. Nesse período, 20.793 abordagens sociais já foram realizadas pelas equipes especializadas da Prefeitura.
A Operação também cuida dos animais de estimação das pessoas em situação de rua. Já foram atendidas 2.114 pessoas acompanhadas de 2.406 animais, com distribuição de 1.216 potes de ração e 313 vacinas aplicadas nos pets. Esse olhar sensível reforça o caráter integral e humanizado da ação.
As tendas funcionam diariamente, das 18h à meia-noite, quando a temperatura atinge 13°C ou menos, podendo ter seu funcionamento antecipado em situações de frio extremo. Em cada tenda, além de alimentos e cobertores, há profissionais da saúde aplicando vacinas contra Influenza, Covid-19 e Tétano, além de equipes médicas e ambulâncias prontas para agir em casos de emergência.
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Prefeitura intensificou o trabalho de busca ativa diurna e noturna nas ruas da capital pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que também fazem o encaminhamento das pessoas em situação de rua para os serviços da rede socioassistencial.
Com previsão de mais uma noite gelada nesta quinta-feira (3), as tendas permanecem abertas nas dez regiões. Veja aqui a previsão do tempo.
Como ajudar
Qualquer cidadão pode colaborar com o trabalho das equipes de abordagem social, acionando a Central 156. O serviço funciona 24 horas por dia e permite indicar a localização de pessoas em situação de vulnerabilidade, sem necessidade de identificação. Basta informar o local aproximado, características da pessoa e, se possível, pontos de referência.
Rede Socioassistencial
Com mais de 26 mil vagas em modalidades de acolhimento para pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e a população LGBTQIAPN+, a capital paulista possui a maior rede pública socioassistencial da América Latina. Durante a Operação Baixas Temperaturas (OBT), estão disponibilizadas 1.080 vagas emergenciais extras, sendo 350 delas em quatro centros esportivos municipais, que garantem aos acolhidos o pernoite, banho e refeições.
Sobre as tendas
Para reforçar a proteção às pessoas em situação de rua, quando a temperatura atinge 13 °C, a Prefeitura ativa, das 18h à 0h, dez tendas em pontos estratégicos da cidade, onde são fornecidos sopa, pão, chá, chocolate quente e água. Em dias de frio ainda mais intenso é avaliada a antecipação do funcionamento desses locais, como ocorrido nesta quarta e quinta-feira (2 e 3). Para aqueles que não aceitam seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial, são oferecidos cobertores. Nas tendas, também são realizados encaminhamentos para acolhimento, com transporte garantido.
Ambulâncias e equipes médicas permanecem nas tendas para agilizar o atendimento, quando necessário. Profissionais da Saúde também aplicam vacinas contra Influenza, Covid-19 e Tétano.
Endereços das tendas
- Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
- Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
- Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
- Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor com Av. Imperador, sob o viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
- Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk