Secretaria Municipal de Justiça
Prefeitura participa de instalações no Fórum Regional de Itaquera
Nesta quinta-feira (23/10), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Justiça (SMJ) e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), participou da solenidade de instalação da 6ª Vara Cível, das 2ª e 3ª Varas de Violência Doméstica e Familiar, da Unidade de Processamento Judicial das 1ª a 6ª Varas Cíveis e da Central de Intermediação em Libras (CIL) no Fórum Regional de Itaquera.
A nova CIL é o sétimo posto em funcionamento nos fóruns da capital e tem como objetivo assegurar a comunicação entre pessoas surdas e servidores públicos, garantindo acessibilidade em audiências e atendimentos ao público.
A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Sílvia Grecco, destacou o impacto da parceria na promoção dos direitos das pessoas com deficiência e prestou homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia:
“Essa parceria demonstra a sensibilidade do Poder Judiciário em promover o acesso a todas as pessoas. Doutor Fernando, a sua colaboração foi essencial. Sem o olhar de inclusão e o coração aberto que o senhor trouxe à presidência, não teríamos alcançado esse belo trabalho conjunto de inclusão.”
Em seu discurso, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, ressaltou o significado institucional da inauguração:
“Cada nova Central representa mais do que uma estrutura física — simboliza escuta e acolhimento. Expresso minha profunda gratidão e admiração à Secretaria da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, especialmente à secretária Sílvia Grecco. Sem a força e a sensibilidade da secretaria, nada disso seria possível. A dedicação de sua equipe foi fundamental para o avanço deste projeto.”
Sobre as novas instalações
As novas instalações trazem cinco magistrados adicionais para uma das regiões mais populosas da cidade. O Fórum Regional de Itaquera atende os distritos de Itaquera, Guaianases, São Mateus, Cidade Tiradentes, Lajeado, Cidade Líder, José Bonifácio, Parque do Carmo, Iguatemi, São Rafael, Sapopemba, Aricanduva e Vila Curuçá, abrangendo uma população de cerca de 2 milhões de jurisdicionados. A ampliação da estrutura contribuirá para maior celeridade na prestação da Justiça aos moradores da zona leste.
Também participaram da solenidade a secretária adjunta da SMPED, Dika Vidal, e os doutores Natália Rubinelli e Felipe Alves, representando a Secretaria Municipal de Justiça.
Por Jorge Kolenyak - ASCOM/ Secretaria Municipal de Justiça
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
