Subprefeitura M Boi Mirim

Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016 | Horário: 13:38
Compartilhe:

30 casos de Dengue confirmados na região do M’Boi Mirim

A prefeitura se mobiliza para conter os avanços do mosquito

372 casos de Dengue foram notificados à Supervisão Técnica de Saúde do M’Boi Mirim. Destes, 257 ainda não foram encerrados, e 87 já foram descartados. Porém, 30 casos da doença foram confirmados, e despertaram a atenção das secretarias de saúde, que já se mobilizaram com ações para prevenção e combate, para frear a proliferação dos mosquitos.

Operações de limpeza como Ações Cata-Bagulho, comitês locais sobre prevenção que facilitam o contato direto com a comunidade, orientações aos diretores de hospitais públicos e privados sobre como agir e diagnosticar as doenças vindas do mosquito, e eventos de conscientização nas escolas públicas. Estas são apenas algumas das atividades que a prefeitura tem realizado para auxiliar no combate ao Aedes Aegypti.

Dentre as várias ações, foi realizada uma "Operação Cata-Bagulho" na região, no dia 20 de fevereiro. A operação foi um sucesso, e teve seus objetivos atingidos, com 7900 domícilios vistoriados, e 24 casos de dengue bloqueados em 13 Unidades de Saúde. A ação foi uma parceria entre a Supervisão Técnica de Saúde e a Subprefeitura, contra os avanços do mosquito da dengue.

Mas a população também tem responsabilidades nessa luta. É necessária a compreensão dos perigos que o mosquito traz, e ajudar a prevenir sua procriação, a fim de evitar novos casos da doença. Se cada um fizer sua parte, o número de infectados tende a diminuir, e nessa época de calor e chuvas, o cuidado tem que ser redobrado.

Como previnir:
- Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo, e as recicláveis guardadas fora da chuva;
- Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
- Caixas d'água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
- Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
- Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;
- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo ou "Operação Cata-Bagulho";
- Cuidados especiais para as plantas que acumulam água, como bromélias e espadas de São Jorge: ponha água só na terra.

collections
Galeria de imagens