Subprefeitura M Boi Mirim
Projeto de educação ambiental e miniflorestas para crianças no Programa Mananciais
A Secretaria Executiva do Programa Mananciais, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente - SVMA e a ONG Formigas-de-Embaúba celebraram um Acordo de Cooperação nº 6014.2024/0005769-9 para o desenvolvimento do Projeto das Miniflorestas, focado no público infantil, que inclui o processo pedagógico de educação ambiental para o plantio e cuidado de miniflorestas, em áreas sob gestão da Secretaria Executiva do Programa Mananciais.
O papel da SVMA neste acordo é conduzir o projeto nos Parques Municipais implantados pelo Programa Mananciais, nas orlas das represas Guarapiranga e Billings.
A plantação de miniflorestas trará mais áreas verdes arborizadas para o município de São Paulo, por meio de ações pedagógicas que sensibilizem novas gerações à urgência da regeneração de ecossistemas e mitigação das mudanças climáticas.
O primeiro passo deste cronograma de trabalho começou pelas visitas que as equipes fizeram em diversas áreas em que o Programa Mananciaisatua. Na região da represa Billings foram visitadas as áreas:Cantinho do Céu, Pabreu e JardimApurá e na região da represa Guarapiranga as áreas:Jardim Ângela, Vila do Sol, Vila Nordestina e Chácara Flórida.
Os próximos passos serão reuniões que estabelecerão quais destas áreasserão selecionadas para receber as miniflorestas.
Ressaltamos que as miniflorestas são importantes na educação ambiental porque ensinam, na prática, a relação entre os seres humanos e a natureza. Para as crianças, essa experiência direta com a terra, as plantas e os animais cria um vínculo afetivo com o meio ambiente, o que pode resultar em hábitos mais sustentáveis no futuro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk