Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

CONVERSA COM... Cassia Mariano: O Parque Ibirapuera e o Paisagismo de Otávio Augusto Teixeira Mendes

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá - preparados com ervas frescas, colhidas em nosso Campo Experimental...
E então, apresentam seus trabalhos - relacionados com o Meio Ambiente, Paisagismo e Arte - interagindo com o público presente.

 
E neste 1º encontro de Outono iremos “apresentar o Parque Ibirapuera - como referência de parque moderno em São Paulo, no bojo das comemorações do IV Centenário da Cidade. A solução do Projeto de Paisagismo de Otávio Augusto Teixeira Mendes (Engenheiro Agrônomo, Arquiteto Paisagista e Diretor Geral do Serviço Florestal do Estado) foi fundamental para a própria construção do Ibirapuera como um parque.


A solução vislumbrava o equacionamento de questões ambientais no período onde estas não faziam parte das preocupações urbanas; propunha franca permeabilidade visual entre a cidade e o parque; desenhava traçados ondulantes para propiciar “domínio” do espaço exterior pelo usuário como protagonista, um atributo para instigar a ambiência.


Coube a Teixeira Mendes a implantação do conjunto arquitetônico de Niemeyer (e equipe), o desenho do lago e a solução da drenagem primária, a manutenção dos talhões de eucaliptos como alternativa ambiental e de verticalidade e a especificação da vegetação estrutural do parque, na qual fez uso de essências nativas ainda muito pouco utilizadas nos projetos de paisagismo em S. Paulo.


O simpático e envolvente parque Ibirapuera que se tornou símbolo de S. Paulo é o resultado do competente trabalho de Teixeira Mendes, de conceber parques de grande impacto e magnitude valorizando a escala das pessoas, o percurso, e a dinâmica da paisagem.


Comparativamente se apresentará o parque da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano também projeto (e construção) de Teixeira Mendes, com similaridades intensas no desenho, de princípio de composição, de espacialidade e do uso da vegetação.”
(fonte: MARIANO, Cassia)

Facilitação:

  • Cassia Mariano - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983); Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas, FAUUSP (1993), com a Dissertação Parques Metropolitanos de S. Paulo, subsídios para seu desenho; Doutora em 2003, FAUUSP, Tese: Preservação e Paisagismo em S. Paulo, Otavio Augusto Teixeira Mendes. Profissionalmente se dedica ao Ensino, Pesquisa e Projeto de Paisagismo e Desenho Ambiental Urbano, com início da docência em 1992 e das atividades de projeto e plano desde 1984. Atualmente leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos Componentes Curriculares Estúdio Urbanismo 5 - Paisagem e Cidade (5ª etapa do Curso); Estúdio Urbanismo 8 – Paisagem e Cidade (8ª etapa do Curso) e Arquitetura da Paisagem. É docente nesta Instituição desde 2004 (Professora Adjunto). Em 2009 compôs o corpo da pesquisa FAU-Mackenzie Arquitetura e Paisagem Urbana Contemporânea. É Professora Titular na Universidade Paulista, UNIP, no Curso de Arquitetura e Urbanismo onde leciona as disciplinas Projeto Urbano e Paisagismo- Diagnóstico e Projeto Urbano e Paisagismo – Intervenção Urbana. É docente desta instituição desde 1996. Atua no Escritório IURBI – Arquitetos Associados em parceria com a Arq. Fernanda de Macedo Haddad, com atividades de Projeto e Consultoria Técnica, desde 2011. Publicações: Livro: Preservação e paisagismo em São Paulo pela Annablume / Fundação Maria Luisa e Oscar Americano / FAPESP (2005)
    Guia do Parque: Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, pela mesma instituição (2001) Os Espaços Livres da Modernidade e o Patrimônio Edificado. SAMAS | Estúdio Sarasá, 2016. (no prelo). Artigo: Comunicação com o usuário. Sinopses nº7. FAUUSP (1986)

Coordenação:

  • Helena Quintana Minchin

Público: Público interessado
Vagas: 50

Data: 23 de abril de 2018, segunda-feira
Horário: 14h às 16h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!