Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Palestra on-line: Biofábrica de Joaninhas e a Importância do Controle Biológico

topo

Palestra on-line: Biofábrica de Joaninhas e a Importância do Controle Biológico 
 

Dia: 16/03, quarta-feira
Horário: 19h às 20h30

 

Descrição

Inicia-se a temporada 2022 de palestras online – lives - na Escola Municipal de Jardinagem - EMJ.

 

E em sua primeira apresentação técnica, a Escola discorrerá sobre um tema muito interessante e relevante: o controle biológico de pragas - uma forma natural e alternativa ao uso de agrotóxicos em áreas de cultivo e jardins. E desta forma, vem compartilhar a experiência de um feito bem sucedido no Estado de Minas Gerais.

 

Em 2018, a Prefeitura de Belo Horizonte implantou a Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos no Parque das Mangabeiras. Esses insetos são conhecidos como inimigos naturais de pragas que atacam áreas verdes e plantações. A princípio, a criação das Joaninhas e Crisopídeos foi projetada para fazer o controle de moscas-brancas nos espécimes de Ficus microcarpa localizados em alamedas tombadas pelo Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Com o passar do tempo, a criação passou a ser utilizada no controle de insetos em projetos e iniciativas de agricultura urbana, desde hortas comunitárias à quintais com produção de alimentos.

 

O palestrante, Agrônomo Dany Silvio, abordará a importância do controle biológico na criação de uma cidade mais sustentável, ao mesmo tempo em que apresentará detalhes da criação e liberação das Joaninhas no município de Belo Horizonte.

 

Facilitação

Dany Silvio Amaral
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, com período sanduíche na University of Kentucky, EUA. Engenheiro da Prefeitura de Belo Horizonte desde de 2015, atualmente é Diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Secretário Executivo do Comitê sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência. Tem experiência na área de controle biológico de pragas e em políticas públicas para promoção da biodiversidade e de soluções baseadas na natureza.


 

Mediação

Equipe Técnica “Jardim Amigos da Fauna”

 

Coordenação

Luciene Lopes Lacerda
Bióloga 
 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Todos os interessados

Dia: 16/03/2022, quarta-feira.

Horário: das 19h às 20h30

Local:  YouTube – UMAPAZ

  

Confira nossas redes socias

  •