Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Exibindo 1 para 1 de 3
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2013 | Horário: 14:53
Compartilhe:

Operação Dá Licença para o Ônibus – Último trecho de faixa exclusiva na Rótula Central é ativado nesta segunda-feira, 2/12

Nova faixa de 400 metros estará nas duas pistas da Av. Mercúrio, no trecho entre a Rua do Gasômetro e a Av. do Estado. No total, mais 5,4 km de faixas exclusivas serão ativados a partir de 2 de dezembro.

Mapa da região

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta segunda-feira (02/12), o último trecho com 400 metros de faixa exclusiva para ônibus em parte da chamada Rótula Central: as duas pistas da avenida Mercúrio, entre a Rua do Gasômetro e a Av. do Estado, terão prioridade para o transporte público por uma faixa de rolamento específica, cujo funcionamento se dará de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

No dia 02/12, ao todo, serão inaugurados 5,4 km de faixas exclusivas para ônibus por diversas vias da cidade. Com isso, a malha de faixas exclusivas viabilizadas pela atual gestão, neste ano, chegará a 275,1 km de vias segregadas para a circulação de ônibus por uma faixa de rolamento específica, na capital paulista.

Para sinalizar esses 400 metros na Rótula Central, serão usadas seis placas de trânsito e 530 m² de sinalização horizontal.

Vale lembrar que a Operação Dá Licença Para o Ônibus na Rótula do Centro está sendo implantada por etapas: a primeira, deflagrada em 16/09, começou na Avenida Ipiranga, com 1 km de extensão; a segunda fase abrangeu o eixo composto pela Av. São Luís/Viaduto 9 de Julho/Viaduto Jacareí/Rua Maria Paula, com mais 1,1 km de faixa exclusiva aberta em 30/09; a terceira parte contemplou o Viaduto D. Paulina/Praça João Mendes/Rua Anita Garibaldi/Av. Rangel Pestana, desde 28/10, com 1,1 km; a quarta etapa, com 900 metros de comprimento, estava prevista para 25/11, porém, devido à chuva intensa nos últimos dias, não pôde ser sinalizada para começar a operar naquela data. A CET está concluindo a implantação no decorrer desta semana nas avenidas Senador Queirós e Mercúrio, entre a Av. do Estado e a Praça Alfredo Issa.

Alterações no Sistema Viário

A faixa exclusiva de 400 metros na Av. Mercúrio, entre a Rua do Gasômetro e a Av. do Estado, será implantada nas duas pistas, junto ao canteiro central, mantendo-se as demais faixas destinadas ao tráfego geral de veículos.
Para melhor entendimento das mudanças propostas, veja o croqui em anexo.
População beneficiada

Pela Rótula Central, da qual faz parte a Av. Mercúrio, circulam 84 linhas de ônibus municipais, transportando 603.527 passageiros por dia útil, com freqüência média de 191 ônibus/hora nos horários de picos. Especificamente na Av. Mercúrio, no trecho desta implantação, passam 26 linhas levando 168.020 passageiros por dia útil, com freqüência média de 122 ônibus/hora nos horários de picos.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, rendendo três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Já invadir faixa exclusiva à esquerda configura infração grave, punível com cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Departamento de Imprensa - CET
 

collections
Galeria de imagens