Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
SMT lança o “Controle de Qualidade na Segurança do Trânsito”
A cidade de São Paulo tem, a partir de hoje, mais uma ferramenta para auxiliar no trabalho de fiscalização: o Controle de Qualidade da Segurança no Trânsito. A medida faz parte do Programa de Proteção à Vida (PPV) e foi anunciado na manhã desta quinta-feira, 25, durante a 9ª reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT).
O Controle de Qualidade será realizado por meio de pesquisas qualitativas, com amostragem aleatória. Os resultados serão utilizados no direcionamento de atividades desenvolvidas pela educação de trânsito. A proposta é conscientização os cidadãos quanto à importância da observação de regras e a redução do índice de infrações, acidentes e mortes.
“Trata-se de uma nova metodologia de aferição da fiscalização do trânsito, atingindo toda a cidade de São Paulo”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
No encontro, o diretor de Planejamento e Educação de Trânsito da CET, Tadeu Leite Duarte, apresentou um balanço das ações voltadas ao pedestre e ao ciclista, bem como da Mobilidade na Cidade, envolvendo os projetos “Área 40”, CET no Seu Bairro, Redução de Velocidade de Veículos, Frente Segura, e Controle de Velocidade.
PPV intensifica ações
O Programa de Proteção à Vida pretende criar um ambiente propício ao fortalecimento da nova cultura de mobilidade urbana na cidade. A proposta é conscientizar e motivar a prática de atitudes de respeito e urbanidade no compartilhamento do espaço viário. O público-alvo são os agentes mais vulneráveis no trânsito, pedestres e ciclistas.
O PPV se diferencia do Programa de Proteção ao Pedestre por incluir os usuários de bicicleta. Todas as ações desta iniciativa terão a seguinte logomarca:

Coordenado pela diretoria de Planejamento e Educação de Trânsito da CET, o PPV atuará com a participação dos orientadores de travessia. Eles estão passando a orientar a população, distribuindo folhetos educativos, destinados a pedestres e ciclistas, em cruzamentos da cidade.
A presença dos orientadores de travessia também será notada nas entradas de algumas Áreas 40, área de velocidade reduzida onde será regulamentada a velocidade máxima de 40 km/h. Hoje, há três vigentes na cidade: na Rótula Central, na Lapa e em Santana (esta implementada em 22/09).
Livro
Na reunião do CMTT, ocorrida na Biblioteca Mário de Andrade, a SMT distribuiu o livro “Faixa Exclusiva” com apresentação pela Gestão Municipal das soluções para os problemas enfrentados pelo paulistano. A Semana encerrou-se à tarde com apresentações de Flash Mob na Praça Ramos.

Secretário considerou reunião uma das mais proveitosas do CMTT

Flash Mob na Praça Ramos encerra Semana da Mobilidade 2014
Fotos: Elisa Rodrigues/SMT
Assessoria de Imprensa - SMT
* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT
Siga-nos:
@sptrans_
SPTransOficial
SPTransSP
@cetsp__
CETSaoPaulo
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
