Subprefeitura Penha
No próximo sábado, 26 de julho, a operação cata-bagulho será na Vila Matilde
Todos os sábados, a Supervisão de Limpeza Pública da Subprefeitura Penha realiza a operações cata-bagulho para combater o descarte irregular de entulhos em vias públicas, praças, margens de rios e córregos. A próxima operação acontece no dia 26 de julho, das 8h às 16h, em cerca de 50 ruas da Vila Matilde. O serviço é gratuito e tem a finalidade de recolher materiais sem utilidade à população, como: pedaços de madeira e metal, móveis e eletrodomésticos quebrados, colchões velhos, entre outros.
Mas para que essa ação seja realizada com sucesso, os moradores precisam colocar os objetos em suas calçadas com uma hora de antecedência de acordo com a programação abaixo, atentando aos horários e vias que serão percorridas. Vale ressaltar ainda que pode ocorrer alteração no percurso, em função da disponibilidade de transporte e de funcionários, além das necessidades regionais. Sendo assim, é preciso consultar o site da Subprefeitura para confirmação das vias na sexta-feira, véspera da ação.
Lembrando que o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas é considerado crime ambiental passível de multa em R$14 mil. Por isso, se o munícipe quiser descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, basta comparecer a um dos Ecopontos espalhados pela cidade com, no máximo, 1 m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).
Confira abaixo as vias que receberão a operação:
R. Santa Mafalda, R. Joaquim Marra (Trecho), R. Elisa de Carvalho, Av. Waldemar C. Pereira (Trecho), R. Gil de Oliveira, R, José Manso, Av. Malchert (Trecho), R. Honório Pena, R. Oscar Mosconi, R. Pedro Alexandrino, R. Murunduns, R. Dr. José Paulo, R. Dona Matilde, R. Maj. Lindolfo Valadão, R. Ricardo Casanova, R. Durvalina, R. Cel. Luis Gonzaga Azevedo, R. José Mascarenhas (Trecho), R. Amaro Bezerra Cavalcante, R. Dr. Armando Brandão, R. Eugênia de Carvalho, R. Cel. Bento José de Carvalho, R. Antonio de Sousa Campos, R. Dona Escolastica Melchert da Fonseca, R. Ari Siqueira, R. Marina Freire, R. Padre Hipólito, R. Edgar de Azevedo Soares, Travessa Constância Monetti Fernandes, R. Maria Pacioulo, R. Onofre Di Lorenco, R. Oscar Nolf, R. Gaetano Landi Filho, R. José Manuel da Fonseca Jr., entre outras.
Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis (Ecoponto)
Como resultado da política para tornar a cidade mais sustentável, seis ecopontos funcionam nos quatro distritos da Subprefeitura Penha: Cangaíba, Vila Matilde, Artur Alvim e Penha.
Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³) e funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h.
O morador pode descartar os seguintes materiais: resíduos da construção civil, tais como telhas de barro, tijolos (não podem estar misturados com fios e papelões); volumosos, como armário, guarda-roupa; e recicláveis.
Não são permitidos os descartes de orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes e resíduos hospitalares. Os computadores e tevês devem ser encaminhados para a Coopermiti, na Barra Funda. Trata-se de uma cooperativa sem fins lucrativos que faz a triagem de resíduos eletrônicos (rua Dr. Sérgio Meira, 268 e 280).
Confira os endereços dos ecopontos da Subprefeitura Penha:
- Penha I
Rua Dr. Heládio, nº 104
- Tiquatira
Rua Amorim Diniz X Av. Gov. Carvalho Pinto, 505
- Gamelinha
Rua Morfeu, nº 25 X Av. Edgar dos Santos – Jardim Marina
- Vila Matilde
Rua Mateus de Siqueira x Praça Leonildes Ramos Saigo
- Cangaíba
Rua Dr. Luciano Nogueira X Frei Ricardo Pilar
- Franquinho
Rua Carlos Maria Stemberg X Av. Calim Eid
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk