Subprefeitura Penha
Saúde, Cultura e Beleza marcam as atividades do Dia da Mulher na Subprefeitura Penha
Mais de 30 mulheres participaram no dia 10 de março, das comemorações voltadas ao Dia Internacional da Mulher preparadas pela Subprefeitura Penha e Fórum de Mulheres. Neste dia, as participantes assistiram um vídeo sobre o câncer de mama, seguido por uma palestra sobre saúde da mulher. O encerramento deu-se com um chá da tarde.
A palestra, ministrada pelo Supervisor Técnico de Saúde da Penha, Dr. Celso Galhardo Monteiro, mostrou às mulheres os cuidados que devem ser tomados durante as várias etapas de suas vidas: infância, adolescência, fase adulta (maternidade) e 3º idade (menopausa). No primeiro momento, lhe é apresentado um modelo de feminilidade próprio da sociedade machista. “É o manual da boa mulher: ser pura, dócil e prestativa”, diz o palestrante.
Num segundo momento, lá pelos 9 aos 13 anos, as meninas, com os hormônios em ebulição, passam a se conhecer melhor e enfrentam as transformações provenientes da menstruação, das tensões pré-menstruais etc. “Com as transformações surgem os problemas”, explica. Depois da formação sexual, a mulher passa pela gravidez, às vezes esperada, outras vezes não planejada e encara de qualquer forma as nuances da maternidade e a importância do pré-natal.
Com o passar do tempo, depois de ter enfrentado a dor da primeira mamada e a enorme responsabilidade de cuidar de um ser que depende totalmente (em especial) da mãe para sobreviver, as mulheres se deparam com a síndrome do ninho vazio. Aí vem a menopausa que compromete especialmente a parte óssea. O palestrante falou sobre a necessidade de as mulheres fazerem todos os exames necessários ao longo da vida, como: papanicolau, mamografia e ultrassom. “O que vale em qualquer momento é o autocuidado”, disse o Supervisor de Saúde.
Para ele é fundamental que as mulheres invistam em si próprias, ou seja, que cuidem de si mesmas. Cuidar do corpo e da mente; ter acesso à informação; fazer o autoexame da mama, comer e dormir bem, além de fazer alguma atividade física é imprescindível para garantir qualidade de vida elevada. Em sua saudação, o Subprefeito da Penha, Pedro Gastaferro Junior, esclareceu que a saúde da mulher foi escolhida como tema da palestra por ser muito importante na vida das mulheres.
Na sexta-feira, dia 11 de março foram realizadas as últimas atividades que encerraram as comemorações do Dia Da Mulher na Sub Penha. Neste dia, além de apreciar produtos artesanais, foi o Dia da Beleza, fortalecendo a vaidade feminina nas mulheres que cotidianamente esforçam-se para atender à população com carinho e dedicação e tornar a sociedade mais justa e humana. Para relaxar, as mulheres foram agraciadas com uma massagem antiestresse. Nos dias de eventos, as mulheres puderam curtir antes do início das atividades a música Maria, Maria de Milton Nasicmento.
8 demarço
No dia 8 de março, primeiro dia de homenagens, houve uma minipalestra sobre os benefícios trazidos pela dança do ventre na vida das mulheres, como: elevação da auto-estima e da qualidade de vida. Depois as mulheres tiveram uma aula, que contou com os principais passos da dança e para encerrar as atividades do dia, foi exibido o filme “Para Sempre Alice”, que trata sobre os males do Alzheimer; uma doença que se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Durante a semana, as mulheres foram presenteadas com uma entre cinco espécies de mudas trazidas diretamente do Viveiro que a Subprefeitura possui próximo ao Parque Linear Tiquatira.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk