Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2025 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, a 4ª edição da Festiva – A Festa Inclusiva celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com show de Claudia Leitte

Com ampla estrutura de acessibilidade, a Festiva foi marcada por emoção, participação ativa do público e muita música

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realizou a 4ª edição da Festiva – A Festa Inclusiva no último domingo (7). O evento, exclusivo para pessoas com deficiência, seus familiares e cuidadores, aconteceu na Expo Barra Funda, na zona Oeste da capital, e teve como atração principal o show da cantora Claudia Leitte. 

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência reforça a importância da promoção da inclusão, da acessibilidade e da conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência. Assim, a Festiva cumpre o papel de celebrar conquistas, valorizar histórias e fortalecer a visibilidade desse público em toda a cidade. 

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, disse: “A Festiva representa o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência. É um espaço onde garantimos acessibilidade, participação e celebração, reafirmando que ninguém pode ficar de fora.” 

A abertura da programação ficou por conta de Luan Richard, cantor cego e vencedor do 1º Festival de Talentos da Prefeitura de São Paulo, que animou o público com ritmos de axé, sertanejo e forró. “Fazer música para pessoas com deficiência é sempre uma honra muito grande, pois é através da música que eu consigo me expressar, trazer ao público um misto de sensações e, poder fazer parte dessa festa maravilhosa, é algo indescritível”, afirmou. 

Entre os participantes, Rosa de Jesus Batista, mãe de um menino com autismo, destacou a relevância do encontro: “Estamos muito honrados por ter participado da Festiva. Quem não é visto não é lembrado — e nós queremos, sim, ser vistos e lembrados.” 

Claudia Leitte levantou o público com sucessos como Bola de Sabão, Exttravasa e Largadinho e muito mais. Um dos momentos mais emocionantes ocorreu quando a artista convidou ao palco Vitória Roberta dos Santos — diagnosticada com síndrome de Williams — para dançar a música Se Um Dia Chorei, após perceber a emoção da jovem na plateia. 

A experiência foi marcante para a cantora: “Estar aqui (na Festiva) está entre os melhores shows que eu já fiz na minha vida. Foi sensacional. Que energia.” Ela acrescentou: “Eu acredito que esse trabalho (a Festiva) é tão importante. A gente precisa de mais espaços assim para pessoas com deficiência, a gente precisa ser mais inclusivo. Essa iniciativa inspira outras. Mas que bom que existem tantas pessoas que se importam de verdade, que trabalham, que lutam para que essas pessoas façam o que têm que fazer, que é se sentirem como merecem, no lugar delas.” 

Para garantir uma experiência completa a todos os presentes, a 4ª edição da Festiva contou com recursos de acessibilidade comunicacional, como intérpretes de Libras no palco, nos telões e em diversos pontos do espaço, além de guia-intérprete e audiodescrição. O evento também ofereceu uma sala de descompressão para pessoas neurodivergentes e fones abafadores, garantindo conforto sensorial ao público.  

Últimas edições da Festiva – A Festa Inclusiva  
A primeira edição da Festiva ocorreu em 2022, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e apresentou uma programação diversa: desfile das bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo; roda de conversa mediada pelo jornalista esportivo Marco Aurélio Souza com nomes como o multicampeão paralímpico Daniel Dias, o presidente do CPB e ex-jogador de futebol de cegos Mizael Conrado, e o ex-jogador pentacampeão Edmilson; além de apresentações da Cia Circo Dança Suzie Bianchi e da banda Jota Quest. 

Em 2023, a segunda edição contou novamente com o talento de Luan Richard, vencedor do 1º Festival de Talentos para Pessoas com Deficiência da cidade. O evento foi encerrado com o animado “Baile do Abrava”, do cantor e ator Thiago Abravanel, que trouxe um show eclético ao público. 

No ano passado, a terceira edição teve como atração principal o cantor Thiaguinho, com o projeto Sorte. A abertura ficou por conta do artista Porquinho da Paulista, conhecido por sua fantasia inflável e suas performances na Avenida Paulista. O público também pôde prestigiar o grupo de pagode Só Vendo Pra Crer, formado inteiramente por músicos cegos. 

collections
Galeria de imagens